Ah, os dramas da juventude, seus conflitos e amores intensos, suas guerras entre grupinhos de afinidade, suas dúvidas existenciais e aquela pitada inconveniente de egoísmo. O universo particular de quem vivencia a fase que vai do fim da infância até o início de uma juventude mais madura fornece um rico material para produções de cinema e TV, afinal há várias searas a serem exploradas.

Não é à toa que algumas das séries mais bem-sucedidas até agora utilizam essa temática como plano de fundo de histórias dos mais diversos gêneros – romances, dramas, suspenses, crimes, ficção científica, desastres naturais e apocalipses de toda sorte.

Algumas séries incluem arcos do tipo em suas histórias, com é o caso de Gilmore Girls e Perdidos no Espaço, por exemplo. Na primeira, a vida de uma mãe e uma filha é o centro da história, mas as dúvidas e os conflitos típicos da idade de Rory ocupam uma grande parcela da história. O mesmo vale para a segunda, cujo foco central é na família que está explorando o espaço, mas encontramos tempo para que os filhos dos Robinson consigam viver romances e odiar todo mundo.

Outras, no entanto, estão focadas especificamente em entender a cabecinha desses seres que estão prestes a se tornarem adultos. Buffy: A Caça-Vampiros, por exemplo, tem tudo o que uma série adolescente pode pedir, com o plus de precisar caçar e matar criaturas do mal que assombram a Terra. Infelizmente, essa e outras do gênero não estão mais disponíveis na Netflix, mas reunimos aqui 13 títulos voltados ao mundo pré-juventude que você não pode deixar de ver!

1. 13 Reasons Why

Para abrir essa lista, um supersucesso da Netflix é a série produzida por Selena Gomez que conta a história de Hannah Baker (Katherine Langford) sob sua própria perspectiva, a partir do momento em que ela comete suicídio. Antes de morrer, Hannah gravou fitas com os 13 motivos pelos quais ela escolheu tirar a própria vida.

Com um elenco extremamente talentoso, uma temática polêmica e uma narrativa que dialoga com o público adolescente, 13 Reasons Why é um verdadeiro fenômeno do streaming.

2. Atypical

O universo do autismo é um mistério para muita gente, da mesma forma como a adolescência é um período conturbado para tantas outras. Agora, imagine juntar as duas coisas!

Sam Gardner (Keir Gilchrist) é um jovem que faz parte do espectro autista e está prestes a iniciar sua vida amorosa. Como ele e sua família vão vivenciar essa fase da vida de Sam, agora que ele não é mais uma criança? A série mostra diferentes perspectivas com sensibilidade e atenção a todos os personagens e como são afetados pela condição do adolescente.

3. On My Block

Goodbye, romance. Hello, drama. Bem-vindo ao ensino médio, onde tudo começa a acontecer. Mas tudo pode dar certo; você só precisa seguir algumas regras: esteja preparado, se mantenha junto de seus amigos, tenha um grupo.

A história de On My Block se centra em Monse (Sierra Capri), Ruby (Jason Genao), Jamal (Brett Gray) e Cesar (Diego Tinoco), jovens inteligentes e bem-humorados que tentam entender o que está acontecendo no mundo.

4. Os Inocentes

Ser jovem já não é fácil quando você vê sua vida se transformar da vida de criança para a de adulto. Se, junto com isso, você descobre que também consegue transformar seu rosto e ter outras aparências, qual é sua reação?

Bem, fugir do próprio corpo é algo com que muitos adolescentes sonham, mas não é o caso de June (Sorcha Groundsell). Quando descobre que herdou de sua mãe a capacidade de se transfigurar, a jovem acaba envolvida em todo um esquema assustador que pode colocar em risco sua vida e as das pessoas de quem ela gosta.

5. Pretty Little Liars

Spencer (Troian Bellisario), Hanna (Ashley Benson), Aria (Lucy Hale), Emily (Shay Mitchell) e Alison (Sasha Pieterse) não são do mal, mas também não são pessoas fáceis. Típicas adolescentes norte-americanas, elas não desgrudam uma da outra, até que Alison desaparece e as amigas começam a receber mensagens misteriosas.

