Como funciona a Hotmart?

4 min de leitura
Imagem de: Como funciona a Hotmart?

A Hotmart é uma plataforma voltada para criadores de conteúdo digital e empreendedores, que busca reunir serviços como cursos, e-books, treinamentos online entre outros recursos em um único lugar. Nela, é possível encontrar conteúdos diversificados, e também ofertar seu material para uma determinada área, além de também obter uma grana extra como afiliado.

Hoje, o TecMundo te explica em detalhes como a Hotmart funciona, como fazer seu cadastro e de que modo adquirir ou vender um serviço por meio do marketplace. Confira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona a Hotmart?

Como explicado brevemente, a Hotmart é uma plataforma online que visa comercializar conteúdos e empreender no meio digital . Nela, é possível adquirir, por exemplo, um curso de idioma em níveis no qual você se encaixa melhor. Ela também disponibiliza a opção de comprar apostilas virtuais, e-books, treinamentos em tempo real, palestras, workshops entre outros materiais.

A Hotmart é referência na comercialização de produtos voltados para a educação à distânciaA Hotmart é referência na comercialização de produtos voltados para a EaD.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Caso você seja um especialista em uma das diversas categorias no site, é possível criar um conteúdo e comercializá-lo. Por exemplo, se você tiver experiência na produção de vídeos para o YouTube, existe a possibilidade de criar um treinamento para quem não tem conhecimento na ferramenta. E também há uma outra forma de faturar uma grana extra na plataforma: o programa de Afiliados. Com ele, você pode ajudar na divulgação de um determinado conteúdo já à venda no site.

O Programa de Afiliados da Hotmart permite que você fature uma grana extra divulgando conteúdos da plataformaO Programa de Afiliados da Hotmart permite que você fature uma grana extra divulgando conteúdos da plataforma.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Para isso, basta procurar o material no qual você deseja promover, verificar a disponibilidade de se afiliar ao produto e, caso o criador dê o aval, começar a divulgação do conteúdo. Você ganhará uma parcela em cima do que for comercializado a partir do seu link de afiliado.

Como criar um cadastro de consumidor na Hotmart

1. Acesse o site oficial da Hotmart.

2. Na página principal, clique no botão com as três linhas, localizado na parte superior da tela à direita, e depois no botão: "Cadastre-se".

Procure pelo botão Cadastre-se para iniciar a criação do seu perfil na plataformaProcure pelo botão "Cadastre-se" para iniciar a criação do seu perfil na plataforma.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

3. A próxima tela tem a opção de se cadastrar na plataforma com o seu perfil do Facebook ou criar uma conta com seus dados. Caso escolha a segunda opção, preencha seu nome, e-mail e crie um senha.

4. Em seguida, você terá que escolher entre as opções:  "Vender Produtos" ou "Comprar Produtos". Como nesse exemplo estamos criando um perfil consumidor, selecione a segunda opção. Por fim, analise os Termos de Uso e, caso concorde com eles, selecione a caixa antes de clicar no botão "Continuar".

Para agilizar o processo, você pode importar suas informações cadastradas no seu perfil do FacebookPara agilizar o processo, você pode importar suas informações cadastradas no seu perfil do Facebook.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

5. Pronto, agora basta você procurar seus cursos e serviços na plataforma e contratá-los.

Depois de terminar o seu cadastro, é possível começar a procurar os cursos, e-books, ou treinamentos em tempo real que você gostaria de aprenderDepois de terminar o seu cadastro, é possível começar a procurar, em tempo real, cursos, e-books ou treinamentos que você gostaria.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Como criar um negócio digital na Hotmart?

Caso você já tenha efetuado um cadastro na plataforma (como ensinado), basta ir até o seu perfil e clicar na opção "Começar um negócio digital" (como mostra a imagem abaixo). Do contrário, siga os passos abaixo.

É possível apenas modificar o seu perfil para uma conta comercial caso você já tenha um cadastro na plataformaÉ possível apenas modificar o seu perfil para uma conta comercial caso você já tenha um cadastro na plataforma.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

1. No site oficial da Hotmart, clique no botão "Começar um negócio digital".

2. Em seguida, preencha seus dados ou utilize seu perfil do Facebook para vincular suas informações. Depois, leia os Termos de Uso e Políticas da Hotmart e, caso concorde com eles, aperte no botão "Vender Produtos".

Não esqueça de chavear a opção para Não esqueça de chavear a opção para "Vender Produtos".Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

3. O próximo passo é definir como será o seu negócio. Você tem quatro opções, conheça-as a seguir.

  • Curso Online: ambiente onde você pode criar um conjunto de aulas usando as ferramentas da plataforma.
  • Assinatura: ambiente onde você pode aplicar cursos cujo valor varia de acordo com a periodicidade, ou seja, se eles são semanais, mensais ou semestrais, por exemplo.
  • E-book: livros em formatos digitais.
  • Eventos onlines: conferências, palestras ou workshops online e em tempo real.

4. Em nosso exemplo, selecionamos a opção Curso Online. A próxima tela apresentada exige que as informações do treinamento sejam preenchidas, como o conteúdo que o curso irá oferecer, as opções de linguagem e a sua categoria.

5. Na próxima tela, você deverá preencher as informações referentes ao preço do curso. Por exemplo, em qual moeda ele será cobrado, o valor e as formas de pagamento.

Nas informações do seu curto você precisa preencher desde o tempo de duração até o preço totalNas informações do seu curto você precisa preencher desde o tempo de duração até o preço totalFonte:  Diego Borges / Reprodução 

6. Pronto, agora que seu curso já está criado basta você terminar de preencher o conteúdo didático, tempo de duração, entre outras opções, como criar um período de ofertas e até cupons de desconto.

Depois de criar o seu produto, a plataforma traz uma série de opções para construir o seu material didáticoDepois de criar o seu produto, a plataforma tem uma série de opções para construir o seu material didático.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Como ser um afiliado da Hotmart?

1. Depois de ter feito o procedimento de cadastro na plataforma, acesse à dashboard da Hotmart.

2. Em seguida, clique no botão "Se afiliar a um produto".

Na parte inferior da tela você encontrará a opção para se afiliar aos produtos da plataformaNa parte inferior da tela, você encontrará a opção para se afiliar aos produtos da plataforma.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

3. Na próxima tela, você terá a opção de buscar um determinado conteúdo ou escolher uma das diversas opções sugeridas pela própria plataforma. Note que muitas delas constam até com o valor máximo de comissão que pode ser alcançado.

Você pode optar por fazer uma busca de conteúdos ou se afiliar aos produtos sugeridos pela plataforma, que são apresentados nas propagandas mostradas na imagemVocê pode optar por fazer uma busca de conteúdos ou se afiliar aos produtos sugeridos pela plataforma, que são apresentados nas propagandas mostradas na imagem.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

4. Depois de escolher o conteúdo no qual você deseja se afiliar, a próxima página mostrará as opções de divulgação que o material disponibiliza. Alguns têm até mesmo um ranking com bonificações para os afiliados que mais trouxeram ganhos para o anunciante. Caso você esteja de acordo com o mecanismo de divulgação disponibilizado e os valores, basta se afiliar ao produto e ir atrás dos resultados.

Pronto, agora você já conhece melhor a Hotmart e também já sabe como a utilizar de diversas formas. Mas, se ainda ficou alguma dúvida, utilize o espaço de comentários para deixar a sua pergunta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.