Google Chrome: veja a nova interface de download do navegador

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: veja a nova interface de download do navegador
Imagem: Google

O Google Chrome irá receber uma atualização na interface de download e a nova versão é bem parecida com a presente no Microsoft Edge. Segundo pesquisa do Statista, o Chrome ainda é o navegador mais popular, mas, ao que tudo indica, está buscando inspiração no seu "primo mais novo" da Microsoft.

A nova build do Google Chrome não parece ter alterado muito a forma como o navegador opera, mas a inspiração na interface de download chama a atenção. A última versão estável do navegador ainda traz os downloads escondidos em uma gaveta na parte de baixo que aparece quando o usuário começa a baixar um novo arquivo.

UI de download em gaveta na barra inferior do Google ChromeUI de download em gaveta na barra inferior do Google ChromeFonte:  Google Chrome 

Visual mais intuitivo

Já a interface atualizada adiciona um ícone à barra de navegação que dá acesso rápido aos itens baixados. Além disso, o ícone fica azul para identificar downloads em progresso.

Nova interface de downloads do Google ChromeNova interface de downloads do Google ChromeFonte:  Reddit 

Essa atualização deixa a UI de download bem parecida com a do substituto do Internet Explorer. O MS Edge é um navegador baseado em chromium, sendo essencialmente um Chrome adaptado ao ecossistema da Microsoft.

UI de download do Microsoft EdgeUI de download do Microsoft EdgeFonte:  Reddit 

De acordo com o site Statista, em setembro de 2021, mais de 67% dos sistemas utilizavam o Chrome, enquanto apenas 8,75% utilizavam o Edge. Dessa forma, a mudança de UI não deve ter relação com a popularidade do Edge, mas reconhece uma função visual que funciona bem e está de acordo com alterações para deixar o produto do Google mais intuitivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.