Apple pode lançar seu próprio mecanismo de busca

1 min de leitura
Imagem de: Apple pode lançar seu próprio mecanismo de busca

De acordo com uma reportagem do Coywolf, a Apple pode estar trabalhando no desenvolvimento de seu próprio mecanismo de busca, para poder abandonar o serviço da Google. O motivo principal para a companhia investir tempo e dinheiro em um buscador, mesmo com ótimas opções no mercado, seria a privacidade de seus usuários.

Segundo a reportagem, a Apple já está contratando engenheiros especializados em inteligência artificial, aprendizado de máquina e outras tecnologias recentes, para incrementar seus aplicativos e serviços. A empresa também está mantendo seu rastreador de páginas web, o Applebot, funcionando a todo o vapor.

Além disso, o Spotlight (ferramenta de busca dos sistemas Apple) já não mostra resultados de pesquisa do Google no iOS 14 e no iPadOS 14. Até a versão 13 desses SOs, o Spotlight retorna as buscas online com os resultados do Google, que podem ser abertos no Safari. Agora, o Spotlight mostra links diretos para sites relacionados ao termo pesquisado.

Spotlight: ferramenta de buscas dos sistemas operacionais da Apple.Spotlight: ferramenta de buscas dos sistemas operacionais da Apple.Fonte:  Sepeten/Reprodução 

Meus usuários, minhas regras

A Apple costuma manter sua plataforma bem fechada, oferecendo aplicativos e serviços desenvolvidos pela própria empresa, ao invés de manter parcerias “eternas” com empresas terceiras.

Realmente, não faz sentido ter um ecossistema tão completo e dividir os dados de seus usuários com uma empresa gigante como a Google, única e simplesmente por causa de uma ferramenta online de busca. Aliás, a atual parceria entre as duas companhias rende muito dinheiro para a Google, todos os anos, e ela ainda pode ser encerrada devido às leis de competição de mercado dos EUA.

Por isso, a Apple estaria interessada em “manter tudo em casa”, no que se refere aos dados de seus usuários. Esse tipo de preocupação com segurança e privacidade já é importante hoje, mas ganharia um peso adicional para usuários Apple após o lançamento de um mecanismo de busca criado pela plataforma que eles já utilizam.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.