Norte-americanos tiveram dor nos olhos de ver o eclipse solar a olho nu

1 min de leitura
Imagem de: Norte-americanos tiveram dor nos olhos de ver o eclipse solar a olho nu
Imagem: Associated Press/Andrew Harnik

Quem prestou atenção nas aulas de Ciência quando ainda estava em seus primeiros anos do colegial provavelmente lembra que, nas aulas de introdução a astronomia, seu professor provavelmente deu uma dica importante sobre eclipses: você nunca deve olhar diretamente para ele a olho nu.

Pois bem, parece que muitos norte-americanos não estavam atentos à escola e acabaram pagando o preço por isso, sofrendo com dores nos olhos. Prova disso veio com um salto nas pesquisas da frase “meus olhos doem” no Google; este, por sua vez, teve um pico pouco depois de pesquisas sobre “eclipse solar” atingirem seu ápice e começarem a diminuir, ao fim do eclipse em si.

Acha que estamos exagerando? Então é só comparar os dados dos gráficos sobrepostos na imagem abaixo, trazida pelo pessoal do The Next Web:

É importante notar que os gráficos não mostram o número total de pesquisas sobre os termos, sendo que “Eclipse Solar” foi muito mais procurado. Mesmo assim, é engraçado saber que um bocado de gente ainda esteve desinformada (incluindo o próprio presidente dos EUA) ao ponto de correr risco de causar danos à própria vista – e que uma grande parte deles acabou usando o Pai Google para resolver o problema dessa estupidez.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.