4 aprendizados da TI que vamos levar para 2021

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 4 aprendizados da TI que vamos levar para 2021
Imagem: Shuttestock
Avatar do autor

O ano de 2020 finalmente chegou ao fim e ele certamente trouxe desafios que ninguém estava esperando. Uma das principais mudanças, ao menos dentro do universo corporativo, foi o aumento expressivo no número de trabalhadores que precisaram aderir ao home office, o que mudou significativamente a realidade do mercado.

Na área de TI, esse também foi um desafio grande e que exigiu mudanças rápidas dentro das organizações para que elas se mantivessem produtivas. Certamente, muitas lições podem ser absorvidas de 2020 e novas práticas serão adotadas para o ano de 2021. E para você, que aprendizados da TI você poderia listar para 2021?

Neste artigo, mais um em parceria com a Intel, resolvemos listar 4 lições importantes da TI que o ano de 2020 vai deixar para o novo ano. São aprendizados que podem melhorar significativamente o nosso trabalho, as nossas relações e até mesmo a vida de um modo geral.

O trabalho remoto veio para ficar

O trabalho remoto definitivamente veio para ficar.O trabalho remoto definitivamente veio para ficar.Fonte:  Shutterstock 

Esse é um fato e não há como negar, e as empresas que não se adaptarem a isso certamente ficarão para trás. De acordo com uma pesquisa do Gartner, 48% dos trabalhadores passarão a atuar remotamente em suas funções mesmo após o restabelecimento das rotinas habituais nas empresas. Antes da pandemia, esse número era de 30%, revelando que as empresas precisam estar em sintonia com as mudanças que estão por vir.

Para os trabalhadores, há inúmeras dicas que podem ajudar a melhorar a rotina de home office. Para os gestores, administradores e equipes de TI, mais do que nunca é necessário saber gerenciar corretamente as máquinas da empresa, sabendo, por exemplo, quando é a hora certa de trocar os computadores.

Porém, é certo que se adaptar a essa nova realidade do mercado é essencial para as equipes de TI, e há muito para se aprender no que diz respeito ao gerenciamento de equipes remotas.

A importância da segurança digital

É preciso investir em segurança digital dos trabalhadores em home office.É preciso investir em segurança digital dos trabalhadores em home office.Fonte:  Shutterstock 

Com uma grande quantidade de pessoas trabalhando de casa, muitas delas usando seus computadores pessoais, ficou evidente a necessidade de se investir em mais segurança para as empresas. Afinal, os colaboradores podem não estar devidamente protegidos por uma rede segura, firewall, VPN, antivírus e outras barreiras importantes para a segurança digital.

Portanto, nesse novo cenário, as equipes de TI precisam agir proativamente para elevar os níveis de segurança de suas empresas. É nesse momento que algumas organizações começam a pensar sobre opções, como o PC as a Service (PCaaS). Além disso, os colaboradores podem ser orientados antes de comprar um novo computador para o trabalho.

Manter os sistemas e softwares atualizados com frequência é outra dica importante para a equipe de TI nestes novos tempos.

A questão do processamento

O processamento pode fazer toda diferença no trabalho.O processamento pode fazer toda diferença no trabalho.Fonte:  Shutterstock 

Como muitos colaboradores passaram a usar seus computadores pessoais para trabalhar, uma grande quantidade deles percebeu que o seu PC não dava conta do recado. Por isso, outro aprendizado importante da TI para 2021 é que o processamento importa e ter máquinas com performance compatível com a necessidade é essencial para o desempenho das atividades.

Para ajudar aqueles que procuram a melhor escolha para computadores corporativos, a Intel oferece a plataforma Intel vPro. Essa é uma forma de fornecer um conjunto exclusivo de tecnologias de ponta para computadores a fim de ajudar o departamento de TI das empresas "a fazer mais com menos".

O foco dessa plataforma é atender 4 necessidades básicas das organizações: desempenho, segurança, gerenciabilidade e estabilidade. Também vale a pena mencionar as linhas de processadores Intel® Core™, como i3, i5 e i7, e opções de alto nível, como os Xeon.

Conectividade e saúde

A saúde do colaborador é um aspecto importante nessa nova realidade.A saúde do colaborador é um aspecto importante nessa nova realidade.Fonte:  Shutterstock 

Hoje, mais do que nunca, todos estão conectados. Por um lado, as organizações e as equipes de TI precisam garantir que os colaboradores de todos os níveis possam trabalhar com tranquilidade, não importa onde eles estiverem. Contudo, esse novo ritmo de trabalho também trouxe prejuízos para a saúde e, com isso, as empresas também precisam se preocupar.

Nesse sentido, há diversas dicas que poderiam ser colocadas em prática, por exemplo: fazer pausas regulares durante o período de trabalho; manter uma alimentação equilibrada e sem exageros; praticar exercícios físicos regularmente; e interagir com as pessoas (mesmo que virtualmente), pois pode trazer benefícios tanto físicos quanto emocionais.

A equipe de TI pode ajudar provendo soluções e ferramentas que promovam a conectividade ao mesmo tempo que incentiva um estilo de vida saudável para aqueles que optam pelo trabalho remoto. Afinal, não é porque a pessoa está em home office que pode simplesmente abusar e prejudicar a sua saúde.

Fontes

4 aprendizados da TI que vamos levar para 2021