Uma versão teen de Desperate HousewivesPretty Little Liars mistura dramas da idade e uma trama elaborada de chantagem e suspense que é a receita perfeita para prender a atenção do espectador.

6. Riverdale

Baseada em uma história em quadrinhos, Riverdale explora o cotidiano de uma cidade pequena que esconde mistérios, intrigas e um crime.

A série, que está à espera de sua 3ª temporada, explora um universo em que adolescentes são colocados em situações atípicas e precisam se tornar adultos antes da hora e lidar com questões que vão além de sua faixa etária.

7. Shadowhunters

Desde os tempos de Buffy: A Caça-Vampiros, nós amamos adolescentes combatendo demônios e similares. Shadowhunters é baseada nos livros "Os Instrumentos Mortais" e se centra em Clary Fray (Katherine McNamara), uma jovem que pensava que teria uma vida comum, mas descobre que faz parte de um grupo de defensores da humanidade que precisa lutar contra diversos tipos de criaturas.

8. Skins

Sete temporadas de muita azaração, dramas exagerados e muito romance à flor da pele. Criada por Jamie Brittain e Bryan Elsley, Skins foi ao ar entre 2007 e 2013 e se centra em um grupo de adolescentes britânicos que vivem em conflito com seus pais e professores, enquanto também tentam se entender entre si.

9. Stranger Things

Bagulhos sinistros rondam a cidadezinha de Hawkins, Indiana, em uma noite que parecia normal. Nela, Will Byers (Noah Schnapp) desaparece quando está voltando para casa. Na mesma noite, uma garota sem nome aparece e é acolhida pelos amigos de Will; daí por diante, as vidas dos quatro meninos e de suas famílias viram a maior confusão.

Talvez seja a história envolvente, os protagonistas nessa fase entre fim da infância e início da adolescência, ou talvez seja a estética dos anos 80 e o turbilhão de referências nerd e à cultura pop... Seja pelo que for, a verdade é que o sucesso de Stranger Things não é nada estranho. Se você procura algo para ver e ainda não começou essa série, coloque já na sua lista!

10. Teen Wolf

Tyler Posey é Scott McCall, um jovem que é mordido por uma criatura quando está andando na floresta e acaba manifestando algumas habilidades esquisitas: ele está se tornando um lobisomem. Teen Wolf é mais um caso de série cheia de problemas — mas quem liga, não é mesmo? Afinal, há adolescentes, casinhos de amor e os exageros dessa fase da vida, além de dramas sem solução e lutas de garras afiadas.

11. The End of the F***ing World

James (Alex Lawther) tem quase certeza que ele é um psicopata com tendências assassinas. E ele já escolheu sua primeira vítima: Alyssa (Jessica Barden), uma jovem tão incomum quanto ele. Juntos, eles decidem começar a namorar, cada um com segundas intenções escondidas. O casal resolve fugir para seguir com seus planos, mas as coisas não acontecem exatamente como eles imaginavam.

12. The O.C.

The O.C.: Um Estranho no Paraíso é outro grande clássico do universo adolescente. Série que ajudou a alavancar a carreira de nomes como Peter Gallagher, Kell Rowan, Adam Brody, Rachel Bilson, Melinda Clarke e tantos outros atores, a produção se passa na vizinhança abastada de Newport Beach, em Orange County, na Califórnia.

Entre mansões e praias deslubrantes, Sandy e seus mais novos conhecidos se relacionam, vivenciam seus conflitos familiares e se aproximam para sempre.

13. The Rain

Uma misteriosa chuva começa e transforma as pessoas em criaturas violentas e estranhas, deixando o mundo em um estado pós-apocalíptico. Anos se passaram desde que a primeira chuva caiu, e Simone (Alba August) e Rasmus (Lucas Lynggaard Tønnesen) decidem que é hora de sair do bunker em que seus pais os esconderam.

No entanto, o que eles encontram lá fora não é nada parecido com o que deixaram, e os dois, fragilizados, acabam sendo capturados por um grupo de adolescentes sobreviventes que estão em busca de segurança, comida e um pouco de paz.

The Rain é uma série escandinava que mistura uma fase complicada da vida e uma ainda mais complicada do mundo.

E você, qual é a sua série favorita sobre e para adolescentes?