O que eu preciso saber antes de comprar um computador novo para o trabalho

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O que eu preciso saber antes de comprar um computador novo para o trabalho
Avatar do autor

Comprar um computador nunca foi uma tarefa fácil. Muitos componentes importantes devem ser definidos, mas não é preciso complicar na hora de escolher uma máquina. Se o PC for para trabalho, essa decisão é ainda mais facilitada, pois podemos nos guiar com base em alguns perfis de uso do dispositivo.

A Intel, reconhecida fabricante de chips que equipam diversos aparelhos, convidou o TecMundo para ajudar aqueles que estão precisando comprar um computador para as atividades profissionais.

Não sabe que máquina escolher para você ou para os seus colaboradores? Então confira este guia e obtenha todas as respostas.

Perfis de uso

Para tornar a explicação mais fácil, separamos as sugestões com base em perfis de uso para chegar a configurações específicas das máquinas, ajudando na tomada de decisão de compra.

Perfil 1 – Recepção e atendimento

Um computador com Intel Core i3 vai atender à demanda do Perfil 1.Um computador com Intel Core i3 vai atender à demanda do Perfil 1.Fonte:  Shutterstock 

Para atividades como as realizadas no setor de recepção de uma empresa, um desktop é ideal. Na maior parte das vezes, o computador não vai ser levado para casa nem usado em reuniões, por isso portabilidade não é uma necessidade.

Nesse perfil, softwares e aplicações utilizadas são leves, como sistemas de controle de acesso e pacote de escritório (Word, Excel e outros), portanto um aparelho com processador Intel Core i3 dá conta do recado. Essa família de processadores é adequada para as atividades do dia a dia, proporcionando carregamento rápido e custo mais baixo quando comparado a outras versões. Se for necessário mais desempenho, modelos Intel Core i5 atendem bem à demanda.

Embora sistemas de armazenamento em SSD sejam mais rápidos, essa função pode ser suprida com os tradicionais HDs, que são mais baratos e oferecem maior capacidade de armazenamento. Também não é preciso ter computadores com placa de vídeo dedicada nesse perfil.

Perfil 2 – Setores administrativo e comercial

Nos setores administrativo e comercial é preciso um pouco mais de desempenho.Nos setores administrativo e comercial é preciso um pouco mais de desempenho.Fonte:  Shutterstock 

No perfil administrativo e comercial, temos uma demanda um pouco maior por processamento, e pode ser que seja necessário executar programas mais complexos e que lidem com maior quantidade de dados. É por isso que um processador Intel Core i5 é ideal, já que oferece um desempenho satisfatório para essas atividades.

Além disso, um SSD vai fazer com que o sistema e os programas iniciem de maneira mais rápida, o que é essencial em reuniões e apresentações comerciais.

Se a máquina for usada para muitas reuniões e precisa acompanhar o profissional aonde ele for, um notebook é a escolha certa. É raro esse tipo de perfil precisar de tanto desempenho gráfico como o proporcionado por placas de vídeo dedicadas.

Na verdade, no caso desses profissionais não ter um componente de vídeo dedicado torna os notebooks mais finos, leves e com maior duração de bateria – aspectos importantes para esse perfil.

Perfil 3 – Engenheiros e designers

Computadores de engenheiros e designers exigem um pouco mais de processamento.Computadores de engenheiros e designers exigem um pouco mais de processamento.Fonte:  Shutterstock 

Se até o momento dispensamos a necessidade de placas de vídeo dedicadas, nesse perfil elas são necessárias. Engenheiros, designers e outros cargos técnicos geralmente precisam de um desempenho acima da média, o que é compensado por uma placa de vídeo e processadores como Intel Core i5, Intel Core i7 e até mesmo os poderosos Intel Core i9.

Os profissionais desse perfil executam programas como AutoCAD, Illustrator, Photoshop, Premiere e outros que exigem bastante processamento, portanto faz todo o sentido investir em uma máquina mais potente para atender adequadamente a esse perfil. Além disso, memória RAM também é importante, motivo pelo qual também vale a pena investir nesse em computadores com uma quantidade razoável – acima de 8 GB pelo menos.

Também precisa ser considerada a questão de mobilidade, para saber se a escolha é um notebook ou um desktop, mas o armazenamento deve priorizar especificamente a velocidade, então máquinas equipadas com SSD são preferência. Para esses profissionais a resolução e qualidade da tela também é muito importante e portanto o ideal é escolher equipamentos com telas Full HD e IPS.

Perfil 4 – Executivos e diretores

Executivo e diretores exigem computador leve, fino e de alto desempenho.Executivo e diretores exigem computador leve, fino e de alto desempenho.Fonte:  Shutterstock 

No topo da hierarquia de uma empresa, um notebook fino, leve e sofisticado geralmente é a necessidade a ser atendida, por isso notebooks de alto desempenho, preferencialmente equipados com processador Intel Core i5 ou Intel Core i7 e equipados com SSDs são boas opções.

Vale ressaltar que executivos e diretores também participam de muitas reuniões e apresentações, o que exige resposta rápida em algumas situações, então a escolha de um desempenho acima da média se justifica, além do fato de que isso ajuda o profissional a se preocupar com o rumo da empresa, e não com o baixo processamento de sua máquina.

*****

O que achou dessas sugestões de máquinas para trabalho divididas em perfis? Acha que acertamos em nossas recomendações? Compartilhe com a gente os seus comentários.

Fontes

O que eu preciso saber antes de comprar um computador novo para o trabalho