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Portal Gov.br ganha novo visual e funcionalidades adicionais

A página de serviços do governo ganhou recomendações de navegação, histórico de acesso e maior segurança, entre outras novidades

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

02/07/2021, às 15:00

Portal Gov.br ganha novo visual e funcionalidades adicionais

Fonte:  Portal Gov.br/Reprodução 

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O Portal Gov.br, que reúne milhares de serviços públicos disponibilizados por aproximadamente 200 órgãos do governo, acaba de ganhar um novo layout. A atualização, anunciada nessa quinta-feira (1º), incluiu também algumas funcionalidades extras para melhorar a navegabilidade.

Acessado atualmente por mais de 106 milhões de pessoas, de acordo com os números oficiais, o ambiente agora conta com uma interface mais personalizada, que se adequa a cada perfil de usuário. Histórico de acesso, serviços mais procurados e recomendações de navegação são algumas das funcionalidades adicionadas ao site.

Outra novidade é a classificação dos usuários cadastrados, passando a ser dividida em três padrões. Na modalidade Bronze, são incluídos todos os que acessam serviços mais simples no portal Gov.br, enquanto na Prata estão os cidadãos que usam a conta e a senha do seu banco integradas à plataforma.

Estão disponíveis mais de quatro mil serviços na página.Estão disponíveis mais de quatro mil serviços na página.

Já na modalidade Ouro, estão aqueles que possuem acesso com biometria facial cadastrada no app Meu Gov.br, cuja base de dados é a mesma utilizada pelos eleitores. Contribuintes com declaração pré-preenchida do Imposto de Renda já estão automaticamente nos níveis Ouro e Prata, que são as assinaturas mais avançadas.

Maior segurança

Recentemente, a página de serviços dos órgãos federais ganhou também um reforço na segurança, passando a disponibilizar a autenticação de dois fatores aos cadastrados. Para quem habilitar a opção, o acesso à conta só pode ser feito com um código extra enviado por meio do celular, que deve ser usado junto com o login e a senha.

Segundo a gerente da Divisão de Negócio e Soluções de Gestão para Transformação Digital do Serpro Lucy Tashiro, as melhorias foram baseadas na análise dos dados de acesso, tráfego e comportamento dos internautas.

Ela afirma que, futuramente, a plataforma identificará os usuários por grupos, como estudantes, condutores ou trabalhadores. A ideia é ter soluções direcionadas a cada perfil, oferecendo "jornadas sob medida".


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Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.