Google Fotos: armazenamento ilimitado ainda funciona para alguns
Desde o fim dos uploads ilimitados para o Google Fotos, algumas pessoas continuam fazendo isso sem impactar o seu armazenamento gratuito

Por Jorge Marin
19/06/2021, às 06:49
Desde o dia 1º, o Google acabou com a gratuidade dos backups ilimitados de imagens para o Google Fotos. Um mistério, no entanto, vem intrigando alguns usuários: por que algumas pessoas estão conseguindo fazer upload de fotos sem impactar a sua taxa de armazenamento de 15 GB gratuitos?
O assunto andou aparecendo em alguns fóruns. Mas, em resposta ao site Android Police, o Google afirmou que é puramente sorte. Apesar de ter entrado em vigor no início de junho, a nova política de armazenamento não foi validada para todos ao mesmo tempo.
Segundo o pessoal de Moutain View, a empresa está implantando a política aos poucos, o que significa que nem todos perderam a capacidade de fazer upload de mídias para o Google Fotos de graça. É por isso que, por exemplo, você já estourou o seu limite no primeiro dia e aquele seu amigo, não, mesmo continuando a enviar diversas fotos dos pratos que ele comeu no almoço.
Posso continuar fazendo uploads de fotos?
Google lançou, recentemente, novas ferramentas para gerenciar o armazenamento das contas.
No entanto, é bom ficar atento, pois, como dizia o Renato Russo, "o que é para sempre, sempre acaba". Assim, a conta do seu amigo também será atingida pela nova política do Google Fotos, ainda que seja um dos últimos.
Outra explicação dada pelo Google é que há um pequeno atraso no processamento dos uploads, o que faz com que aqueles que ainda não foram processados ainda não tenham impactado a franquia do Fotos.
Portanto, antes de se animar e sair fazendo o upload de alguns álbuns que estão ocupando o seu disco rígido, saiba que há uma chance de essas imagens ficarem presas no caminho, mesmo se sua barra de armazenamento não estiver mostrando isso.

Por Jorge Marin
Especialista em Redator
Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.