Veja 3 formas de obter seu cartão de vacina online em São Paulo

2 min de leitura
Imagem de: Veja 3 formas de obter seu cartão de vacina online em São Paulo
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

Com a flexibilização de medidas protetivas contra a covid-19, é importante ter o seu cartão de vacina sempre em mãos, visto que alguns estabelecimentos e eventos exigem a presença do comprovante. Nesta matéria, demonstraremos como obter seu cartão de vacina online com aplicativos disponíveis para Android e iOS.

Moradores de São Paulo têm 3 opções para digitalizar a comprovação, sendo o Conecte SUS, gerido pelo Governo Federal e disponível para todos os brasileiros, o Poupatempo Digital e o E-saúde SP, ambos geridos pelo governo estadual e municipal de São Paulo respectivamente.

É indicado que os procedimentos de cadastro sejam realizados antes de sair de casa, evitando transtornos na entrada dos eventos. Alguns aplicativos ainda têm a possibilidade de fazer download do documento em formato PDF, poupando a necessidade de entrar no aplicativo sempre que precisar apresentar o comprovante.

Confira tudo sobre os três aplicativos, seus benefícios e diferenciais a seguir.

1. Conecte SUS

(Fonte: Getty Images/Exame/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Exame/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Exame 

O Conecte SUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde, podendo ser acessado por meio do aplicativo para smartphones e pelo site oficial. Para um pré-cadastro, serão solicitados o e-mail e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do usuário, baixe o aplicativo e siga estes passos:

  1. com o aplicativo baixado, clique na aba inferior “histórico”;
  2. na tela “vacinação”, o usuário terá acesso ao status da vacinação;
  3. clique no botão “carteira de vacinação digital”;
  4. um certificado com QR code será exibido, clique em “baixar” para salvá-lo em PDF ou para imprimir.

Atenção! Se as doses da vacina não estiverem constando no sistema, é indicado entrar em contato com a unidade de saúde onde a vacinação foi realizada. No aplicativo, a aba “mais” tem a opção de falar com a Ouvidoria para esclarecer dúvidas.

2. Poupatempo Digital

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

O Poupatempo é um aplicativo administrado pela empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo (Prodesp). Assim como o Conecte SUS, o Poupatempo funciona como carteira digital, permitindo a emissão do certificado que pode ser validado por meio de um QR code.

Visando disponibilizar os dados da população do Estado com mais rapidez e praticidade, o aplicativo está disponível gratuitamente para download. Então, siga estes passos para obter sua certificação:

  1. com o aplicativo baixado, realize o login;
  2. na parte inferior da tela, clique na aba “serviços”;
  3. siga até a última opção da direita e selecione “vacinação covid-19”;
  4. ao entrar na página da vacinação, três opções são disponibilizadas, entre elas a “carteira de vacinação”;
  5. após clicar na opção da carteira, o documento será exibido. Selecione a opção de salvá-lo em PDF.

O Poupatempo tem dois diferenciais muito úteis: a possibilidade de validar a carteira de outra pessoa na opção “validação do certificado de vacinação”, que lê o QR code gerado, e a opção de baixar uma versão do comprovante em inglês.

3. E-Saúde SP

O E-Saúde SP é a Plataforma de Saúde Paulistana que faz parte do programa Avança Saúde - BID, da Prefeitura de São Paulo. É possível fazer cadastro na página da web do programa ou diretamente pelo aplicativo, podendo ser feito pela biometria do usuário que tiver um celular com leitor biométrico.

Siga estes passos:

  1. após o cadastro, selecione “carteira de vacinação” na página inicial;
  2. nesta aba, é possível achar a unidade de saúde mais próxima e as doses já tomadas pelo usuário.

Atenção! No E-Saúde SP a opção de baixar o comprovante em PDF não está disponível.

Curtiu esta matéria? Fique por dentro de mais conteúdos de saúde no TecMundo.