Saiba como desativar as perguntas sobre lugares exibidas no Google Maps

1 min de leitura
Imagem de: Saiba como desativar as perguntas sobre lugares exibidas no Google Maps

Desde 2017 o Google Maps oferece a funcionalidade de perguntas e respostas relacionadas aos locais identificados no mapa. Por meio dela, os usuários podem pedir recomendações, perguntar sobre serviços específicos do estabelecimento (fraldário, bicicletário etc.) e também publicar opiniões sobre o atendimento no local, que pode ser desde padarias e restaurantes até parques e praças públicas.

Por trás da funcionalidade impera uma lógica de compartilhamento de informações estimulada entre os próprios usuários. Isso significa que não cabe apenas ao proprietário do espaço ou aos funcionários responder às questões. As dúvidas podem ser sanadas pelos usuários que frequentam o ambiente ou o seu entorno.

É por esse motivo que, ao pesquisar um determinado endereço, o Google Maps pode fazer perguntas sobre locais da região. Dependendo da sua frequência na região, o software de mapas o identifica como um potencial usuário para solucionar dúvidas de outras pessoas. O software também pode fazer indagações sobre lugares que você tenha visitado recentemente.

Como desativar notificações de perguntas no Google Maps

O desconforto ocorre porque a visita a lugares populares pode render uma série de notificações posteriores. Como as notificações podem gerar incômodo ao utilizar o aplicativo, saiba que é possível desativar o recurso nas configurações. Para isso, basta acompanhar os passos do tutorial.

1. Abra o aplicativo Google Maps no seu smartphone ou tablet com sistema Android. Infelizmente, a alternativa não é disponível para o iPhone (iOS).

2. Selecione a opção de Menu, indicada por três tracinhos horizontais, na parte superior da tela, ao lado esquerdo da barra de buscas.

3. Na lista de opções que se apresentará, procure "Configurações".

4. Vá em "Notificações" e "Suas Contribuições".

5. Em seguida, desative a opção "Perguntas sobre locais".

Ao fazer isso, o Google Maps não enviará mais perguntas de outros usuários sobre estabelecimentos que você tenha visitado e/ou avaliado.

Como desativar as notificações do Google Maps para as empresas

Todas as perguntas feitas sobre os estabelecimentos são direcionadas à conta do proprietário ou responsável legal pelo local. É possível desativar também as notificações para que o fluxo de recebimento das questões não interfira no uso do Google Maps. Para isso, o passo a passo é similar. Porém, no menu das notificações, em vez de selecionar "Suas Contribuições", é preciso escolher "Pessoas e lugares" e, logo após, clicar em "Fichas de empresas".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.