Como Usar Kaspersky Anti-Virus 2009

5 min de leitura
Imagem de: Como Usar Kaspersky Anti-Virus 2009

Hoje em dia existe uma infinidade de ameaças a segurança de seus arquivos rondando a internet. Se um computador está conectado à rede mundial de computadores, é indispensável que ele possua um bom programa antivírus.

Estão cadastrados no Baixaki diversos programas do gênero, e um dos melhores, sem dúvida é o Kaspersky. O programa se encontra na sua oitava versão, que ganhou o nome de Kasperskt Anti-Virus 2009.

Nós desenvolvemos para vocês, leitores e usuários do nosso site, um guia de uso que pretende servir como manual para quem deseja usar este excelente programa, mas não tem muita noção sobre como fazê-lo.

Iniciando

Ao executar o Kaspersky Anti-Virus 2009 pela primeira vez, provavelmente você terá que atualizar a base de vacinas contra malwares, phishing, vírus e outras ameaças que infestam a internet. Além disso, enquanto houver alguma pendência na questão de segurança em seu computador, o programa exibirá a mensagem Your computer security is at risk (A segurança do seu computador está em risco).

Visão geral do Kaspersky 2009

Clicando sobre este aviso, será possível visualizar quais são estas ameaças e também como saná-las.

Relação de itens que ameaçam o bom funcionamento do seu programa

PROTECTION

Na guia Protection, você acessará todas as opções referente à proteção de seu sistema. Clicando sobre esta guia, será possível configurar a questão de proteção em relação a Anti-Malware, System Security (Segurança do Sistema) e Online Security (Segurança Online).

Protection

Anti-Malware

Na seção Anti-Malware, você poderá configurar o funcionamento do programa referente a Files and Memory (Arquivos e Memória), Email and IM (Email e Mensageiro Instantâneo) e também sobre Web Traffic (tráfico da Web).

Anti-Malware

Note que existem duas informações em cada uma destas seções do programa. São elas o nível de segurança (Security Level) e o que fazer quando algo for detectado (On Detection). Para alterar estas definições, clique no na opção ao final da linha, como no exemplo abaixo.

Altere os níveis de segurança da atividade de monitoramento do Kaspersky 2009

Ainda nesta seção você poderá procurar por danos em seu sistema através da ferramenta System Restore (Restauração do Sistema). Este processo é realizado facilmente através de um passo-a-passo. Clique sobre ele e então opte por Start Diagnostics (Começar Diagnótisco) para que o Kaspersky inicie sua busca por danos no sistema.

System Restore

Ao final, se houver algum erro, a opção Fix it now (Conserte isto agora) estará habilitada. Clique sobre ela para que os erros sejam corrigidos automaticamente. Caso não queira fazê-lo, apenas clique em Cancel para encerrar esta aplicação.

Se existirem erros, clique em

Outra ferramenta interessante é Rescue Disk  (Disco de resgate), que serve para você restaurar a funcionalidade de seu sistema após este ter sido afetado por um vírus. Existem aqui duas possibilidades, fazer o download da imagem de um disco de recuperação do site do programa (clique em Download disk image) ou então criar o seu próprio usando o programa PE Builder (é necessário tê-lo instalado em sua máquina e então clicar em Create disk).

Rescue Disk

System Security

A seção System Security (Segurança do sistema) é responsável por monitorar atividades suspeitas em seu sistema. Aqui você poderá não somente configurar algumas opções como também realizará diagnósticos sobre tudo isso com o Kaspersky varrendo o seu computador através de problemas com vírus, keyloggers, trojans e etc. (clique nos links para obter mais informações sobre estes termos).

System Security

Para selecionar quais os tipos de arquivos devem ser notificados assim que detectados, clique no link abaixo de Proactive Defense e então selecione o que desejar.

Proactive Defense

Como dito anteriormente, é possível também realizar análises de segurança em sua máquina. Clique no botão Security Analizer (Analisador de segurança) e então será aberta uma nova janela. Escolha qual o tipo de diagnóstico será realizado – se rápido, escolha Fast Diagnostic; se completo, selecione Full Diagnostic (leia a diferenciação dos dois logo abaixo).

Security Analizer

O Fast Diagnostic realiza apenas um diagnóstico da segurança do computador enquanto que o Full Diagnostic busca também por aplicações vulneráveis em sua máquina.

Clique no botão "Play" e aguarde carregar o vídeo para visualizar a demonstração do Fast Diagnostic do Kaspersrky 2009.

Online Security

A segurança online realizada pelo Kaspersky inclui a presença de uma ferramenta anti-phishing (clique para saber mais sobre este termo). Porém, nesta seção você encontrará a opção Browser Configuration (Configuração do navegador).

Online Security

Esta opção realizará uma busca no Internet Explorer atrás de irregularidades e danos que podem significar algum tipo de ameaça para a segurança do usuário.

Browser Configuration

SCAN

Na guia Scan, você poderá fazer buscas gerais em seu sistema atrás de ameaças e vírus. Existem dois tipos de buscas: Full Scan (busca completa) e Quick Scan (busca rápida).  É interessante realizar uma busca completa frequentemente, para manter seu sistema sempre limpo.

Scan

De qualquer maneira, independente do tipo de busca a ser realizada, você deverá selecionar quais os drives de seu computador serão escaneados. Faça isso marcando cada drive ou então adicione um novo item a ser pesquisado clicando em Add New Item. Finalizada a escolha, clique em Start Scan e o Kaspersky varrerá os setores selecionados atrás de arquivos malévolos.

Clique no botão "Play" e aguarde carregar o vídeo demonstrativo do Quick Scan do Kaspersky 2009.

Nesta seção, é possível habilitar a opção para que o programa escaneie sua máquina automaticamente todos os dias ou então em um intervalo de tempo definido por você. Para isso, clique em Manually, na opção Run Mode e então selecione Every 1 Day para que a busca seja feita todos os dias ou então Settings para configurar esta opção manualmente.

Programe o Kaspersky 2009 para realizar scans automáticos em seu sistema

UPDATE

Não basta você somente ter o antivírus instalado em sua máquina, é sempre importante manter suas bases de dados atualizadas. Para isso você tem a guia Update, pois é através dela que você irá realizar estas atualizações.

Update

Do mesmo modo que na opção anterior, você também pode definir um período de dias exato para que as atualizações sejam realizadas (opção Run Mode). Porém, você pode fazer isso manualmente, apenas clicando em Start Update e aguardando que o programa faça o download de suas novas bases de dados.

Atualize sempre a sua base de dados do Kaspersky

LICENSE

Através desta guia você terá informações sobre a sua licença de uso do programa. É possível verificar aqui quantos dias ainda lhe restam da versão demonstrativa do programa bem como realizar a compra do software para tê-lo por completo por tempo indeterminado.

License

Então é isso, pessoal. Este foi o nosso guia de uso do Kasperskt Anti-Virus 2009. Esperamos que possa ser útil ao sanar algumas dúvidas de utilização deste programa antivírus, essencial para a mínima segurança de quem navega na internet. Até o próximo “Como usar”, usuários do Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.