O Facebook cresceu. A página é um fenômeno em todo o planeta, conta com mais de 1 bilhão de cadastros e virou até sucesso nas telas do cinema. E, como não poderia deixar de ser, no Brasil o sucesso também se repete. A rede social já é a mais popular no país e conseguiu derrubar o Orkut do posto de principal site do gênero, algo que parecia impossível alguns anos atrás.

Se você também não consegue ficar um dia sequer sem dar uma “mexidinha” na rede social, é importante conhecer alguns atalhos e dicas para conseguir tirar melhor proveito do que o Facebook tem para lhe oferecer. Confira algumas ferramentas que vão tornar a sua experiência na rede social ainda melhor.

Como ficar invisível no chat do Facebook

Nem sempre você entra no Facebook com “aquela” disposição para bater papo com a galera. E como a lei de Murphy gosta de pregar peças, quando você estiver com pressa ou sem nenhuma vontade de conversar, alguém vai lhe chamar no chat do site. Pois saiba que há uma maneira de evitar essa indisposição.

No canto inferior direito da tela, você encontra uma barra de acesso aos contatos para bate-papo. Ali, há também uma ferramenta que permite a definição de algumas opções. Basta clicar no ícone correspondente e, em seguida, selecionar a alternativa “Desconectar”.

Quando quiser ficar novamente disponível para conversar com a galera, tudo o que você precisa fazer é seguir o mesmo processo, porém, desta vez, marque a opção “Fique on-line”.

Agora, se você só deseja se tornar invisível para algumas pessoas ou, então, quer conversar só com determinados amigos, aí o processo é um pouquinho mais trabalhoso – mas também é possível. Nesse caso, o que você deve fazer é clicar nas “Opções” e, em seguida, em “Configurações avançadas”.

Uma nova janela deve surgir. Nela, basta selecionar a ferramenta desejada. Em “Todos os seus amigos veem você, exceto...”, você escolhe aqueles que não conseguirão vê-lo online, digitando seus nomes e, em seguida, marcando-os.  

Já em “Apenas alguns amigos podem vê-lo...”, você é capaz de determinar quais são os únicos contatos que lhe enxergarão online.

Quando quiser voltar ao normal, basta fazer o mesmo caminho, desmarcando as opções que haviam sido selecionadas. Outra maneira de gerenciar o seu bate-papo no Facebook é partir para a criação de listas de amigos.

Como ignorar atualizações de certos contatos

Você com certeza deve ter algum amigo que é muito legal pessoalmente, mas que se torna um pentelho quando está na internet. Há também aqueles primos chatos ou, então, aquele seu companheiro de trabalho que você só adicionou por educação.

Mark Zuckerberg, o “dono” da rede social, também deve ter contatos assim, pois o Facebook conta com ferramentas para que você possa simplesmente ignorar as atualizações desses amigos. E fazer isso é tarefa simples.

Quando alguma postagem do contato em questão aparecer em sua linha do tempo, clique naquela seta posicionada na parte superior direita da notificação. Em seguida, selecione a alternativa “Cancelar assinatura de (nome do contato)”. Depois que você fizer isso, você não receberá mais nenhuma atualização dessa pessoa.


Caso você não queira utilizar uma solução tão drástica, também é possível gerenciar quais novidades do contato serão exibidas em sua linha do tempo.

Para isso, clique também na seta na parte superior direita da publicação e escolha a alternativa “Somente atualizações importantes”.

Como remover marcações em fotos

As marcações de fotos no Facebook são uma grande fonte de dor de cabeça pra muita gente. Seja entregando quem cabulou aula para poder ir jogar bola ou aquele espertinho que foi para o bar com os amigos e não avisou a namorada, basta uma imagem marcada para que horas de explicações sejam necessárias.

Antes de receber o novo layout, o Facebook permitia que você controlasse, antes de ser marcado, as fotografias que aparecessem com você inserido. Agora, não há mais essa opção, de forma que é necessário gerenciar essas imagens uma de cada vez.

Assim, quando alguém lhe marcar em alguma foto, acesse-a por meio da sua notificação. Depois, clique no botão “Opções”, que surge logo abaixo da imagem. Ali, marque a alternativa “Denunciar/remover marcação”.

Quando você fizer isso, um popup deve surgir, com várias outras opções.  Selecione “Eu quero remover essa marcação”.

Após você clicar em continuar, o Facebook traz mais uma janela. Ali, escolha se você quer somente remover a marcação, se você prefere pedir ao contato para que ele exclua a imagem ou, então, se você deseja excluir esse amigo da sua lista.

Opção escolhida, aperte em “Continuar” e finalize o processo que o Facebook fez questão de deixar bem mais “enrolado” para todo mundo.

Saiba se alguém excluiu você no Facebook

Você pode até cancelar assinaturas, tirar a sua marcação das fotos dos outros e parecer um pouco antissocial. Agora, apagar alguém da lista de contatos é algo que você nunca teve a crueldade de fazer. Porém, quer saber se alguém vier a eliminá-lo do Facebook?

Isso é possível por meio da extensão Unfriend Finder, disponível tanto para o Google Chrome como também para o Mozilla Firefox (nesse caso, para quem também utiliza o Greasemonkey).

Primeiro, para obter acesso ao código que será instalado no Facebook, clique sobre o botão “Install”, que está no canto superior direito desta página (não clique em outros botões do site).

Quando o script for carregado, basta que você acesse a rede social. Lá, você poderá notar que logo abaixo do seu nome existe um novo link: “Ex-amigos”.

Em uma primeira verificação, você pode perceber que não há ainda nenhum amigo na lista. Isso acontece porque o script só começa a realizar o monitoramento a partir do momento em que for instalado, pois ele não é capaz de funcionar de forma retroativa.

No entanto, a partir de agora, sempre que alguém cancelar as relações de amizade, você receberá uma notificação dizendo “Nome da pessoa não está mais em sua lista de amigos”.

Como fazer uma capa irada para a sua Linha do tempo

Já que, mesmo sem agradar à maioria do seu público, o Facebook instituiu “na marra” a utilização das suas Timelines, então é preciso conseguir desfrutar do seu melhor recurso: as imagens de capa da Linha do tempo.

Muita gente encontra dificuldade na hora de escolher uma figura para inserir ali. Por isso, uma boa pedida é lançar mão de algum serviço que lhe dê uma mãozinha na hora de criar uma imagem personalizada bem legal.

Com este serviço, você é capaz de personalizar uma imagem do seu computador ou do próprio site inserindo informações relevantes para que elas apareçam na capa, como o seu endereço de email, site ou Twitter. Esta opção é muito legal para perfis corporativos.

O CoverCanvas é um pouco mais completo. Ele traz vários layouts, com uma grande variedade de opções e modelos. Você é capaz de personalizar imagens, cores e estilos, deixando a capa da sua Linha do tempo com uma cara bem profissional.

Se você não quer criar, mas deseja contar com uma imagem pronta para utilizar na sua Linha do tempo, há também boas alternativas, como o Timeline Covers, que traz várias montagens recortadas e prontas para serem adequadas ao seu Facebook. Clique aqui caso queira encontrar outras opções.

Cupons de desconto TecMundo: