Após 8 anos, Google atualiza câmeras utilizadas no Street View

1 min de leitura
Imagem de: Após 8 anos, Google atualiza câmeras utilizadas no Street View

A essa altura do campeonato você provavelmente deve ter visto algum carro do Google Street View circulando por aí, mas sequer imaginava que as câmeras utilizadas por eles eram as mesmas desde 2009. Entretanto, o site Wired informa que os veículos destinados a tirar fotos de ruas e arredores para a Gigante das Buscas receberam uma atualização em seus equipamentos de captura.

De acordo com o site, os novos equipamentos vão ajudar a Google a obter imagens mais claras e em alta definição, além de apresentarem cores mais vivas. Ainda que isso pareça algo apenas cosmético, tais novidades podem ajudar bastante na hora de formar o banco de dados do Street View, melhorando o processo de machine learning utilizado pela empresa.

Outro detalhe mencionado é o fato de que agora o equipamento vai contar com apenas duas câmeras no teto do carro, cada uma apontada para um lado do veículo – e sem aquela espécie de “bola de futebol” que muitos já tiveram a oportunidade de ver, seja pessoalmente ou por fotos espalhadas na rede (uma delas está a seguir).

Carro do Google Street View

Sistema mais inteligente

O processo de machine learning e até mesmo a inteligência artificial da Google pode tirar ainda mais proveito das fotos obtidas pelos novos equipamentos. Graças a esse sistema de aprendizado da máquina, há uma chance de que futuramente o sistema aprenda a responder perguntas como “qual é o nome da loja cor de rosa que fica perto da igreja na esquina” e outras parecidas com essa.

Tais inclusões seriam possíveis graças ao fato de o software capturar informações como nomes de comércios e logotipos utilizados por empresas, além de “ler” placas para saber o horário de funcionamento de determinados estabelecimentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.