Review: LG GT360

11 min de leitura
Imagem de: Review: LG GT360

Cada celular que surge no mercado foca em um público específico. O HTC TyTN pode ser chamado de “celular corporativo”; o Nokia 5800 Comes With Music, o celular dos apaixonados por multimídia.

E o LG GT360? Este celular já ganhou um apelido carinhoso de “LG Messenger” e foca no público que é louco por mensagens. Com um preço muito mais acessível do que celulares que também possuem teclado QWERTY, este aparelho chega para conquistar os adolescentes e adultos mais descolados, que não podem desembolsar uma fortuna em tecnologias mais avançadas.

Primeiras impressões

Ao retirar da caixa, temos a impressão de que este é mais um celular grande e sem graça. Com o design arredondado que era febre em aparelhos mais antigos, o LG GT360 não chama a atenção de pessoas que utilizam tela touchscreen ou aparelhos que parecem se desdobrar como um origami, de tantas funções.

No kit básico da pequena caixinha temos, além do aparelho, a bateria de lítio, o carregador, fones de ouvido com plugues do proprietário, Manual e guia rápido de utilização, cabo de dados para conexão ao computador e Micro SD de 1GB para memória.

O LG Messenger em sua melhor forma

Mas eis que este celular faz de tudo para nos conquistar. Ao olhar no geral dele, percebemos que algo falta, aliás, uma coisa importantíssima: onde estão os números? Caramba, os celulares estão tão modernos que o fabricante esqueceu que eles servem para ligações? Calma, eles estão por aí!

Além do formato arredondado e um pouco “gordinho” em relação a outros aparelhos lançados como o LG Cookie ou o Samsung Star, ele não é pesado. No bolso, por exemplo, ele ficará à mostra, porém nada muito diferente da grande maioria dos celulares por aí.

Ele é vendido em três cores diferentes: azul, rosa e vermelho (as opções amarelo e prata vendidas em outros países não foram encontradas em lojas especializadas). No modelo azul utilizado para a análise a pintura está intacta, mostrando-se extremamente resistente. Por não possuir partes metálicas, o celular não deve apresentar riscos nas laterais, apenas na tela (caso seja derrubado).

Tabela de especificações gerais

Tela e teclado

Na parte frontal do aparelho tempos alguns botões para as funções básicas de ligar e desligar o LG Messenger, quatro botões direcionais e, na parte central, o bom e velho botão “OK”. Além disso, dois botões nas extremidades para desbloqueio e funções rápidas, um pequeno botão “c” para limpar dados e outro que parece uma pequena calculadora.

É neste último que encontramos nossos números para ligação. O LG Messenger possui uma tela LCD de 2,4 polegadas touchscreen para números e teclado T9, facilitando o acesso no momento de se fazer ligações.

Teclado touchscreen em uso

Porém o touchscreen não é usado para mais nada além disso. Você não é capaz de acessar o menu através desta função, o que pode ser um tanto quanto frustrante. A sensibilidade da tela é relativamente boa, porém não é possível analisar seu comportamento com rolagem, pois não é usada esta função no celular.

Para digitar os números e fazer ligações a tela é satisfatória, com uma boa resposta. Mesmo assim a função da tela é pouco aproveitada, que deveria ser utilizada também para navegação nas opções do celular, pois a configuração do menu com botões espaçados e grandes ajudaria bastante neste caso.

Há ainda nas laterais duas saídas, uma conexão do proprietário (para carregador, fone e cabo USB) e outra para o cartão Mini SD. Estas saídas são protegidas por uma capa que é retirada  durante o uso do carregador, USB ou semelhante, porém continua fixa no aparelho e nos pareceram extremamente frágeis.

Na lateral oposta também encontramos a tecla para acesso rápido à câmera digital e controle de volumes (utilizados também para regulagem do zoom nas fotografias).

QWERTY

Ao rotacionar o celular para a direita, encontramos aquilo que o faz ser um dos sonhos de consumo de quem gosta de mandar mensagens. Ao deslizar a parte superior para cima encontramos o teclado QWERTY de três fileiras.

O teclado QWERT a pleno vapor, com o menu específico para quando se abre o aparelho

As teclas são espaçadas e confortáveis para os mais diversos usuários, mas ainda é necessário um pouco de costume para utilizá-las rapidamente, devido ao esquema de numeração, pontuação e botões.

Por contar com apenas três fileiras, muitas das funções estão inseridas no mesmo botão. Para acessar os números, por exemplo, é necessário utilizar uma combinação de teclas. O mesmo para inserção de símbolos e para algumas funções específicas (como inserir endereço da mensagem).

Felizmente, as setas direcionais estão também no teclado e podem ajudar bastante na hora de navegar pelas opções do aparelho. Para quem navega pela internet e troca mensagens, o teclado é um grande atrativo, que facilita a redação de mensagens e inserção de senhas nos mais diversos sites como Orkut, MSN e Gmail.

