A Google deve terminar o ano de 2012 como a primeira colocada em um ranking do qual não há muitos motivos para ter orgulho. A Gigante de Mountain View foi a empresa que mais desembolsou dinheiro com lobbying, prática que consiste em influenciar os governos e órgão públicos a tomarem decisões em favor de interesses privados.

O ranking foi elaborado pelo site OpenSecrets e contempla as empresas do setor de tecnologia que mais “investiram” nos bastidores da política. A Google, primeira colocada, gastou mais do que o dobro da segunda empresa da lista, a Microsoft, que destinou US$ 5,6 milhões a essa finalidade. Confira quais são as 15 primeiras empresas do ranking:

  1. Google — US$ 13,1 milhões;
  2. Microsoft — US$ 5,6 milhões;
  3. Hewlett-Packard — US$ 5,3 milhões;
  4. Oracle — US$ 3,7 milhões;
  5. Entertainment Software — US$ 3,5 milhões;
  6. IBM — US$ 3,5 milhões;
  7. Intel — US$ 2,7 milhões;
  8. Facebook — US$ 2,5 milhões;
  9. Yahoo! — US$ 2,1 milhões;
  10. Intuit — US$ 1,9 milhão;
  11. Cisco Systems — US$ 1,9 milhão;
  12. Amazon — US$ 1,8 milhão;
  13. Dell — US$ 1,8 milhão;
  14. EMC — US$ 1,6 milhão;
  15. Apple — US$ 1,4 milhão.

Cupons de desconto TecMundo: