Omegle: entenda como funciona o app de conversas com desconhecidos

3 min de leitura
Imagem de: Omegle: entenda como funciona o app de conversas com desconhecidos
Imagem: Omegle

A internet, sem dúvidas, ajudou o mundo a superar algumas fronteiras. Por meio dela, conseguimos acessar sites, aprender línguas, descobrir novas culturas e diminuir a distância entre familiares e amigos que moram em outra cidade, outro estado ou outro país.

Nesse sentido, o Omegle é uma importante ferramenta para conversação, afinal basta uma conexão com a internet para que o app possibilite conhecer pessoas de outros países, fazendo que a prática de inúmeros idiomas seja concretizada. E quem desejar filtrar os interesses das conversas pode realizar essa ação sem grandes problemas.

Com o Omegle, você poderá conversar com pessoas aleatórias de diversas regiões do mundo. (Omegle/Reprodução)Com o Omegle, você pode conversar com pessoas de diversas regiões do mundo. (Fonte: Omegle/Reprodução)Fonte:  Omegle 

Você já conhece o Omegle? Sabe se a plataforma é confiável? Para sanar essas e outras dúvidas, fique atento a todas as questões que serão abordadas a seguir!

O que é e para que serve o Omegle?

Em linhas gerais, o Omegle funciona como uma plataforma de bate-papo virtual na qual os usuários podem utilizar câmera, microfone e chat para conversar com pessoas aleatórias. Basicamente, ao acessar o site oficial, você precisa selecionar o idioma de sua preferência, adicionar seus principais interesses na aba específica (de forma opcional) e aceitar os termos de uso.

Em seguida, ao clicar em "Continuar", uma aba é aberta com o chat já liberado. O navegador utilizado poderá solicitar o acesso à câmera e ao microfone. Libere as ferramentas e para poder se comunicar por áudio e vídeo com aqueles que surgirem para conversar. Se você estiver acessando o Omegle por um smartphone, o aparelho também poderá solicitar permissão para a liberação do vídeo.

Na aba superior direita, o site informa quantas pessoas estão online no momento. Dessa forma, também por meio de assuntos em comum, você pode encontrar participantes que queiram dialogar sobre os mesmos tópicos, fazendo que a plataforma seja proveitosa em todos os níveis.

No chat do Omegle, é possível conversar utilizando a câmera, o microfone e o chat do seu dispositivo. (Omegle/Reprodução)No chat do Omegle, é possível conversar utilizando a câmera, o microfone e o chat. (Fonte: Omegle/Reprodução)Fonte:  Omegle 

Como funciona o Omegle?

Após a entrada no chat, os usuários vão sendo carregados automaticamente. Você pode "pular" uma pessoa sempre que quiser; para isso, basta utilizar o botão "Novo Chat", que fica no canto superior esquerdo da tela.

Como se trata de uma conversa, no mínimo duas pessoas precisam estar dispostas a encará-la; portanto, caso o usuário que entrar em seu chat não deseje bater papo, ele poderá apertar o botão "Novo Chat" sem que você perceba, e o aplicativo iniciará seu ciclo automático de busca por novos parceiros de conversação.

Por meio do bate-papo virtual do Omegle, os usuários podem praticar idiomas e conhecer novos amigos. (Omegle/Reprodução)Por meio do bate-papo virtual do Omegle, usuários podem praticar idiomas e fazer novos amigos. (Fonte: Omegle/Reprodução)Fonte:  Omegle 

No Omegle, não é possível adicionar fotos ou apelido. Na aba de conversas, a outra pessoa sempre será identificada como “Stranger”. Um fato bastante curioso da plataforma é que você nunca encontrará as mesmas pessoas, até porque o algoritmo do aplicativo está sempre pronto para surpreender.

Dessa maneira, não hesite em perguntar o nome do desconhecido, onde ele nasceu, quais são seus interesses e hobbies, os idiomas que fala, entre outras questões que podem ser relevantes quando se conhece alguém.

O Omegle é perigoso?

Com todos os seus detalhes expostos, você pode estar se perguntando se conversar com estranhos é vantajoso; afinal, hoje, é preciso tomar cuidado com tudo o que está na internet, principalmente quando pessoas de todos os lugares do mundo podem interagir.

Em tese, o Omegle só pode ser acessado por maiores de 18 anos, sobretudo por causa do conteúdo sensível inesperado que pode surgir na tela, pois muitos usuários da plataforma podem ter segundas intenções. Entretanto, jovens entre 13 e 17 anos podem acessar o site sem grandes problemas se tiverem a autorização de pais ou responsáveis.

Fique atento a todos os termos de uso do Omegle para ter uma boa experiência. (Omegle/Reprodução)Fique atento a todos os termos de uso do Omegle para ter uma boa experiência. (Fonte: Omegle/Reprodução)Fonte:  Omegle 

É importante lembrar que, antes de os chats ficarem disponíveis, a própria plataforma expõe um texto sobre como tudo funciona, principalmente quando o assunto é segurança virtual. Inclusive, há um time de moderadores que se certifica de que crimes sejam evitados na plataforma, garantindo comodidade aos usuários.

Vale a pena usar o Omegle?

Se você se sentiu atraído pela ideia de conhecer novas pessoas, compartilhar experiências e praticar idiomas, o Omegle pode ser uma ferramenta bem interessante. Uma dica é utilizar a plataforma com os amigos para se divertir ao entrar em contato com desconhecidos espalhados pelo mundo.

Gostou? Então não deixe de aproveitar e entender melhor como funciona o Omegle.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.