Review: Nokia N97

14 min de leitura
Imagem de: Review: Nokia N97

Telefones com tela touchscreen já não são mais novidade: do todo-poderoso iPhone até aparelhos mais simples como o LG Messenger, quase todos os fabricantes de celulares já lançaram pelo menos um modelo dotado da tecnologia.

A Nokia começou sua série touchscren com o 5800 XpressMusic – aparelho destinado principalmente ao uso multimídia – que já passou pela análise do Baixaki e logo depois lançou o N97, mais voltado ao público profissional.

  

As semelhanças entre os dois aparelhos vão muito além da proximidade das datas de lançamento. O sistema operacional Symbian 5th Edition – também chamado de Symbian v5 – serve de base a ambos e várias configurações – como a utilização de telas resistivas e até mesmo o processador ARM 11 de 434 MHz – também são compartilhadas entre os dois smartphones.

Mas as diferenças existem: além de um perfil mais profissional, o N97 corrige algumas das falhas do 5800 XpressMusic, atendendo às reclamações dos usuários. A mais óbvia mudança é a tela inicial, que passa a contar, no aparelho da série N, com widgets e opções de personalização de funcionalidades. Isso, claro, sem falar nos 32 GB de memória disponíveis e sem qualquer necessidade de expansão.

Primeiro contato

Para quem está acostumado com o 5800 XpressMusic, o N97 – à primeira vista – não oferece grandes segredos. Apesar de um pouco maior, o formato é muito semelhante, e o acabamento do N97 é primoroso. Na versão testada pelo Baixaki – com corpo branco emoldurado em plástico cromado – todos os encaixes (capa da bateria e teclado físico) eram bastante justos.

Foi um pouco surpreendente não encontrar uma stylus acompanhando o N97, uma vez que telas resistivas são comumente associadas ao uso de acessórios apontadores. Felizmente a utilização do touchscreen não sofreu muito com a falta desta peça.

Além disso, vários comandos – principalmente as barras de rolagem – que eram de difícil ativação com os dedos em outras instalações do Symbian v5 neste aparelho estão bastante acessíveis.

A falta de espaço

Naturalmente que além da tela sensível o grande ponto alto – a ser conferido de perto logo que o telefone inicia – é o teclado QWERTY físico oculto sob a tela. Com um movimento simples e bastante fácil a tela desliza lateralmente, ficando numa angulação confortável, e revela o grande diferencial do N97.

Incrivelmente, o teclado do N97 é muito confortável para digitar. Mesmo com teclas pequenas e espaçamento entre elas digno de equipamentos Nokia da série E - mais simples que a série N -, o teclado se comporta muito bem e responde a toques com bastante precisão.

Entretanto, como nada pode ser perfeito, a Nokia decidiu mudar a posição e o tamanho da tecla de espaço. Ao contrário da usual posição central e da dimensão de aproximadamente três teclas normais, a barra de espaço do N97 está próxima à extremidade direita do teclado – entre os botões M e Sym – e é apenas um pouco maior que uma tecla normal.

Talvez com um período de utilização maior do que uma semana com o aparelho o costume de utilizar esta configuração de teclado sobreponha a dificuldade inicial. Mesmo assim, a quantidade de mensagens com Vs e Bs ao invés de espaços durante esse período – mesmo próxima a seu final – prova que sair do padrão nesses casos é uma aposta arriscada.

À esquerda do teclado um botão direcional faz as vezes de stylus para aqueles momentos em que os dedos não interagem com a tela. Alguns jogos e aplicativos podem se utilizar desse direcional para manter a visualização sem obstáculos, por exemplo.

Outros controles

Além da tela sensível e do teclado QWERTY, o N97 apresenta controles na superfície anterior – botões de pressão para iniciar e encerrar chamadas – e um botão cromado para o menu. A disposição destes três pontos foi pensada em facilitar a utilização durante a digitação, pois o acesso ao menu – normalmente disposto entre as funções de telefonia – no N97 está deslocado para a parte inferior esquerda da placa frontal do aparelho.

Na lateral esquerda do aparelho são encontrados o screenlock – uma chave para desabilitar a sensibilidade da tela e impedir o acesso acidental a algum serviço – e a porta microUSB usada para conexão com o PC e também para carregar a bateria. Nos extremos superior e inferior da face esquerda estão localizados os alto-falantes estéreo.

Na parte de cima do aparelho está o minúsculo – porém acessível – botão liga/desliga e a entrada para fones de ouvido de 3,5 mm. Já na lateral esquerda são encontrados os controles de volume e o disparador da câmera.

