Google Chrome testa widgets com novos designs para o Android

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome testa widgets com novos designs para o Android
Imagem: Reprodução/Deepanker Verma, Pexels

O Google lançou widgets com novos designs para o navegador Chrome no Android. As novidades estão sendo implementadas aos poucos entre os usuários da versão beta Chrome 95.

A iniciativa inclui um widget com proporção 5x1 e atalhos para a pesquisa do Google, o modo anônimo, busca com voz e o Lens. Há também a opção com tamanho 5x2 que possui os mesmos recursos e um botão para o famoso joguinho do dinossauro. Por fim, o game do monstrinho sem internet também tem um widget dedicado 2x2.

Novos widgets com ícones de aplicativos para comparaçãoNovos widgets com ícones de aplicativos para comparaçãoFonte:  Reprodução/Tadeu Mattos 

O Android Police afirma que alguns recursos da interface podem ficar omitidos dependendo do tamanho da tela do dispositivo — o Lens fica ausente na imagem acima. Os widgets antigos não sofreram mudanças estéticas, e as novidades não podem ter a ordem dos atalhos alterada.

Caso o cliente faça parte desta variante de testes, mas não tenha acesso aos recursos, é possível ativá-los manualmente pela página de experimentos digitando "Chrome://flags" na barra de pesquisa do app. Em seguida, habilite as ferramentas "Quick Action Search Widget" e "Dino Variant" — estas "flags" são oferecidas na versão estável do aplicativo, mas não funcionam atualmente.

A atualização estética foi observada originalmente na versão Chrome Canary 93, mas alguns botões não trabalhavam. Os novos widgets são similares aos já disponíveis nos iOS. Dito isso, a companhia atualizou recentemente a aparência destes recursos em vários serviços, como o Drive e Keep, padronizando o visual para o Android 12 com a linguagem Material You.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.