Uma observação que vale a pena ser comentada diz respeito à abertura do teclado. A abertura para a visualização do teclado se dá de forma não tão suave quanto se pode esperar. Além disso, o sistema não parece tão durável quanto deveria ser, pois será usado com frequência.

Processamento e internet

Visão invertida do aparelhoEm termos de sistema operacional e processamento, o LG GT360 não demonstra destaques positivos nem negativos. Utiliza um sistema próprio para o processamento de dados e segue os padrões de celulares simples, que possuem navegação pela internet.

A primeira inicialização do celular demora uma média de 20 segundos, ou seja, o sistema é carregado rapidamente. As principais funções do celular também foram acessadas sem grande demora, o que conta como um dos pontos positivos do aparelho.

O LG Messenger não possui conexão Wi-Fi ou 3G, portanto para acesso à internet o usuário precisará de um pacote de dados, através do acesso pela conexão EDGE Quad Band. Para sites como o Orkut, Messenger, Gmail ou Twitter, o processamento é rápido e depende apenas do pacote de dados escolhidos.

Porém o acesso a sites mais pesados fica extremamente restrito. Neste caso, alguns sites nem mesmo abrem no celular, por “falta de memória”. Nos nossos testes o celular não possuía nenhum dado armazenado na memória interna e mesmo assim o problema foi recorrente.

Por não contar com sistemas operacionais que prezam pela edição de imagens e troca de dados, o GT360 conta com o Java para executar as principais funções, abrir aplicativos e jogos diversos.

O celular que testamos trouxe instalados dois jogos em versão demo, o navegador Opera Mini, além do Windows Live Services (que conta com MSN, Hotmail e Spaces) e do pacote Google (acesso rápido ao Orkut, Gmail e Google Maps).

Entre no Okrut pelo aparelho

Através dos acessos rápidos pelo navegador integrado, o sistema operou um pouco mais lentamente em uma conexão de 300kbps. Com o acesso pelo Opera, esse tempo foi reduzido, o que demonstra que o navegador integrado utiliza mais do sistema, porém nada que seja exorbitantemente diferente.

Novamente, é bom frisar que, apesar de ser vendido como o celular para “Messenger”, suas funções podem ser comparadas mais a um celular mais simples do que a um smartphone, que tem como uma das funções principais o acesso à internet. Portanto, o GT 360 não conta com processamento e navegação potentes para páginas web, vídeos e dados.

Entretanto, também é importante comentar que, para as funções mais simples como abertura de páginas em HTML ou acesso a chats, este celular é perfeitamente recomendável, desde que se tenha em vista que é preciso contratar um pacote de dados com a operadora local. Ele também pode ser usado como modem.

Menu

Aparelho na cor vermelhaO menu principal do aparelho é simples, porém funcional. Com apenas alguns ícones principais que separam multimídia, configurações, chamadas, organizador, contatos e mensagens, você é capaz de acessar cada um tanto pelas setas na parte frontal do aparelho quanto pelo teclado QWERTY.

Já ao abrir o teclado do LG Messenger, um menu aparece com algumas das principais funções acessadas pelas teclas de escrita. Lá você rapidamente pode iniciar a escrita de suas mensagens ou acessar o MSN e Orkut, pois são integrados a este acesso.

Para acessar o menu principal com o teclado aberto, é necessário sair deste acesso rápido e entrar novamente no menu principal. Nenhum destes pode ser modificado, portanto se você comprou o celular de alguma operadora específica, cuide com a quantidade de acessos que levam à internet, para depois não tomar um susto com a conta no fim do mês.

Caso você contrate algum plano, além de acessar conteúdos na internet, você é capaz de baixar aplicativos e games em Java, que existem aos montes por aí.

Entradas e saídas

Entrada para USB, fones de ouvido e carregador (proprietário)Para quem não quer acessar a internet no celular, aqui uma boa notícia: ele possui conexão USB para que você escolha programas do computador e insira-os no seu aparelho. Porém a saída para a conexão USB é feita através do plugue proprietário.

Esta saída também conecta o carregador ao aparelho e os fones de ouvido que acompanham seu celular. Portanto, você pode fazer apenas uma tarefa de cada vez. O LG Messenger conta também com conexão bluetooth, para quem gosta de trocar músicas e outros dados com amigos.

O LG GT360 vem acompanhado de um cartão Mini SD de 1GB de memória para armazenar dados e músicas. Uma ótima vantagem em relação a isso é que a entrada do cartão é localizada na lateral do aparelho, o que facilita bastante na hora de retirá-lo ou trocá-lo por outro com maior capacidade (podem-se usar cartões de até 4GB).

Som e imagem

Microfone acompanha fones de ouvido Em termos de som e imagem, o LG GT360 não deixa a desejar a seus companheiros, pois possui uma câmera de 2.0 megapixels (enquanto muitos concorrentes ainda insistem em fotos de 1.3 megapixels). Tanto fotos quanto vídeos devem ser usados com o celular na lateral, mesmo que o teclado QWERTY esteja recolhido.