A tampa da bateria e a câmera fotográfica ocupam a parte traseira do N97. Conforme já citado anteriormente, o ajuste da tampa ao corpo do telefone é bastante firme e justo, dando uma impressão bastante sólida. Na parte inferior existe um relevo que ajusta a altura com a elevação da câmera, para o aparelho se manter na horizontal quando apoiado.

Usando o N97

O conforto na utilização do smartphone é alto, com todos os controles ao alcance dos dedos. Além disso, algumas tecnologias oferecem medidas extras de comodidade ao aparelho.

Um acelerômetro garante a orientação das telas – horizontal ou vertical – de maneira bastante rápida. Inclusive – em mais uma comparação com o 5800 XpressMusic – a tela inicial também tem sua posição de paisagem.

O touchscreen – apesar de resistivo – oferece uma sensibilidade confortável, não sendo necessário pressionar ou forçar a tela para obter o retorno do comando.

Durante ligações a tela se apaga graças a um sensor de proximidade. Sempre que afastar o aparelho do seu rosto para acessar sua agenda de contatos, por exemplo, a mesma reacende quase instantaneamente.

A qualidade da ligação é excelente, tanto para quem está no N97 quanto para a contraparte – dependendo também do áudio do outro aparelho, naturalmente. O microfone – que também pode ser usado para gravar voice memos – é bastante sensível, porém o aparelho conta com um segundo captador de áudio para o cancelamento ativo de ruídos. Em modo viva-voz o aparelho também não decepciona, com captação e retorno de sons muito limpos.

Tela inicial

Certamente um dos principais avanços do Symbian v5 do N97 em comparação com o instalado no parente multimídia, a tela inicial do smartphone é altamente personalizável. Além de ser possível inserir atalhos de aplicativos instalados e de contatos favoritos, você também consegue colocar widgets para email e redes sociais como o Twitter. Para alterar, adicionar ou remover atalhos da tela inicial, basta tocar no botão Opções no canto inferior esquerdo da tela.

Assim como no 5800 XpressMusic – que é de fato muito semelhante ao N97 em termos de recursos – existem alguns atalhos “secretos” na tela inicial. Clicando no canto superior direito – próximo ao ícone de bateria – é possível acessar o menu de conectividade. O relógio, a data e o perfil de utilização têm seus próprios botões na home screen.

Menus

Como esperado do Symbian v5, os menus podem ser apresentados em grade – com ícones grandes e distribuídos pela tela em linhas e colunas – ou em lista, com ícones menores e o nome dos aplicativos ocupando a maior parte do espaço.

Visualizar os menus em lista costuma resultar em barras de rolagem, que felizmente no N97 são mais facilmente ativadas do que no 5800 XpressMusic. Na visualização em grade é possível manter todos os ícones à mostra, sem depender de rolagens, através da criação de pastas de aplicativos. Isso pode causar um problema de navegação, devido aos múltiplos níveis de menu resultantes.

Um dos menus mais importantes do Symbian v5 é o de aplicativos abertos. Este menu é a porta de entrada à verdadeira capacidade de um smartphone: a multitarefa. Para acessá-lo basta pressionar por alguns instantes o botão de menu, ou então acionar o controle Mostr. aplics. abertos em qualquer seleção de opções de um programa.

Tudo que estiver ativo no seu N97 – menu, tela inicial, contatos, aplicativos etc. – será exibido como ícone na janela relativa aos aplicativos abertos. Tocando em qualquer um dos ícones você é levado até o programa relacionado. Outra opção existente é a de fechar programas que estejam abertos em segundo plano. Para isso você deve manter o toque por alguns instantes, até que a opção Sair se apresente.

Aplicativos

Como todo bom smartphone, um dos principais atrativos do N97 é a possibilidade de rodar diversos aplicativos de maneira portátil e prática. Esta é uma das grandes vantagens do aparelho rodar Symbian, uma vez que a quantidade de desenvolvedores atuantes e softwares disponíveis para esse sistema operacional é muito grande.

Entre os aplicativos que acompanham o aparelho, os mais dignos de nota são o navegador padrão da Nokia – estável, rápido e bastante prático, porém limitado em funções –, o calendário – que permite sincronismo com o PC – Windows ou Mac – e o Nokia Mapas, programa de localização por GPS semelhante ao Google Maps, porém com mais opções, inclusive a de recitar o caminho.

O QuickOffice Trial, pré-instalado e passível de upgrade para a versão completa, permite visualização, edição e criação de documentos do Office – Word, Excel e Powerpoint – enquanto dura o período de testes no N97.

