O que é exatamente o 'Bem-Estar Digital' do Android Pie?

2 min de leitura
Imagem de: O que é exatamente o 'Bem-Estar Digital' do Android Pie?
Imagem: 9to5google

Em pleno 2018 não dá mais para negar que nossos smartphones se tornaram elementos verdadeiramente viciantes. Eles trazem entretenimento, comunicação, utilidades e muito mais para o nosso dia, e isso acaba tornando esses dispositivos partes inseparáveis do nosso ser. Percebendo que isso estava começando a se desenhar como um problema, a Google resolveu criar o "Bem-Estar Digital".

Não se trata de uma versão digital do programa de TV da Rede Globo, naturalmente, mas sim de um novo conjunto de opções do Android capazes de ajudar você a controlar quanto tempo você fica encarando o seu smartphone por dia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse novo recurso, também conhecido como “Digital Wellbeing”, mostra para você a quantidade exata de tempo que você gastou no seu dia usando o smartphone. Além disso, é possível ver quantos minutos ou horas foram gastas em cada app e, em seguida, fazer uma comparação diária, semanal ou mesmo por hora de todos esses dados.

droid-life

Esse gráfico basicamente ajuda a entender visualmente como você tem passado tempo à frente da telinha e serve tanto como um recurso informativo curioso quanto como aleta de “pessoa viciada em smartphones”. Se você passa mais de cinco horas por dia com o dispositivo ligado, isso certamente será uma informação impressionante que pode lhe ajudar a tomar coragem de limitar um pouco toda essa perda de tempo.

A partir daí, o Bem-Estar Digital conta com várias opções que você pode definir para apps de forma individual. É possível, por exemplo, ajustar um tempo máximo para uso do Facebook ou do Instagram durante o dia e, quando você exceder esse tempo, o smartphone não deixa mais você usar essa aplicação até que você concorde em quebrar seus objetivos.

android pie

Há ainda a função “Wind Down”, que basicamente vai ajudando você a se desconectar do smartphone quando chega a hora de ir dormir. Com esse recurso ativo, o brilho da tela vai diminuindo, e as cores vão se tornando em uma escala de cinza, justamente para diminuir o estresse ocular, mas também para deixar o aparelho mais “sem graça”, fazendo seu cérebro achar que o melhor a fazer é ir dormir mesmo.

Ainda em beta

Apesar de o Bem-Estar Digital ter sido anunciado oficialmente junto com o Android Pie na Google I/O em maio deste ano, o conjunto de funções não foi lançado na versão estável do novo Robô que a gigante das buscas liberou ontem (06). Em vez disso, o recurso ainda está em fase de testes Beta e pode ser baixado por qualquer pessoa com um Google Pixel de primeira ou segunda geração que se inscreva no programa de testes.

Após fazer o download dos recursos, uma nova seção aparece na tela de configurações do celular, que permite ajustar todos as opções do Bem-Estar Digital.

Bem-Estar DigitalBem-Estar Digital em modo "Wind Down"

De acordo com a Google, essa novidade será lançada de fato para o grande público até o fim deste ano, mesmo prazo que a empresa deu para o Android Pie chegar aos aparelhos das marcas parceiras que estavam participando do Beta do Android P até agora, o que inclui Sony, Xiaomi, Nokia(HMD Global), Oppo, Vivo, OnePlus e Essential. O único aparelho dessa última empresa, inclusive, já recebeu o Android Pie.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.