Instagram: veja como saber quem salvou as suas fotos

2 min de leitura
Imagem de: Instagram: veja como saber quem salvou as suas fotos
Imagem: Unsplash

O Instagram disponibiliza algumas funções que costumam ser bastante exploradas por seus usuários. É possível salvar fotos que se pretende ver depois e enviar as imagens para outras pessoas de modo privado (a famosa DM).

Isso leva muita gente a ter a seguinte curiosidade: tem como saber quem salvou as suas fotos? Contamos a resposta neste texto. Confira abaixo!

Você consegue saber quem salvou sua foto no Instagram?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

Infelizmente, se você tem essa curiosidade, informamos logo que não há como. O Instagram reserva a privacidade deste dado de seus usuários - diferente do que acontece com os Stories, que registram quem viu.

Mas se você mesmo assim fica querendo saber mais sobre a popularidade das suas fotos, nem tudo está perdido. Embora você não possa ver quem salvou as suas fotos, você pode verificar quantas pessoas fizeram isso.

E para fazer isso, o seu perfil não pode ser pessoal. Para ter acesso à ferramenta Insights, o seu Instagram tem que ser comercial (o que quer dizer: profissional ou figura pública, que são as opções oferecidas pela plataforma). Explicaremos aqui como fazer para mudar o seu tipo de perfil.

Como mudar seu perfil do Instagram para comercial?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

Se você quer acompanhar alguns dados sobre as suas métricas no Instagram (como o alcance de suas postagens, os horários que as pessoas mais visualizam, além de quantas salvaram suas fotos), precisa então alterar o perfil para comercial.

Fazer a mudança é muito simples. Confira os passos logo abaixo:

  • Entre no seu perfil. Clique no ícone de engrenagem no topo da tela. Ele abrirá a tela das suas configurações;
  • Toque em “Alternar para perfil comercial” (importante: para conseguir fazer a mudança, o seu perfil precisa estar aberto, e não com acesso restrito);
  • Configure seu perfil comercial e ajuste as informações que forem solicitadas;
  • Depois de fazer as alterações, clique em "Concluído".

Pronto! Agora você já consegue fazer uso da ferramenta Insights.

Como ver quantas pessoas salvaram a sua foto no Instagram?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

Agora que seu perfil já está alterado como comercial, saiba como ver o número de pessoas que salvou suas fotos no Instagram. Estas orientações servem também para você acessar outros tipos de informação, como quantas pessoas enviaram a sua foto por DM para outras pessoas.

Os passos são os seguintes:

  • Abra qualquer foto sua no Instagram;
  • Logo abaixo da foto, toque na tecla "Ver insights";
  • Isso levará para outra aba. Encontre o ícone de "bandeira" para você ver quantas pessoas salvaram sua foto. Isso vale também para outros tipos de publicações, como vídeo e Reels;
  • Se desejar, explore mais a aba para obter mais informações sobre a sua publicação, como para quantas pessoas ela apareceu, quantas interagiram, quais os locais destes usuários, etc.

Como salvar uma postagem no Instagram?

Não sabe o que é esta ferramenta de salvar foto? Pois nada mais é que um recurso em que você pode "salvar" uma foto (ou vídeo) postada por algum usuário que você quer tornar a ver mais tarde.

Como o Instagram é basicamente uma grande rede de imagens, é muito fácil se perder em conteúdos que gostamos e nunca mais encontrá-los. A opção de salvar nos auxilia para que isso não aconteça.

Para salvar algo, faça deste modo:

  • Abra um perfil de alguém que você acompanha;
  • Entre numa postagem desta pessoa. Clique no ícone de "bandeira" no canto inferior direito;
  • Se quiser depois encontrar essas publicações, entre no seu perfil;
  • Clique no ícone de três linhas no canto superior direito;
  • Na próxima tela, entre no menu inferior e selecione “Salvos”. Lá estarão todas as fotos que você salvou no seu Instagram.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.