A grande vantagem do N97 – e de outros aparelhos Nokia – é a Ovi Store. A loja online – acessível do computador ou mesmo do celular – oferece dicas de aplicativos gratuitos, recomenda programação de vídeos e músicas, além de fornecer a possibilidade de compra de programas direto do telefone.

Entretenimento

Não é porque o N97 tem um perfil mais profissional que ele não carrega uma série de características para entretenimento. Até mesmo o mais ocupado homem de negócios tira um tempinho para si, e o smartphone da Nokia pode oferecer algumas opções interessantes.

Música

Além de um player de música compatível com os principais formatos de arquivo usados atualmente, o N97 busca na Ovi Store ofertas e sugestões de música – que você pode comprar com um toque.

Caso você prefira acompanhar os resultados do seu time é possível sintonizar diversas rádios FM – o que naturalmente também permite que você ouça músicas –, desde que um fone de ouvido com fio esteja conectado ao aparelho.

TV & Video

Desde acessar o YouTube até sintonizar canais de TV digital, esta área é uma das principais em termos de entretenimento no N97. Gostou do que assistiu? O N97 dá a opção para salvar seus vídeos favoritos direto nos 32 GB de memória interna ou no cartão de memória.

Canais que disponibilizem feeds de vídeo também podem ser acessados a partir de seus RSS, atualizando automaticamente sua lista de lances para ver.

Câmeras

O N97 dispõe de duas câmeras: uma principal, na parte traseira, conta com lente Carl Zeiss e iluminação por LEDs; e a câmera secundária, ao lado do alto-falante dianteiro, que possui resolução VGA e é principalmente usada para videoconferências.

Fotografia

A Nokia aprendeu direitinho com o N95 e começou a dotar seus equipamentos mais avançados com câmeras de 5.0 Mpixel, flash com LED duplo e – assim como no seu antecessor – uma cobertura para proteger a lente de riscos e outros acidentes.

O software de fotografia apresenta as mesmas possibilidades do 5800 XpressMusic e os mesmos problemas de todas as câmeras de celular, como o atraso entre o disparo e a captura real da câmera, exigindo portanto um pouco de paciência do fotógrafo.

Edição de imagem

Assim como o “primo” multimídia, o N97 também tem – no software da câmera – um editor básico de fotos. Com ele é possível alterar modos de cor, fazer recortes e aplicar alguns efeitos simples nas imagens.

Filmagem

Outro ponto de destaque da câmera do N97 é que, além de apresentar capacidade de gravação com excelente qualidade na câmera principal, ela também oferece iluminação contínua para filmagens em condições críticas de iluminação.

Naturalmente a luz de LED não é muito potente, porém para vídeos sem grandes compromissos – como os normalmente feitos em um celular – o resultado é altamente satisfatório.

Conectividade

Um smartphone não é nada especial sem a internet. Instalar aplicativos e tudo mais pode ser interessante, mas o potencial de estar online o tempo todo e em qualquer lugar é que gera a procura por este tipo de aparelho.

O N97 não decepciona em anda nesse quesito, uma vez que além de habilitado para redes 3G também dispõe de antenas para 2G – usado apenas onde a conexão mais moderna não está disponível – e Wi-Fi.

Navegando

Além do CSS – navegador padrão da Nokia – existem várias opções interessantes para quem decidir instalar um browser diferente.

O Opera Mini, por exemplo, permite que você sincronize favoritos sem complicação a partir do Opera Link – ideal para quem já usa a versão desktop do programa – e oferece uma experiência de navegação muito real.

Ainda nas primeiras versões – mas com promessas cada vez mais interessantes – está o @digia, navegador criado especialmente para Symbian v5. A interface do programa é menos intrusiva que a do Opera Mini, porém ainda não dispõe da mesma quantidade de recursos.

O tamanho da tela e o touchscreen também favorecem muito a navegação, uma vez que permitem uma melhor apresentação do conteúdo dos websites.

Redes sociais

Sensação da internet, as redes sociais encontraram em smartphones seus parceiros perfeitos. Atualizar seu status no Orkut ou Facebook, manter seus seguidores a par da sua rotina através do Twitter e carregar fotos e vídeos para serviços como o Flickr e o YouTube é mais fácil do que se imagina.

Todas estas redes dispõem de aplicativos – gratuitos ou pagos – para Symbian, além dos sites com interfaces dedicadas a navegadores móveis. No N97, o Facebook e o YouTube já estão instalados antes mesmo de tirar o aparelho da caixa, enquanto aplicativos para Twitter e outros serviços podem ser facilmente encontrados na Ovi Store.

