Google Fotos recebe update com novos menus e visual repaginado

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos recebe update com novos menus e visual repaginado
Imagem: Google/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A repaginada do Google Fotos começou a ser distribuída nesta semana e, além de uma nova logo, a Google introduziu várias mudanças nos menus e retrabalhou ferramentas conhecidas. Já sabe quais foram as novidades? Confira a seguir.

Navegação simplificada

Logo na página principal, o app reduziu ainda mais o número de guias e simplificou a navegação pelas fotos. Agora, no lugar dos menus Fotos, Álbuns, Para você e Compartilhar, somente Fotos, Pesquisar e Biblioteca permanecem. Na prática, a retirada dos menus conhecidos não significa a exclusão de nenhuma ferramenta, apenas as reorganiza para tornar a navegação mais intuitiva.

a  (Fonte: Google/Divulgação)

Na primeira página, assim como na versão antiga, estão as fotos principais do dispositivo. No topo estão as antigas para recordações rápidas e organizadas, como os Stories do Instagram, Twitter e Facebook. Logo abaixo estão as demais capturas, separadas por mês.

"Para você" resumido

A aba Pesquisar é a reestruturação do Para você, com a adição de ferramentas de busca. Nela, é possível encontrar fotos de pessoas, ambientes, objetos e lugares específicos, assim como no antigo menu Álbuns. Ademais, a Google acrescentou Lugares com uma visualização em mapa e zonas de calor: quanto maior é a quantidade de fotos tirada em um local, maior é a mancha reproduzida no mapa.

a  (Fonte: Google/Divulgação)

Nessa seção, é possível conferir fotografias filtrando-as pela localização. Clicando em uma zona, uma janela se abre na parte inferior com todos os momentos registrados na cidade. Apesar de ser um recurso interessante para recordar viagens, a privacidade pode ser uma preocupação; sendo assim, a Google permite desassociar os locais das novas fotografias, que não serão adicionadas ao mapa.

Botão Compartilhar e Biblioteca

Por fim, a aba Biblioteca inclui todas as fotografias armazenadas no aplicativo e organizadas por pastas. O menu dá destaque para a seção reservada a favoritos, itens arquivados, menu de gerenciamento e lixeira — nenhum com grandes alterações. Já o menu Compartilhar foi reduzido a um botão sempre presente na tela, no canto superior esquerdo, que exibe todos os álbuns compartilhados e as novidades nessas fotografias.

a  (Fonte: Google/Divulgação)

Não menos importante, o Google Fotos ganhou uma nova logo, agora mais simples, ainda que inconfundível. A atualização está sendo distribuída gradativamente para usuários de todo o mundo; portanto, se ainda não apareceu para você, basta aguardar o update.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.