Os melhores serviços online e extensões para o Facebook

10 min de leitura
Imagem de: Os melhores serviços online e extensões para o Facebook

Há quem não largue o Orkut de forma alguma. Graças aos usuários que ainda são fiéis a ele, esse site ainda tem a maioria dos usuários de rede sociais do Brasil. Porém, cada vez mais o Facebook vem agregando fãs e utilizadores assíduos, que passam a utilizar os dois serviços ao mesmo tempo ou migram totalmente para o segundo site.

Considerando esse cenário frequentemente mais favorecedor para o Facebook, logo é possível perceber a crescente quantidade de usuários que começam a utilizar a rede social todos os dias. Para esses aficionados no site, preparamos uma seleção com diversos programas, extensões e dicas que podem fazer a diferença na visualização do conteúdo e da aparência da sua página dentro do Facebook.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Acompanhe as atualizações sem abrir o Facebook

Com o uso cada vez mais crescente do Facebook por usuários do mundo todo, é normal que comecem a surgir ferramentas, extensões e programas que possibilitem uma navegação mais rápida dentro da rede. Alguns desses aplicativos ajudam o usuário a acompanhar as publicações feitas por seus amigos no site. Abaixo apresentamos quatro tipos de programas. Confira a descrição e escolha o que mais lhe agrada.

Extensão para o Google Chrome

Clique aqui para baixar o Facebook for Chrome

O Facebook for Chrome é um complemento específico para o navegador que lhe dá nome. O aplicativo permite ao usuário acessar as atualizações dos seus amigos, bem como notificações e mensagens recebidas, diretamente da interface do browser.

Depois de instalado no navegador, o Facebook for Chrome insere um pequeno ícone na parte superior direita da tela, ao lado do campo no qual as URLs são exibidas. Para acessar as funcionalidades permitidas pelo complemento, clique sobre a figura com o símbolo do Facebook.

Confira as atualizações do Facebook diretamente da tela do Chrome (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

No mesmo instante, uma janela aparece, dividindo o conteúdo em seis categorias: “News Feed” (Feed de Notícias), “Birthdays” (Aniversários), “Photo Albums” (Álbuns), “Check-Ins”, “Messages” (Mensagens) e “Friends” (Amigos). Logo abaixo, no final da tela, é mostrado o item “Notifications” (Notificações). Clique sobre ele para conferir as notificações recebidas.

Extensão para o Internet Explorer

Clique aqui para baixar o Facebook Toolbar for Internet Explorer

Já para os usuários que utilizam o navegador padrão da Microsoft, existe uma extensão chamada Facebook Toolbar for Internet Explorer. Este complemento coloca acessos rápidos para as diversas funcionalidades oferecidas pelo Facebook.

AmpliarBarra de ferramentas para o Internet Explorer (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Você pode abrir a lista de amigos completa em uma coluna lateral (“Facebook Sidebar”), procurar aplicativos e pessoas (“Search Facebook”), conferir as últimas notificações (“Notifications”), compartilhar a página atual por meio do Facebook (“Share”) e acessar páginas principais através de atalhos (“Quick Links”). Tudo isso localizado na barra de ferramentas originada pelo complemento.

Extensão para o Mozilla Firefox

Clique aqui para baixar o Facebook Toolbar

Para os usuários do navegador da raposa, indicamos o Facebook Toolbar, uma extensão que insere uma barra de ferramentas com funções específicas para a rede social, cuja aparência é muito semelhante à utilizada no complemento para o Internet Explorer mencionado acima. O novo item fica localizado logo abaixo da barra de favoritos do Mozilla.

AmpliarExplicações sobre a barra de ferramentas (Fonte da imagem: Facebook Toolbar)

Após a instalação do complemento e de reiniciar o Firefox, o usuário já pode visualizar a nova barra posicionada na interface. A partir do Facebook Toolbar, é possível fazer as seguintes ações:

  • Search Facebook – procurar por uma pessoa, página ou aplicativo dentro da rede;
  • Friends Sidebar – ver a lista completa dos seus amigos;
  • Quick Links – acessar favoritos rapidamente ou mudar configurações da interface;
  • Notifications – conferir as notificações de aplicativos, novas mensagens e pedidos de amizade;
  • Share – botão que funciona de forma semelhante à função “Curtir”. Quando clicado, faz com que a página atual seja publicada no mural do usuário;
  • Login – função que permite ao usuário acessar sua conta da rede de forma rápida.

