Com a cabeça na nuvem: Google Drive deve armazenar tudo do seu PC em breve

1 min de leitura
Imagem de: Com a cabeça na nuvem: Google Drive deve armazenar tudo do seu PC em breve

Armazenar coisas no próprio computador é coisa do passado; a moda agora é a computação em nuvem, onde você pode guardar tudo o que quiser em servidores de empresas e acessar tudo por meio da internet onde você quiser. Assim, além de tudo estar disponível para você de maneira mais prática, você não corre o risco de perder suas coisas quando o seu HD pifar.

Atualmente, ao usar o serviço, você pode instalar um aplicativo em seu computador que cria uma pasta com o conteúdo do Drive

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além do OneDrive, da Microsoft, e o do iCloud, da Apple, uma das ferramentas de armazenamento remoto mais populares é o Google Drive, que oferece gratuitamente para seus usuários 15 GB (ou 30 GB para contas corporativas), além de pacotes pagos de 100 GB até 30 TB.

Atualmente, ao usar o serviço, você pode instalar um aplicativo em seu computador que cria uma pasta com o conteúdo do Drive. Tudo o que você fizer lá é sincronizado com a nuvem e vice-versa, visto que os arquivos também são copiados em seu PC.

Plataforma forte

A diferença agora é que a Google quer fazer do Drive uma ferramenta muito mais robusta de modo que não seja mais necessário reunir todo o conteúdo que você quer salvar na plataforma em uma única pasta, que é, na verdade, um programa instalado. A ideia é que o Drive monitore todo o seu computador e saiba quais daqueles arquivos deve ter um backup na plataforma, sem que eles precisem mudar de lugar no PC.

Essa nova função vai ser realizada pelo aplicativo Backup and Sync

Essa nova função vai ser realizada pelo aplicativo Backup and Sync, que deve substituir na maioria dos casos os app normal do Google Drive e o Google Photos, responsável por fazer backup das fotografias que você possui.

Fase inicial

A recomendação da própria empresa é que usuários pessoas físicas devem começar a usar a aplicação assim que for liberada para download, enquanto empresas devem esperar um pouco e continuar com o antigo Drive até uma versão mais estável surgir.

Ao que parece, esse deve ser o futuro dessas plataformas de armazenamento em nuvem: guardar tudo para o usuário de maneira segura e prática de ser acessada, como se os arquivos estivesse ali mesmo, no próprio computador. Nuvem boa é aquela que esquecemos que estamos usando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.