Google Translate para iOS recebe traduções divididas por gênero

1 min de leitura
Imagem de: Google Translate para iOS recebe traduções divididas por gênero
Imagem: Reprodução: Solen Feyissa/Unsplash

A atualização do Google Translate que fornece traduções específicadas para cada gênero da palavra está finalmente chegando para os usuários do aplicativo no iOS. O Google anunciou este recurso para a versão web em 2018, e quatro anos depois ele está sendo implementado nos apps mobile.

Anteriormente, a depender do contexto, apenas uma tradução padrão era fornecida, traduzindo a expressão ou frase somente no masculino ou feminino. Agora, ao inserir termos em que o gênero não está especificado, duas formas são sugeridas. A palavra "doctor", por exemplo, que significa "médico" ou "médica" em inglês, não possui um gênero específico, mas ainda assim recebia apenas uma tradução.

A atualização deve chegar ao app para Android em breveA atualização deve chegar ao app para Android em breveFonte:  Divulgação: Google 

Explicação da Google

James Kuczmarski, gerente de produto do Google Tradutor, explicou que a ferramenta "aprende com centenas de milhões de exemplos de traduções presentes na web". Devido a isso, "ele forneceu apenas uma tradução para uma consulta, mesmo que a tradução pudesse ter uma forma feminina ou masculina".

"Então, quando o modelo produziu uma tradução, inadvertidamente replicou preconceitos de gênero que já existiam. Por exemplo: seria masculino para palavras como 'forte' ou 'médico' e feminino para outras palavras, como 'enfermeira' ou 'linda'", comentou Kuczmarski.

O Google já havia anunciado em 2018 o interesse de levar a atualização para os aplicativos móveis. Com a chegada da novidade ao iOS, é bem possível que os usuários do Android também tenham acesso em breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.