Por dentro do novo Gmail

4 min de leitura
Imagem de: Por dentro do novo Gmail

Há pouco mais de um mês os serviços da Google começaram a ganhar visual novo, mais simples e dinâmico. O primeiro a ter a aparência renovada foi o Google Reader e, alguns dias depois, o Gmail surpreendeu os usuários com as mudanças. Como já é costume da gigante da internet, as alterações foram sendo aplicadas às contas das pessoas gradualmente. Agora, praticamente todos os que utilizam o serviço de email já contam com a nova interface.

Como tudo o que é novidade, o visual novo do Gmail foi recebido com um pouco de receio por vários usuários. Porém, as melhorias trazem consigo facilidades e novas ferramentas que visam tornar o uso do serviço de emails bem mais agradável e prático. Abaixo você confere as principais mudanças feitas e algumas dicas de utilização.

O visual

Como foi um dos assuntos mais comentados, a nova aparência do Gmail não poderia estar em outro lugar senão nas primeiras posições desta lista. Motivo de alegria e frustração, o novo visual do serviço de email da Google causou algum rebuliço nos fóruns pela internet. As mudanças não foram muito radicais, mas transformam alguns aspectos do gerenciamento da página de emails.

A nova aparência está bem mais simples, mas ainda assim muito bonita. Agora o Gmail se adapta ao tamanho da janela do navegador, redimensionando a caixa de entrada para as mensagens. Os menus laterais, como a caixa do GTalk e as etiquetas, podem ser ajustados para qualquer tamanho, personalizando ainda mais a página.

Uma novidade que leva algum tempo até você perceber são os ícones usados para ilustrar os botões na página do correio eletrônico. Os desenhos estão mais modernos e elegantes, para se ajustarem melhor ao novo visual do Gmail.

A exibição das mensagens também está um pouco diferente, com uma aparência mais parecida com conversas de mensageiros. As citações mais longas são escondidas quando você abre um email enviado como resposta, deixando apenas as mensagens mais recentes em exibição. Assim você fica com mais espaço na tela para outros conteúdos.

O papo com os amigos também ficou mais interessante. A imagem de exibição de cada participante da conversa é mostrada na janela, facilitando na hora de identificar quem escreveu o quê.

Temas

A adição de temas em HD foi uma das novidades que mais agradou aos usuários do correio eletrônico. Apesar de ainda serem poucas, as skins com imagens de alta definição dão um destaque ainda maior à beleza da nova interface do Gmail.

O reforço também chegou para os temas mais simples. A galeria foi incrementada com mais algumas cores e temáticas diferentes. Ideias para você deixar a caixa de entrada do seu email personalizada é o que não vai faltar.

Círculos

A Google vem trabalhando bastante na integração de seus serviços. Depois de o Google Reader utilizar o Google+ para o compartilhamento de conteúdo, agora é a vez do correio eletrônico da empresa pegar algumas facilidades emprestadas da rede social. Na coluna à esquerda da interface você encontra a opção “Círculos”, logo acima da lista de etiquetas criadas.

Essa funcionalidade ajuda você a visualizar os emails enviados por seus contatos do Google+. A ideia é que ela funcione como um filtro. Todos os círculos presentes em seu perfil da rede social da Google são exibidos. Clicando sobre “Amigos”, por exemplos, apenas as mensagens das pessoas que pertencem a esse círculo serão exibidas. Uma maneira mais prática de encontrar um email.

De volta ao visual antigo

Nem todos gostaram das mudanças feitas nos serviços da gigante da internet. Pensando nisso, a Google adicionou uma ferramenta para alterar a forma de exibição do conteúdo na tela, fazendo com que o correio eletrônico fique com a aparência um pouco mais parecida com a antiga.

Você só precisa alterar a densidade de exibição no correio eletrônico. O Tecmundo publicou o tutorial “Avessos ao novo visual do Gmail podem mudar para estilo mais tradicional” ensinando os passos necessários para mudar o visual do serviço. O processo é bem simples e você só precisa de dois cliques do mouse. Confira!

Busca e filtro

Além da parte gráfica, o novo Gmail traz melhorias significativas na parte de busca dos emails. Procurar uma mensagem ficou muito mais intuitivo agora, pois os filtros são criados com um simples clique do mouse. Para acessar as novas opções é só pressionar a seta para baixo presente no campo de pesquisa do serviço de emails.

Depois é só preencher os campos mostrados de forma a especificar melhor o que está procurando. O legal é que você pode criar filtros de emails baseado na pesquisa feita. Por exemplo, se você quer colocar em uma etiqueta todos os emails que tenham em seu conteúdo a palavra “Baixaki”, basta colocar no campo “Contém as palavras” os termos que devem ser considerados e clicar em “Criar filtro com esta pesquisa”.

O passo seguinte é escolher as ações a serem tomadas quando as mensagens com o filtro criado chegarem à sua caixa de entrada (arquivar, marcar como lida, encaminhar, etc.). E tudo isso é feito sem sair da caixa de entrada de emails.

Novas ferramentas no Labs

O Labs do Gmail sempre é motivo de diversão e admiração dos usuários. São centenas de funcionalidades extras para você personalizar seu correio eletrônico. Entre as novidades do serviço de email, é claro que o laboratório de ideias não poderia ficar de fora. Várias novas ferramentas foram adicionadas à lista do Labs, como a notificação de novas mensagens, agora mais discreta, na aba do seu navegador.

.....

Estas são as principais melhorias feitas pela Google em seu serviço de email. O que você achou das mudanças? Não se esqueça de deixar um comentário contando suas experiências e dificuldades com as novas funcionalidades inseridas no Gmail.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.