Google quer ensinar crianças a programar com o Project Bloks

1 min de leitura
Imagem de: Google quer ensinar crianças a programar com o Project Bloks

A Google está anunciando o Project Bloks, que é uma pesquisa colaborativa entre o Google, Paulo Blikstein (Universidade de Stanford) e a IDEO. O objetivo é criar um hardware aberto para que crianças tenham experiências físicas de programação e entrem cada vez mais nesse mundo.

"Na Google, somos apaixonados por empoderar crianças a criarem e explorarem com a tecnologia. Nós acreditamos que quando elas aprendem programação, não estão apenas aprendendo a programar um computador, e sim, conhecendo uma nova linguagem de expressão criativa e desenvolvendo o pensamento computacional: um conjunto de habilidades capaz de resolver todos os tipos de problemas", comentou a Gigante das Buscas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A iniciativa da Google, em resumo, vai unir brinquedos e jogos para ensinar programação aos pequeninos. Como a plataforma é de código aberto, qualquer pessoa — desenvolvedores, designers e até pesquisadores e educadores — pode utilizar as linhas para desenvolver experiências físicas.

"Também conhecida como programação tangível, oferecemos uma maneira única de combinar a forma inata como as crianças brincam com o aprendizado do pensamento computacional", explicou a Google.

Project bloks

Um dispositivo de demonstração, chamado de Coding Kit, já permite que as crianças possam aprender conceitos básicos de programação. Isso acontece por meio de blocos de código para criar um conjunto de instruções que serão enviadas para controlar brinquedos e dispositivos conectados. Entre eles, celulares, tablets, computadores e até a possibilidade de utilizar robôs.

Como o futuro dos smartphones, o Project bloks foca em um sistema modular. Veja abaixo algumas peças:

Pucks

Podem ser criados com diferentes formas e maneiras de interagir. Além disso, podem ser programados com diferentes instruções.

Pucks

Base Boards

A placa base serve para conectar os Pucks. Por meio de um sensor capacitivo, ela pode ler as instruções dos bloquinhos (Pucks) e se conectar em outras placas base.

Placas base

Brain Board

É o que vai alimentar e conectar todos os itens. Ela vai ler as instruções das placas base e enviar via WiFi ou Bluetooth para gadgets conectados. Além disso, a Brain Board é construída em um Raspberry Pi Zero.

Rapsberry

Clicando neste link, você pode conhecer como está o andamento do Project bloks e participar de estudos de pesquisa. Ainda, é possível se cadastrar para receber atualizações sobre o projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.