Personalização do conteúdo

A tela principal do Facebook é muito bem organizada. Porém, para os usuários que estão apenas iniciando o uso da rede social, a forma como o conteúdo é apresentado pode ser um pouco confusa quando visualizada pela primeira vez.

O Better Facebook é um aplicativo que permite ao usuário personalizar a forma como a tela do Facebook é mostrada, inserindo novas divisórias e reorganizando a forma como cada item é exibido. Seja você usuário novo ou antigo, este programa é muito útil para quem deseja aprimorar a interface da rede social.

Ampliar

O aplicativo permite que o usuário personalize características que foram mudadas com a nova versão do Facebook. Se você faz parte do grande grupo de pessoas que prefere a interface da rede como era anteriormente, utilize as opções oferecidas pelo Better Facebook para aplicá-las.

Como o Better Facebook é um complemento para navegadores, é preciso escolher a versão que mais se adéqua ao seu caso. Confira, a seguir, os links para as três opções disponibilizadas pela extensão:

Better Facebook para Firefox

Clique aqui para baixar o Better Facebook para Firefox

Better Facebook para Google Chrome

Clique aqui para baixar o Better Facebook para Google Chrome

Better Facebook para Safari

Clique aqui para baixar o Better Facebook para Safari

Insira emoticons nas publicações

Clique aqui para baixar o i2Symbol para Firefox

Melhor do que poder escrever o que você sente ou deixar seus amigos atualizados em relação às suas atividades diárias é fazer isso utilizando emoticons e símbolos dos mais variados tipos para enfeitar a publicação.

Alguns dos símbolos oferecidos pelo programa (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

O i2Symbol é um complemento exclusivo para o Mozilla Firefox que coloca à disposição do usuário dezenas de desenhos e sinais que ajudam a enfeitar e a colocar mais emoção nas suas publicações. Se você sentia falta disso, essa é a oportunidade ideal de incrementar as suas postagens.

Personalização das fotografias do perfil

Na parte superior da página principal do Facebook, são mostradas as últimas fotografias que foram inseridas no seu álbum ou nas quais o usuário foi marcado por seus amigos. São cinco espaços que mostram as miniaturas dessas imagens.

AmpliarFaça efeitos superlegais no seu perfil (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

O que você talvez não saiba é que existe a possibilidade de aproveitar esses espaços para criar montagens de fotografias que vão deixar o seu perfil diferenciado. O FB Photo Magic e o Profile Photos Bar são dois exemplos de aplicativos online que permitem essa funcionalidade.

Clique aqui para acessar o FB Photo Magic

O FB Photo Magic oferece modelos já criados, para que você possa escolher sem ter o trabalho de montar, mas também oferece a opção de o usuário desenvolver sua própria montagem. São mais centenas de possibilidades de criação; basta soltar a imaginação, aplicar os desenhos no seu perfil dentro do Facebook e curtir o resultado.

Clique aqui para acessar o Profile Photos Bar

O Profile Photos Bar é um aplicativo do próprio Facebook que oferece modelos pré-construídos e organizados por categorias, de acordo com o tema de cada um, mas também possibilita que você crie sua montagem a partir do carregamento de uma fotografia própria.

Álbuns

Clique aqui para acessar o Pixable Photofeed

A forma de visualização dos álbuns oferecida pelo Facebook pode ser um pouco complicada às vezes, principalmente quando existe uma quantidade muito grande de imagens. Para melhorar essa parte da rede social, existe o Pixable Photofeed, um aplicativo presente no próprio Facebook que apresenta para o usuário uma nova maneira de conferir as últimas fotografias postadas pelos seus amigos.

AmpliarNova forma de conferir fotografias no Facebook. (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Com o Pixable, você pode conferir um feed de fotografias, ou seja, assim como acontece no Feed de Notícias – página principal do Facebook, com este aplicativo, o usuário confere as últimas imagens publicadas. As fotos são organizadas de acordo com o horário em que foram postadas, mostrando, também, os comentários e as pessoas que curtiram cada item.

Videoconferências

Clique aqui para acessar o Groupchat

Conversar com as pessoas utilizando meios audiovisuais não é privilégio apenas de mensageiros. No Facebook, você também pode se conectar aos usuários que estão na sua lista de amigos dentro da rede e realizar chamadas para curtir bons papos tendo o vídeo como um recurso extra.