As imagens podem ser capturadas em diversas resoluções, que variam de 320x240 até 1600x1200. É aqui que podemos economizar no espaço, pois dependendo de cada escolha você tem maior ou menor quantidade de fotografias.

As fotografias são satisfatórias e o celular ainda traz alguns extras extremamente úteis para a edição e personalização de cada uma delas. É possível ajustar efeitos de cor, ajuste de luz ou mesmo utilizar o temporizador para tirar fotos com todos os amigos reunidos. Porém, não é possível criar molduras ou efeitos diferentes para cada imagem.

Para vídeos, o LG Messenger também possui ajustes de cores e luz, além das opções de tamanho para envio normal ou por MMS. A qualidade também é satisfatória e depende da “firmeza” de mãos do fotógrafo e de condições de luz, pois não possui flash ou iluminação específicos.

Músicas para todas as ocasiões

Como não podia faltar, o LG GT360 possui rádio FM e suporte para arquivos MP3, AAC, WMA e Midi, além de alertas polifônicos. Com o cartão SD de 1GB é possível armazenar uma média de 200 músicas (imagine se você adquirir um de 4GB).

O celular conta com um alto-falante integrado que surpreende pela qualidade. A distorção do som aparece apenas com o volume bem alto, o que significa que você pode ouvir suas músicas prediletas sem chiados e barulhos incômodos, mesmo que elas estejam em um “tom” mais elevado.

Música a todo vapor

Os fones de ouvido que acompanham o aparelho possuem plugue proprietário, portanto, se este quebrar, só adquirindo outro da mesma marca. Controla-se o volume tanto nas setas quanto na lateral do celular.

O player de música é simples, com o predomínio das cores azul e amarelo. Não existem opções de temas para o tocador, porém ele pode ser acessado tanto com o celular aberto quanto fechado.

Bateria

Seguindo a tendência dos aparelhos mais modernos, o LG Messenger possui uma bateria de Lítio de 3.7V de 800mAh. São cinco horas de conversação e 444 em stand-by (modo de espera).  Utilizamos o aparelho por uma semana e a bateria foi bastante econômica, mesmo com vários testes de desempenho, acesso a internet, música e afins.

Vale a pena?

Se você é uma pessoa que anda com a grana meio curta e quer um celular com funções boas aliadas a um teclado QWERTY para enviar mensagens, o LG GT360 é o celular para você. Porém não pense que ele é a perfeição, pois ele possui alguns probleminhas que não deveriam aparecer.

Vale a pena?

O uso do teclado QWERTY, por exemplo, não pode ser considerado intuitivo e requer alguma prática para ser usado sem grandes problemas. Os botões possibilitam o uso tanto por pessoas com dedos maiores quanto menores, porém a combinação de teclas para funções simples, como inserção de números, complica a vida de quem ainda não está acostumado com o celular.

Além disso, alguns botões ora servem para uma tarefa, ora para outra, o que confunde o usuário que acabou de adquirir o aparelho. Obviamente, com a prática esses problemas virtualmente desaparecem, porém é importante comentar que a funcionalidade é o primeiro atrativo no momento da compra.

Em termos de material, o LG Messenger possui apenas um revés: a capa que protege a bateria e o chip GSM é bastante fina e frágil, e parece suscetível a quebras a qualquer momento. Isso pode ser dito também das proteções das entradas laterais, que em nosso teste já apresentaram uma deterioração visível.

Outro ponto que deve ser frisado em relação aos defeitos está no fato de o celular contar com diversas opções para internet, mas não com tecnologia 3G ou Wi-Fi. Entendemos que o LG GT360 não é um smartphone, porém ele deveria ao menos acessar a internet de uma forma mais otimizada. Algumas páginas não foram abertas durante a navegação devido ao pouco suporte da memória interna, o que pode ser frustrante para quem adquire e paga por um pacote de dados.

Também em rosa, para garotas

Entretanto, o LG Messenger conta com boas funções e o teclado QWERTY de fato ajuda no momento de criar mensagens e sua parte multimídia é simples e funcional. O volume é satisfatório e fotografias possuem uma boa qualidade também quando inseridas no computador.

Outra vantagem do aparelho é sua funcionalidade com o teclado recolhido. Os botões direcionais são grandes e bem interessantes para acessar o menu e atender chamadas com o celular fechado, o que protege seu aparelho contra olhos grandes de plantão.

Encontramos o LG GT360 com preços que variam na faixa de R$ 499,00 a R$ 599,00, ou seja, vale a pena dar uma boa pesquisada antes de adquirir um destes para uso. Ele, inclusive pode ser encontrado muitas vezes em promoção nos sites, por isso fique de olho e economize ainda mais em um celular descolado e moderno.

Fique atento para outras análises de aparelhos eletrônicos aqui no Baixaki e não deixe de postar sua opinião sobre mais este celular. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.