8 dicas para utilizar o Google Maps com mais segurança

2 min de leitura
Imagem de: 8 dicas para utilizar o Google Maps com mais segurança
Imagem: Google Maps
Avatar do autor

Já faz um bom tempo que não é necessário pagar por aqueles guias de rua pesados e empoeirados, e, desde que o Google Maps foi implementado, a vida de quem procura locais ainda inexplorados ficou muito mais fácil. Abaixo daremos dicas de como ter maior controle de sua conta, além de aumentar sua segurança durante a utilização.

Vale lembrar que todas as informações necessitam da utilização de um celular (Android e IOS) ou de um tablet.

1. Segurança de perfil

Saiba que é possível gerenciar e personalizar de forma completa a sua conta. O Google Maps tem, por exemplo, configurações integradas que permitem bloquear fotos, postagens e comentários no seu perfil público. Para isso, quando estiver com sua conta logada no aplicativo, basta clicar no canto superior direito da tela, na sua foto. Depois, clique em "Gerenciar sua Conta do Google" e entre em "Pessoas e Compartilhamento" para escolher os itens que pretende deixar privado.

2. Mantenha a privacidade de terceiros

Gostou de um local e resolveu tirar uma foto bonita para postar nos comentários do Google Maps? Não há mal nenhum em fazer isso, só tenha o cuidado de conferir se outras pessoas não saíram na imagem.

É importante respeitar a privacidade dos outros e ter a noção de que muitos preferem ver apenas imagens do local, da decoração ou até mesmo da acessibilidade da região.

3. Cidadania digital

Muitas pessoas utilizam o Google Maps para passar informações precisas e de qualidade, mas nem tudo é perfeito. Caso perceba que existe algo de estranho em um comentário ou nas informações relacionadas ao local, saiba que é possível denunciar.

As reclamações podem ser feitas de duas maneiras: a primeira é denunciando um conteúdo, a segunda é denunciando a pessoa que fez um comentário.

4. Linha do tempo customizável

Não é só de fotos que as pessoas gostam de se lembrar. Muitos utilizam a Linha do Tempo do aplicativo para rememorar locais visitados e terem a oportunidade de mostrar para os amigos. Para deixar a ferramenta ativada, entre no Histórico de Localização, em que é possível adicionar, editar ou excluir facilmente as informações da sua conta.

5. Controle total dos seus passos

O Google Maps permite acessar todos os aplicativos integrados na plataforma Google com total visualização do histórico de localização e atividade na internet. Com esse controle, dá para saber caso alguém acesse seus dados de outro lugar, aumentando sua segurança ainda mais.

6. Modo anônimo

O aplicativo permite realizar uma navegação sem ser notado. Para isso, basta clicar na foto do seu perfil (canto superior direito) e optar pelo "Modo Incógnito". Para voltar à sua conta pessoal, será necessário fazer o caminho inverso, clicando no ícone de incógnito e selecionando sua foto de perfil.

7. Compartilhar localização em tempo real

Caso tenha interesse em saber onde um amigo ou um familiar está, já é possível configurar sua conta do Google Maps para apresentar sua localização ao vivo. Primeiro, clique no "Menu" (canto esquerdo superior) e depois acesse o item "Compartilhamento de Localização". Agora escolha uma das opções personalizadas.

8. Mudar o nome de aparição pública

É possível alterar sua forma de apresentação para outras pessoas que estão na rede do Google Maps clicando em seu "Perfil" (canto superior esquerdo) e entrando em "Gerenciar sua Conta do Google". Em "Informações Pessoais" dá para mudar nome, apelido e até mesmo a foto do perfil.

Fontes