Imagem de: Museu virtual da Google mostra lados menos conhecidos da vida de Anne Frank

Museu virtual da Google mostra lados menos conhecidos da vida de Anne Frank

1 min de leitura
Avatar do autor

Se ainda estivesse viva, Anne Frank comemoraria 90 anos hoje (12 de junho), e para homenageá-la o Google Arts & Culture está realizando uma exposição sobre as histórias menos conhecidas da família Frank. A consulta ao trabalho é totalmente gratuita e online e conta com documentos, fotos, vídeos e imagens em 360° para explicar sobre a infância, a adolescência e a família de Anne em Amsterdã antes e durante a ocupação nazista a partir de 1940 — lá está também o famoso diário da jovem.

Documentos raros da vida de Anne Frank

A mostra conta com documentos raros e valiosos da vida de Anne, como o único vídeo gravado durante o casamento de um vizinho e a única foto com seus familiares. A narrativa do projeto também aborda questões como a vida escolar da menina, o começo da ocupação alemã em Amsterdã com a repressão contra os judeus e o destino de diversos membros da família Frank, que foram enviados para campos de concentração e extermínio.

Pela primeira vez, será possível conhecer todos os cômodos da casa Merwedeplein 37-2 através de imagens do Google Street View em 360°. O imóvel foi transformado para parecer a versão original de 1930 e permite observar o quarto que Anne dividia com a irmã Margot.

A construção é propriedade da Fundação Holandesa de Literatura desde 2005 e funciona como um abrigo para escritores estrangeiros que não têm liberdade para trabalhar em seus países. "Aqui a tolerância e a liberdade de expressão têm espaço para respirar", afirmou Ronald Leopold, diretor geral da Fundação Anne Frank.

Acesse o Google Arts & Culture para conferir a exposição e outros trabalhos do serviço. Todas as leituras são rápidas e foram projetadas também para consulta pelo celular.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Museu virtual da Google mostra lados menos conhecidos da vida de Anne Frank