Omegle: entenda como funciona o app de conversas com desconhecidos

3 min de leitura
Imagem de: Omegle: entenda como funciona o app de conversas com desconhecidos
Imagem: Omegle
Avatar do autor

A internet, sem dúvidas, ajudou o mundo a superar algumas fronteiras. Por meio dela, conseguimos acessar diversos sites, aprender novas línguas, descobrir novas culturas e diminuir a distância entre familiares e amigos que moram em outra cidade, estado ou país.

Nesse sentido, o Omegle se apresenta como uma importante ferramenta para conversação, afinal, basta uma conexão com a internet, para que app possibilite que você conheça pessoas de outros países, fazendo com que a prática de inúmeros idiomas seja concretizada. Além disso, quem desejar filtrar os interesses das conversas pode realizar essa ação sem grandes problemas.

Com o Omegle, você poderá conversar com pessoas aleatórias de diversas regiões do mundo. (Omegle/Reprodução)Com o Omegle, você poderá conversar com pessoas aleatórias de diversas regiões do mundo. (Omegle/Reprodução)Fonte:  Omegle 

Mas você já conhece o Omegle? Sabe se a plataforma é confiável? Para sanar essas e outras dúvidas, fique atento a todas as questões que serão abordadas a seguir!

O que é e para que serve o Omegle?

Em linhas gerais, o Omegle funciona como uma plataforma de bate-papo virtual, na qual os usuários podem utilizar suas câmeras, microfones e também o chat escrito para conversar com pessoas aleatórias. Basicamente, ao acessar o site oficial, você precisa apenas selecionar o idioma de sua preferência, adicionar seus principais interesses na aba específica (de forma opcional) e aceitar os termos de uso.

Em seguida, ao clicar em continuar, uma nova aba vai se abrir, na qual o chat já estará liberado. O seu navegador poderá solicitar o acesso à câmera e ao microfone.

Libere as ferramentas e conseguirá se comunicar verbalmente com todos aqueles que surgirem para conversar. Se você estiver acessando o Omegle por meio de um smartphone, o aparelho também poderá solicitar sua permissão para a liberação do vídeo.

Na aba superior direita, o site informará aos usuários quantas pessoas estarão online naquele momento. Dessa forma, também por meio dos assuntos em comum, você poderá encontrar participantes que queiram dialogar sobre os mesmos tópicos, fazendo com que a plataforma seja proveitosa em todos os níveis.

No chat do Omegle, é possível conversar utilizando a câmera, o microfone e o chat do seu dispositivo. (Omegle/Reprodução)No chat do Omegle, é possível conversar utilizando a câmera, o microfone e o chat do seu dispositivo. (Omegle/Reprodução)Fonte:  Omegle 

Como funciona o Omegle?

Após a entrada no chat, os usuários vão sendo carregados automaticamente. Nesse sentido, você poderá pular uma pessoa sempre que quiser. Para isso, basta utilizar o botão de Novo Chat, que fica disposto no canto superior esquerdo da tela.

Mas lembre-se, como trata-se de uma conversa, no mínimo duas pessoas precisam estar dispostas a encará-la. Portanto, caso o usuário que, eventualmente, cair em seu chat não deseje bater papo, ele poderá apertar o botão de Novo Chat sem que você perceba e o aplicativo iniciará seu ciclo automático de busca por novos parceiros de conversação.

Por meio do bate-papo virtual do Omegle, os usuários podem praticar idiomas e conhecer novos amigos. (Omegle/Reprodução)Por meio do bate-papo virtual do Omegle, os usuários podem praticar idiomas e conhecer novos amigos. (Omegle/Reprodução)Fonte:  Omegle 

Dentro do Omegle, não é possível adicionar fotos ou um apelido. Dentro da aba de conversas, a outra pessoa sempre será referida como “Stranger”. Um fato bastante curioso dentro da plataforma é que você nunca encontrará as mesmas pessoas, até porque o algoritmo do aplicativo estará sempre pronto para te surpreender.

Dessa maneira, não hesite em perguntar o nome do seu amigo desconhecido, onde ele nasceu, quais são seus interesses, hobbies, idiomas que têm domínio, entre outras questões que podem ser relevantes quando se conhece alguém diferente.

O Omegle é perigoso?

Com todos os seus detalhes expostos, muitas pessoas já devem estar se perguntando se conversar com estranhos é vantajoso. Afinal, nos dias atuais, é preciso tomar cuidado com tudo o que está na internet, principalmente quando pessoas de todos os lugares do mundo podem acessar esse site.

Em tese, o Omegle só pode ser acessado por pessoas maiores de 18 anos, sobretudo por conta do conteúdo sensível inesperado que pode surgir na tela de qualquer pessoa, pois muitos usuários da plataforma podem possuir segundas intenções. Entretanto, jovens que possuem entre 13 e 17 anos podem acessar o site sem grandes problemas se tiverem a autorização de seus pais ou responsáveis.

Fique atento a todos os termos de uso do Omegle para ter uma boa experiência. (Omegle/Reprodução)Fique atento a todos os termos de uso do Omegle para ter uma boa experiência. (Omegle/Reprodução)Fonte:  Omegle 

É importante lembrar que, antes dos chats ficarem disponíveis, a própria plataforma expõe um texto interessante, que deve ser lido por todos, sobre como tudo funciona, principalmente quando o assunto é segurança virtual. Inclusive, há um time de moderadores que se certifica que crimes sejam evitados dentro da plataforma, garantindo comodidade aos usuários.

Vale a pena usar o Omegle?

Se você se sentiu atraído pela ideia de conhecer novas pessoas, compartilhar experiências e praticar idiomas, o Omegle pode ser uma ferramenta bem interessante. Uma dica é utilizar a plataforma com os amigos para se divertir ao entrar em contato com desconhecidos espalhados pelo mundo.

Gostou? Então não deixe de aproveitar!

Fontes