Portal Gov.br ganha novo visual e funcionalidades adicionais

1 min de leitura
Imagem de: Portal Gov.br ganha novo visual e funcionalidades adicionais
Imagem: Portal Gov.br/Reprodução

O Portal Gov.br, que reúne milhares de serviços públicos disponibilizados por aproximadamente 200 órgãos do governo, acaba de ganhar um novo layout. A atualização, anunciada nessa quinta-feira (1º), incluiu também algumas funcionalidades extras para melhorar a navegabilidade.

Acessado atualmente por mais de 106 milhões de pessoas, de acordo com os números oficiais, o ambiente agora conta com uma interface mais personalizada, que se adequa a cada perfil de usuário. Histórico de acesso, serviços mais procurados e recomendações de navegação são algumas das funcionalidades adicionadas ao site.

Outra novidade é a classificação dos usuários cadastrados, passando a ser dividida em três padrões. Na modalidade Bronze, são incluídos todos os que acessam serviços mais simples no portal Gov.br, enquanto na Prata estão os cidadãos que usam a conta e a senha do seu banco integradas à plataforma.

Estão disponíveis mais de quatro mil serviços na página.Estão disponíveis mais de quatro mil serviços na página.Fonte:  Portal Gov.br/Reprodução 

Já na modalidade Ouro, estão aqueles que possuem acesso com biometria facial cadastrada no app Meu Gov.br, cuja base de dados é a mesma utilizada pelos eleitores. Contribuintes com declaração pré-preenchida do Imposto de Renda já estão automaticamente nos níveis Ouro e Prata, que são as assinaturas mais avançadas.

Maior segurança

Recentemente, a página de serviços dos órgãos federais ganhou também um reforço na segurança, passando a disponibilizar a autenticação de dois fatores aos cadastrados. Para quem habilitar a opção, o acesso à conta só pode ser feito com um código extra enviado por meio do celular, que deve ser usado junto com o login e a senha.

Segundo a gerente da Divisão de Negócio e Soluções de Gestão para Transformação Digital do Serpro Lucy Tashiro, as melhorias foram baseadas na análise dos dados de acesso, tráfego e comportamento dos internautas.

Ela afirma que, futuramente, a plataforma identificará os usuários por grupos, como estudantes, condutores ou trabalhadores. A ideia é ter soluções direcionadas a cada perfil, oferecendo "jornadas sob medida".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.