Chrome: como acessar um histórico temporário quando estiver no modo anônimo

1 min de leitura
Imagem de: Chrome: como acessar um histórico temporário quando estiver no modo anônimo
Imagem: Academia Wordpress

Muita gente anda utilizando o modo anônimo do Google Chrome para conservar a sua própria privacidade enquanto navega na web. Afinal, o recurso — caso você ainda não o conheça — permite que você use a internet sem que o navegador guarde informações sobre a sessão, como senhas salvas, preenchimentos de formulários, e, é claro, o histórico de navegação, página que registra todos os sites visitados pelo usuário.

Porém, mais do que ser um “dedo-duro” para informar outras pessoas a respeito do que você anda vendo na web, o histórico também é uma ferramenta excelente para que você mesmo consiga se lembrar daquela página bacana visualizada alguns minutos atrás — basta então visitar esse registro, dar uma conferida na lista e clicar duas vezes em cima do link desejado para abri-lo novamente. Tem como ser mais prático do que isso?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, caso você queira usufruir da privacidade do modo anônimo, mas ao mesmo tempo sente falta das facilidades do histórico, saiba que a melhor solução é utilizar uma extensão gratuita batizada como Off the Record History. Ela cria um histórico temporário de navegação, que é eliminado automaticamente assim que a janela anônima for fechada. Para usar o plugin, primeiramente, clique aqui para instalá-lo em seu Google Chrome.

Instale o plugin no seu navegador

Depois de adicionar a extensão ao navegador, digite a URL chrome://extensions na barra de endereços e pressione Enter. Alternativamente, você também pode clicar no ícone de configurações do Google Chrome, e, no menu “Mais ferramentas”, entrar em “Extensões”. Agora encontre o Off the Record History na lista de plugins instalados e assine a opção “Permitir em modo anônimo”.

Permita que o complemento funcione no modo anônimo

Para testar o programa, vamos abrir uma janela anônima do Chrome e visitar alguns sites. Ao clicar no ícone do Off the Record History (localizado na barra de tarefas do browser), você abre uma pequenina janela contendo o seu histórico. Ela está dividida em “Recently closed” (abas fechadas recentemente) e “Full history” (histórico completo, com registro de tudo o que foi navegado desde o início da sessão).

Prontinho! Um histórico de navegação no modo anônimo do Chrome

Vale ressaltar mais uma vez que todas as informações do Off The Record History são eliminados de forma automática assim que você fechar a janela anônima — assim você pode ficar tranquilo sabendo que ninguém conseguirá visualizar os sites que você navegou enquanto estava “escondido”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.