Google encerra barra de ferramentas para Internet Explorer

1 min de leitura
Imagem de: Google encerra barra de ferramentas para Internet Explorer
Imagem: ArsTechnica/Reprodução

Sem maiores alardes, a Google aposentou a sua clássica barra de ferramentas para o Internet Explorer (IE), que completaria 21 anos de existência no sábado (11). A fim do serviço acompanha o encerramento do navegador da Microsoft, anunciado pela dona do Windows em maio.

Lançada em 11 de dezembro de 2000, a Google Toolbar foi o primeiro passo da companhia de Mountain View em direção ao seu próprio navegador. Ao ser instalada, ela adicionava o campo de buscas do Google ao Explorer, além de levar uma série de outros recursos para o browser da concorrente, otimizando a experiência do usuário.

Bloqueio de pop-ups, termos de pesquisa destacados nas páginas, verificação ortográfica, preenchimento automático e tradutor foram algumas das funções que ela agregou ao IE. Mas ao lançar o Chrome em 2008, a gigante das buscas começou a deixar a tradicional ferramenta de lado, investindo no seu próprio browser.

A Google Toolbar ainda funciona em 2021, mas com erros.A Google Toolbar ainda funciona em 2021, mas com erros.Fonte:  ArsTechnica/Reprodução 

De acordo com o ArsTechnica, a barra de ferramentas do Google estava disponível para downloads até alguns dias antes do seu 21º aniversário, podendo ser instalada no IE 11. Embora ainda funcione, ela apresenta uma série de erros, tendo perdido várias de suas funcionalidades com o passar do tempo.

Funcionando para usuários antigos

A big tech não deu nenhuma justificativa para o fim da barra de ferramentas do Google para IE, mas é bem provável que a decisão tenha sido motivada pelo encerramento do navegador da rival. Outro detalhe é que os recursos oferecidos por ela estão presentes no Google Chrome.

Na página da Google Toolbar, a empresa recomenda que os antigos usuários façam a remoção do produto no Explorer, clicando no menu “Opções” e depois em “Desinstalar”. A sugestão da companhia é baixar e instalar a última versão do seu navegador.

Mesmo indisponível para download, a Barra de Ferramentas Google ainda funciona nos dispositivos em que estiver instalada, apesar de ter as funções limitadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.