Imagem de: 22% dos usuários brasileiros excluíram perfil em rede social no último ano

22% dos usuários brasileiros excluíram perfil em rede social no último ano

1 min de leitura
Avatar do autor

Mesmo com os usuários brasileiros de internet sendo alguns dos que mais utilizam as redes sociais no mundo, vários deles parecem estar se afastando um pouco de plataformas como FacebookInstagram e Twitter. De acordo com uma pesquisa da Mintel, 22% dos brasileiros deletaram alguma conta de rede social durante o último ano.

“Uma das hipóteses para a exclusão de contas é que as pessoas estejam tentando passar mais tempo desconectadas. Os consumidores estão começando a perceber que o uso excessivo de celulares pode se tornar um vício e ser prejudicial à saúde. Diante dessa situação, há hotéis criando programas de detox digital e alguns canais sociais e aplicativos estão disponibilizando ferramentas para que seja possível monitorar o tempo gasto navegando por eles”, disse Ana Paula Gilsogamo, especialista em pesquisa de consumo da Mintel.

Esse é o caso de Facebook e Instagram, por exemplo, que ganharam um painel com o tempo gasto nas redes. O mesmo vale para o YouTube, que agora detalha quantas horas você passa assistindo aos vídeos da plataforma, bem como oferece a opção de ativar alarmes para quando o usuário fica tempo demais na frente da tela. O Google tem ainda a iniciativa de Bem-Estar Digital, nativa do Android Pie e que dá um controle mais preciso do uso do smartphone.

Redes são usadas como fonte de informação

A pesquisa da Mintel também revelou detalhes de como os brasileiros costumam utilizar as redes, com 65% afirmando que usam redes sociais como principal fonte de informação e 73% dizendo gostar de acompanhar notícias e artigos nessas redes. Em relação ao que mais chama atenção, 68% disse ser mais atraído por publicações de amigos e familiares, enquanto 38% têm mais interesse nas postagens de marcas. Conteúdo criado por influenciadores é atraente para 34% dos brasileiros.

“É claro que a informação transmitida de pessoa a pessoa é o que mais atrai quem usa mídia social, o que vai de encontro com estratégias e ativações recentes adotadas por algumas marcas e líderes da indústria em priorizar conteúdo pessoal. Assim, as marcas podem estimular os usuários a produzir conteúdos próprios nas redes sociais dos quais suas marcas façam parte”, explicou Ana Paula. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser encontrados no site da Mintel.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
22% dos usuários brasileiros excluíram perfil em rede social no último ano