Ucrânia pede expulsão da Rússia da internet

1 min de leitura
Imagem de: Ucrânia pede expulsão da Rússia da internet
Imagem: Shutterstock

O governo ucraniano quer que a Rússia seja expulsa da internet como punição pela invasão iniciada em 24 de fevereiro. Através de uma carta para a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, em inglês), foi solicitado que os domínios de primeiro nível da Rússia (TLD) e seus certificados Secure Sockets Layer (SSL) fossem revogados e os serviços de hospedagem na web retirados.

O representante ucraniano na ICANN, Andrii Nabok, e o vice-primeiro-ministro ucraniano e ministro da Transformação Digital, Mykhailo Fedorov, foram os responsáveis pela carta onde ainda pedem que os servidores raiz (DNS) situados no território russo sejam desligados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A justificativa é de que a invasão só foi possível devido à propaganda russa e sites de desinformação espalhando discurso de ódio contra os ucranianos, além dos ataques cibernéticos que a Ucrânia vêm sofrendo. “Todas essas medidas ajudarão os usuários a buscar informações confiáveis em zonas alternativas de domínio, evitando propaganda e desinformação”, conclui a carta.

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

Uma solicitação separada também foi enviada ao Registro Regional da Internet para a Europa, o Oriente Médio e partes da Ásia Central (RIPE NCC), pedindo a retirada dos endereços IPv4 e IPv6 por todos os membros russos do RIPE NCC, além de bloquear os servidoras raiz DNS que opera.

Segundo especialistas, tal movimento não atingiria militares ou a mídia estatal, prejudicando somente os usuários civis da Internet. Dessa forma, é improvável que a RIPE NCC e a ICANN aceitem as solicitações. Vale lembrar que a internet ainda é o meio mais democrático de acesso à informação — mesmo com a ocorrência de fake news — permitindo a averiguação de dados através de diversas fontes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.