Para fazer isso, recomendamos o Groupchat, com o qual é possível conversar com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. O programa não permite que os participantes se comuniquem por meio de texto, porém, apresenta um atalho para a publicação de mensagens diretamente no seu mural dentro do Facebook.

Baixe arquivos do Facebook

Além de ser uma ótima rede social para estar sempre atento ao que seus amigos estão fazendo e ao que está acontecendo no mundo, o Facebook também funciona como uma ótima ferramenta para o compartilhamento de links, imagens e vídeos entre seus amigos. Se você passa pela situação de ter muitos itens para ver e não consegue dar conta de visualizar todos os arquivos, experimente baixá-los para conferir depois.

Imagem

Clique aqui para acessar o Pick&Zip

Ideal para visualizar e baixar as fotografias presentes nos álbuns dos seus amigos, o Pick&Zip funciona como um compilador de conteúdo. Com ele, o usuário passa a ver todas as fotografias dos usuários, aos quais está conectado na rede, organizadas por nome, grupos ou páginas.

AmpliaEscolha o amigo e baixe as fotografias (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

O usuário pode selecionar as suas imagens preferidas ou baixar álbuns inteiros, desde que o dono dê permissão para você acessar o conteúdo desejado. O Pick&Zip oferece a possibilidade de fazer o download em PDF ou ZIP.

Vídeo

Clique aqui para baixar o Facebook Video Downloader

Assim como as fotografias, os vídeos presentes nas publicações dos seus amigos também podem ser baixados diretamente para o seu computador. A fim de fazer isso, utilize o programa Facebook Video Downloader, que permite o download das mídias em três qualidades diferentes: normal (“Download Video”), baixa (“Download Low Quality Video”) e alta (“Download High Quality Video”).

Escolha a qualidade que deseja e faça o download. (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Outras possibilidades oferecidas pelo Facebook Video Downloader são as funcionalidades “Embed Video” e “convert Video to MP3”. A primeira delas permite que o usuário copie o link de incorporação do vídeo para que ele seja adicionado à sua página. Utilizando a segunda alternativa, você faz com que a mídia seja convertida para o formato de áudio MP3.

Tradução de publicações

Clique aqui para baixar o Facebook Translate

Quem costuma assinar perfis de pessoas ou artistas internacionais provavelmente deve receber muitas publicações em idiomas que não o português do Brasil. Para quem tem facilidade com outras línguas, isso pode não significar um problema. Porém, se você não está habituado com a leitura de textos estrangeiros, pode se atrapalhar um pouco.

Tradução imediata de textos publicados no Facebook. (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

O Facebook Translate é um programa que insere a função “Traduzir” a cada publicação que surge no Facebook. A partir da utilização desse novo botão, o usuário faz com que o texto postado seja traduzido para o português brasileiro. O aplicativo suporta diversos idiomas e os reconhece automaticamente. Basta clicar e conferir a publicação traduzida.

Segurança

Clique aqui para baixar o Facebook Privacy Scanner

Apesar de serem poucas, o Facebook oferece algumas opções para que o usuário configure o nível de privacidade que ele terá. Com isso, você protege o conteúdo compartilhado, a fim de evitar que pessoas desconhecidas tenham acesso à sua vida pessoal. Porém, você sabe onde encontrar essa parte dentro da rede social?

É justamente isso que o Facebook Privacy Scanner faz por você. O aplicativo é um complemento para o Mozilla Firefox que coloca um atalho na barra de menus dentro do navegador. Para acessa a tela de configuração de privacidade, basta clicar sobre o botão referente à extensão, selecionar “Scan” e iniciar as alterações.

Monitoramento de perfis

Clique aqui para acessar o BitDefender Safego

É muito difícil verificar todos os perfis e publicações que visitamos durante o dia dentro do Facebook. As possibilidades de abrir links ou arquivos com vírus são muito grandes. Por isso, é importante termos um programa como o BitDefender Safego para monitorar a confiabilidade dos arquivos recebidos.

Deixe seu computador sempre protegido por meio do monitoramento dos perfis. (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Com este aplicativo, o seu computador fica mais protegido, já que ele detecta malwares e impede que eles entrem em contato com a sua máquina, prevenindo-a de ataques e possíveis estragos. O aplicativo é gratuito e online. Basta acessar para analisar se o conteúdo acessado é realmente confiável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.