Novo golpe no WhatsApp leva usuários a se cadastrarem em serviços de SMS

1 min de leitura
Imagem de: Novo golpe no WhatsApp leva usuários a se cadastrarem em serviços de SMS

A ESET — desenvolvedora de soluções de segurança — alertou sobre uma nova forma de golpe criada por cibercriminosos. Os hackers enviam um link aos usuários através do WhatsApp com a promessa de ensinar a clonar o mensageiro de outras pessoas. Basta que clicar no link para ser direcionado a um vídeo com a explicação de como realizar a ação prometida.

A mídia mostra uma pessoa encapuzada descrevendo como funciona o esquema. Quando o usuário chega ao momento em que o vídeo vai demonstrar a clonagem, um pop-up aparece. Ao clicar, a plataforma leva ao compartilhamento do link com a lista de contatos do indivíduo, fornecer o número de seu próprio celular, curtir a página dos criminosos no Google Plus e ao cadastro em um serviço premium de SMS sem que a pessoa saiba, o que consome todo o crédito da vítima.

A dica para não cair nesses golpes é ter sempre um antivírus atualizado no smartphone e desconfiar de links recebidos via mensagem. Segundo a ESET, o WhatsApp vem sendo um grande alvo de ataques cibernéticos devido à grande massa de usuários e facilidade de compartilhamento. Saiba todos os detalhes por aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.