Software

Google Drive permitirá saber quantas vezes alguém viu o vídeo que você compartilhou

Inteligência artificial do Google agora cria um chatbot em vídeos no idioma inglês dentro do Drive para assinantes

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vidal

02/06/2025, às 13:30

O Google Drive é uma das plataformas mais populares quando o assunto é o armazenamento em massa de vídeos, fotos e diversos tipos de arquivos. A partir de junho, o Drive ganha novas funções, como uma integração com a IA do Gemini, e um contador de visualizações.

A primeira grande novidade no Google Drive é o contador de visualizações, que basicamente fornece um nível de detalhes maior para os responsáveis pelo arquivo. Logo após o compartilhamento, é possível clicar no botão “Detalhes” e o usuário terá acesso a um menu que informa quais pessoas acessaram determinado arquivo, e quantas vezes isso ocorreu.

O Google entende a nova funcionalidade como uma opção bem aguardada, e deve dar pelo menos uma noção de controle para os responsáveis pelos documentos. Isso pode auxiliar no rastreamento do engajamento dos conteúdos, útil em empresas que usam o Drive compartilhado com seus funcionários, por exemplo.

Google Drive ganha visualizador de views e resumo com IA
Com novas atualizações, Google Drive fica mais parecido com o YouTube (Imagem: Google)

Gemini fará resumo de vídeos no Drive

Para além da contagem de visualizações, a gigante de Mountain View anunciou uma maior integração entre o Google Drive e o Gemini. Agora, a IA da empresa é capaz de “ler” e entender o conteúdo de vídeos.

  • Em um vídeo já processado no Google Drive, basta clicar no ícone do Gemini e um menu lateral será aberto;
  • O Gemini oferece opções, como resumo do vídeo, um chatbot para realizar perguntas, uma opção de destacar as partes mais importantes do conteúdo;
  • O Drive também estreia um novo player de vídeos, que promete tornar a navegação mais suave.

Todas essas funcionalidades irão chegar para usuários do Google Workspace e/ou do Google One AI Premium em inglês já nas próximas semanas. 

Para mais informações sobre o Google Drive, continue ligado no site do TecMundo
 

Fontes