Localização

Uma das maravilhas do mundo moderno, especialmente para quem carece de senso de direção, o GPS se tornou quase uma necessidade nas grandes cidades. Para aproveitar a antena – que também suporta o sistema A-GPS – o N97 apresenta o Nokia Mapas pré-instalado, e para quem prefere trabalhar com o gigante de Mountain View, também existe uma versão gratuita do Google Maps para Symbian v5.

Ovi

Já citado inúmeras vezes durante esta análise, o serviço Ovi da Nokia é uma das grandes novidades da empresa finlandesa para conquistar clientes. Além da loja virtual ser muito completa, permitindo o download de músicas, vídeos e aplicativos, outros serviços também recebem a marca Ovi.

Com os serviços desta chancela é possível guardar backups de segurança de seus contatos, mensagens, arquivos e calendário, além de receber uma conta de emails capaz de centralizar diversos outros endereços, facilitando sua vida.

Sincronizar o Ovi e o Nokia Mapas permite o planejamento de viagens com a criação de roteiros e cronogramas. Inclusive através dos serviços Ovi é possível instalar mapas que não fazem parte do seu pacote local.

Além disso, o Nokia Ovi Suite – software gratuito para PC atualmente só disponível para Windows – permite que você baixe conteúdo direto no seu computador e sincronize seu celular através de Bluetooth ou pela interface USB.

N-Gage

O nome do antigo telefone-console portátil da Nokia foi herdado como serviço pela nova geração de equipamentos finlandeses. O N-Gage é um serviço para download de jogos pensados especificamente nos aparelhos da Nokia, e a variedade disponível é enorme. Entre os títulos mais famosos estão Star Wars: The Force Unleashed, Prince of Persia e Spore Origins, mas muitos outros também funcionam com o N97.

Bateria

O arquiinimigo dos usuários de smartphones também deixa sua marca no N97. Tela sensível, conexão 3G ou Wi-Fi, push mail – ou verificação ativa da caixa de entrada – são alguns dos elementos que colaboram para a drenagem frequente de carga da bateria.

Felizmente as células de energia do aparelho conseguem resistir – mesmo sob utilização intensa – a um dia de trabalho normal. Porém será necessário carregá-lo diariamente se você deixar muitos aplicativos abertos o tempo todo, ainda mais se algum (ou vários) exigirem conexão com a internet.

Nos testes do Baixaki foram criadas três situações bastante distintas:

Em um primeiro momento foi gerado um esforço extremo sobre a bateria, com aplicativos de push mail e Twitter abertos e carregando informação para os widgets na tela inicial durante um dia inteiro.

Somando-se isso a utilização normal de um telefone, como o envio de SMS, ligações feitas e recebidas, e também o uso das características de smartphone – navegação, atualização de redes sociais e registros em foto e vídeo de diversas ocasiões – o resultado foi o esperado. Após aproximadamente seis horas a bateria já se mostrava na última barra.

Depois do carregamento, o Baixaki deixou o telefone mais tranquilo. Sem push mail, nem widgets online e com uso moderado das funções mais avançadas. Nesse ritmo a carga do N97 durou pouco mais de dois dias, um resultado muito bom, considerando o tamanho da tela e o uso constante do touchscreen.

O terceiro cenário foi composto a partir da utilização casual do aparelho. Música, alguns vídeos, ligações e SMS ocasionais deixaram o rendimento da bateria em nível intermediário. Não foi tão grave quanto as seis horas do uso intenso, mas não chegou perto das quase 52 horas do uso restrito. Em termos de duração, sob utilização normal, pode-se dizer que a bateria do N97 dura aproximadamente 36 horas.

Para ter um N97

O preço é salgado – a não ser que você se comprometa com planos de operadora. Novo, na caixa, o aparelho custa em torno dos R$ 2400 - tanto para a versão branca quanto a preta -, sem contar o custo dos planos de voz e dados. Ou você acha que vale a pena comprar um equipamento destes sem acesso 3G?

Como as operadoras subsidiam uma boa parte do preço deste tipo de aparelho a partir de contratos de fidelidade, é possível conseguir um N97 por um preço mais suave, desde que você se comprometa a gastar uma quantia razoável de dinheiro com o plano de sua escolha.

Caso você consiga conviver com o teclado – principalmente com a tecla de espaço –, o N97 é uma escolha bastante válida para o segmento de telefones de altíssima geração.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.