(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Em 2010, a Google começou a preparar terreno para o lançamento do que foi chamado de Google TV, uma espécie de antepassado mais ambicioso do Chromecast que nunca saiu do papel. Quatro anos depois, esse projeto finalmente pôde ver a luz do dia: segundo o site The Verge, a empresa já prepara um serviço chamado Android TV, que pretende levar aos televisores a simplicidade do sistema operacional móvel.

Em vez de tentar revolucionar, a ideia agora é oferecer um serviço conhecido para uma nova função. Assim como a Fire TV e a Apple TV, a ideia é ser uma "interface de entretenimento para que o consumidor encontre e aprecie conteúdos com o mínimo possível de problemas".

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Em vez de você precisar abrir o Netflix para escolher o filme, por exemplo, o longa-metragem já estará disposto na tela inicial junto com destaques de outras plataformas. A ideia é exibir programas e ferramentas por cartões, separados por categorias de conteúdo.

Outros aplicativos confirmados, ao menos segundo as imagens, são Play Movies, YouTube, Hulu TV, Pandora e alguns jogos, incluindo títulos bastante populares para dispositivos Android.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

O controlador terá os botões "Enter", "Home" e "Back" para navegação, além de comandos para os games. De acordo com documentos obtidos pelo site, vários desenvolvedores de alto nível começaram a criar apps para o projeto. A Android TV suportará ainda controles de voz e terá notificações (limitadas, para não atrapalhar a experiência).

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Não se sabe a data de lançamento do aparelho e nem o impacto que a Android TV terá no Chromecast, que ainda é bastante novo, ou se ele mudará bastante o funcionamento de aparelhos como Smart TVs ou laptops com Chrome OS. A Google recusou-se a comentar a história.

Cupons de desconto TecMundo: