E3 2014: resumo dos anúncios em conferências

9 min de leitura
Imagem de: E3 2014: resumo dos anúncios em conferências

O evento mais aguardado do ano pelos fãs de jogos eletrônicos já está acontecendo: marcada por diversas revelações e novidades, a E3 é a oportunidade perfeita para você descobrir o que estará jogando em de alguns meses. Apesar de muito ser falado nos corredores da feira eletrônico, é durante as grandes conferências que podemos saber mais detalhes sobre grandes títulos e descobrir os segredos que as empresas da área prepararam nos últimos meses.

Agora que você já pôde conferir nossas transmissões ao vivo do evento (graças ao canal do BJ no YouTube), chegou a hora de relembrar o que cada estúdio apresentou nos últimos dois dias. Para tornar essa tarefa mais fácil, apresentamos um resumo do que aconteceu em cada apresentação, destacando os games de maior importância para o público.

Leia nosso artigo especial e continue acompanhando o TecMundo e o BJ para conferir nossas impressões em primeira mão dos jogos disponíveis na E3, análises sobre o evento e muito mais. E, claro, após a leitura, não deixe de comentar sua opinião sobre o evento em nossa seção de comentários.

Microsoft

Em sua conferência, a Microsoft abandonou a postura multimídia adotada em 2013 e usou os 90 minutos que tinha à disposição para falar de games. Além de apresentar títulos conhecidos como Call of Duty: Advanced Warfare, Assassin’s Creed: Unity, Forza Horizon 2, Evolve e Dragon Age: Inquisition, a empresa também mostrou mais detalhes de títulos que só haviam surgido anteriormente na forma de logotipos ou trailers não interativos.

Exemplo disso aconteceu com Sunset Overdrive, game exclusivo para o Xbox One que fez algumas brincadeiras com jogos de tiro militares. Segundo Ted Price, da Insomniac, o game permite que até oito jogadores enfrentem simultaneamente mutantes e compitam entre si em partidas online.

Entre as novidades apresentadas pela empresa estão Super Ultra Dead Rising 3 Arcade Remix Hyper Edition EX Plus,  da Capcom, Dance Central Spotlight (Harmonix) e Fables Legends, game cujos sistemas foram detalhados pela Lionhead Studios. Segundo a companhia, o jogo permite assumir pela primeira vez na série o papel de um vilão, que, sob uma perspectiva em terceira pessoa, coloca armadilhas e inimigos no caminho dos heróis.

O conhecido Project Spark também marcou presença no evento (acompanhado de Conker, personagem criado pela RARE), sendo seguido pelo misterioso jogo independente Ori and the Blind Forest.

Halo

Quem ganhou um lugar especial na apresentação foi a série Halo, que chega em 2014 ao Xbox One na forma de Halo: The Master Chief Collection — game que reúne os primeiros quatro títulos numerados da franquia. O pacote dá acesso à série televisiva Halo Nightfall, além de garantir uma vaga no teste Beta de Halo 5.

Outros games de destaque que marcaram presença no evento foram Rise of the Tomb Raider, The Witcher 3: Wild Hunt e um novo jogo com o nome Phantom Dust. Para completar, foram revelados mais detalhes da jogabilidade de Tom Clancy’s: The Division e a Microsoft anunciou o lançamento de um novo game da série Crackdown, além do inédito Scaleborn, game exclusivo desenvolvido em parceria com a Platinum Games.

Electronic Arts

Apostando muito em vídeos conceituais, a Electronic Arts chegou a falar brevemente sobre o novo Mass Effect, Star Wars Battlefront e um projeto inédito da BioWare — no entanto, poucos detalhes concretos sobre esses títulos foram revelados. A companhia preferiu dar um destaque maior a títulos como The Sims 4, que ganhou um novo sistema que prioriza os sentimentos dos personagens controlados ou não pelo jogador.

Velho conhecido do público, Dragon Age: Inquisition apareceu na forma de um trailer que apresentava mais detalhes sobre os companheiros que você vai encontrar no RPG. Outro game que voltou a surgir foi o UFC da EA Sports, cuja apresentação deu atenção especial à presença de Bruce Lee no título.

A companhia também apresentou sua linha quase “obrigatória” de jogos de esportes, incluindo títulos como Madden 15, NHL 15, FIFA 15 e o novo PGA Tour, título de golpe que passa a adotar a engine Frostbyte 3. Também surgiram os primeiros relances do novo projeto da Criterion Games, que aposta em um estilo diferente de corridas que inclui veículos como quadriciclos e helicópteros.

Também pudemos ver relances do MOBA da Electronic Arts, conhecido como Dawngate, e do novo Mirror’s Edge — game que também só surgiu na forma de vídeos de bastidores. O grande destaque do evento acabou ficando para o final, no qual a companhia apresentou mais detalhes de Battlefield: Hardline, game que adota uma ambientação urbana repleta de explosões, tiros e elementos destrutíveis.

Ubisoft

A Ubisoft também preferiu “apostar no seguro” e dedicou seu evento a mostrar mais detalhes de jogos já anunciados previamente, como Far Cry 4, Assassin’s Creed: Unity, The Crew e Tom Clancy’s: The Division. Além disso, a empresa optou por mostrar a versão anual de Just Dance, série que este ano incorpora o aplicativo Just Dance Now, que permite que qualquer um com um tablet, um smartphone ou uma TV inteligente dance em qualquer lugar.

Uma novidade foi Shape Up, game que tem o ambicioso objetivo de tornar divertido praticar exercícios. Para isso, o jogo transforma movimentos repetitivos em competições divertidas, que envolvem desde acompanhar o ritmo de notas que sobem pela tela (no melhor estilo Guitar Hero) ou ver quem consegue fazer a maior quantidade de flexões em um determinado limite de tempo.

Outro jogo que marcou presença foi Valiant Hearts – The Great War, game que tem como ambientação a Primeira Guerra Mundial. O título, construído na engine UbiArt, narra a história de quatro personagens acompanhados por uma companhia canina. Ele terá conteúdos retirados diretamente do documentário “Apocalypse: World War One”, produzido em parceria com a Ubisoft.

A grande surpresa do evento foi apresentada por Yves Guillemot, CEO da empresa, que anunciou a volta da série Rainbow Six. Em Rainbow Six: Siege, dois grupos de jogadores participam de batalhas em ambientes altamente destrutíveis, nos quais é preciso pensar de forma estratégica para cumprir missões como resgatar reféns ou invadir locais protegidos.

Sony

A Sony também apostou em uma apresentação segura, exibindo principalmente títulos que já eram conhecidos do público, mesmo que em forma de rumor. Entre eles estão Destiny (que abriu a conferência) e The Order: 1886, games que vão reforçar em breve a biblioteca do PlayStation 4.

Entre os anúncios que chamaram a atenção está Entwined, game independente que já está disponível para compra através da PSN. Também foram apresentadas as primeiras imagens de LittleBIGPlanet 3, que introduz uma nova gama de personagens com habilidades específicas que ajudam Sackboy em sua aventura.

Já esperado pelo público, Project Beast renasceu na forma de Bloodborne. Dirigido por Hidetaka Miyazaki, da From Software, o game está sendo desenvolvido em uma parceria com os estúdios da Sony e promete trazer a ambientação típica a um jogo da série “Souls” a um cenário mais moderno no qual espadas e armas de fogo rudimentares convivem.

Far Cry 4 também surgiu na conferência, exibindo pela primeira vez detalhes de seu modo multiplayer. Nas plataformas da Sony, o game terá como principal vantagem o fato de permitir que você se junte a partidas para múltiplos jogadores mesmo sem possuir uma cópia física ou digital em sua biblioteca.

A companhia japonesa anunciou uma série de parcerias que garantem conteúdos exclusivos a sua plataforma em títulos como Dead Island 2, Diablo 3: Reaper of Souls Ultimate Evil Edition, Disney Infinity 2.0: Marvel Super Heroes e Battlefield: Hardline. Em matéria de exclusividades, a empresa garantiu títulos como Magicka 2 (da Paradox Interactive) e a versão remasterizada de Grim Fandango (que chega em breve ao PlayStation 4 e ao PlayStation Vita).

Fãs da marca PlayStation também vão poder conferir em breve títulos como “Let it Die”, do lendário Suda 51, ABZÛ, da Giant Squid Games  e No Man’s Sky — game independente que deve chegar antes da concorrência ao PlayStation 4.

Televisão e conteúdos multimídia

Em meio a trailers de Mortal Kombat X, The Last of Us Remastered e Metal Gear Solid V, a Sony anunciou seus planos para os meios multimídia. Além de revelar um lançamento Beta da rede PlayStation Now para os Estados Unidos e o Canadá, a empresa anunciou que está produzindo uma adaptação da HQ Powers, cuja estreia deve ocorrer exclusivamente através da PSN.

Além disso, a empresa trabalha em um filme de animação inspirado na série Ratchet & Clank, que vai fazer sua estreia em 2015 acompanhado por uma versão atualizada do game que deu origem à franquia.

Para coroar o final de sua apresentação, a Sony revelou o lançamento de GTA V adaptado à nova geração de consoles e mostrou mais detalhes da jogabilidade de Batman: Arkham City rodando no PlayStation 4. Por fim, a empresa deu um gostinho do que podemos esperar de Uncharted 4: A Thief’s End, game que deve nos apresentar a uma versão mais velha e experiente do protagonista Nathan Drake.

Nintendo

Embora não faça mais conferências ao vivo, a Nintendo não abandonou totalmente a E3. Prova disso é o evento digital transmitido pela companhia, na qual ela apresentou diversas novidades sobre jogos conhecidos e revelou alguns dos títulos que devem chegar ao Nintendo 3DS e ao Wii U em um futuro próximo.

Bem-humorada, a companhia criou diversas esquetes junto ao programa “Frango Robô” fazendo brincadeiras com seus personagens e com pedidos frequentes de fãs (“onde está Star Fox?”). Além disso, a empresa colocou Reggie Fils-Aime e Satoru Iwata para brigar — pretexto para a revelação da inclusão de três tipos de Miis no novo Super Smash Bros, que chega ao Nintendo 3DS no dia 3 de outubro e que vai contar com a presença de Palutena, deusa da série Kid Icarus.

A Nintendo também apresentou mais detalhes das figuras conhecidas como “Amiibos”, que servem para transportar personagens para dentro de jogos — as figuras também guardam informações relacionadas a pontos como o nível de experiência de um jogador, por exemplo. Além do novo Super Smash Bros, games como Mario Kart 8 e Mario Party 10 também vão se aproveitar da novidade em um ponto futuro.

Durante a transmissão, a empresa aproveitou para mostrar mais detalhes de Yoshi Wooly World, game que transporta o dinossauro a um mundo feito de tecido e novelos de lã. Também foi possível conferir um trailer de Captain Toad: Treasure Tracker e um pequeno teaser do novo The Legend of Zelda — game que promete recapturar a sensação de mundo aberto do game que originou a série.

Fãs de Pokémon puderam conferir o trailer oficial de Omega Ruby e Alpha Sapphire (programados para o dia 21 de novembro), enquanto Bayonetta 2 finalmente ganhou um data de lançamento mais concreta: outubro de 2014. Além de mostrar roupas para a protagonista inspiradas em personagens da Nintendo, a Platinum Games revelou que o novo game virá acompanhado pelo primeiro título da série.

Hyrule Warriors, Xenoblade e Splatoon

A Tecmo Koei também marcou presença revelando mais detalhes de Hyrule Warriors, que aporta no Wii U no dia 26 de setembro. Além de Link, o jogador poderá controlar personagens marcantes como Midna, Impa e a própria princesa Zelda, além de uma seleção vasta de figuras conhecidas escolhidas entre todos os capítulos da franquia.

Também pudemos conferir as primeiras imagens de Kirby: Rainbow Curse, sequência de Canvas Curse, lançado para o Nintendo DS e mais informações do misterioso “X”, que agora recebeu o nome Xenoblade Chronicles — coincidentemente, o título pelo qual seu antecessor, disponível para o Wii, é conhecido.

O novo visual de Link

Continuando a lista de novidades, pudemos conferir Mario Maker – um criador de fases para Mario 1 e New Super Marios Bros — e Splatoon, novo game multiplayer exclusivo. Em vez de apostar em armas de fogo, o game coloca dois grupos de jogadores capazes de se transformar em lulas cuja missão é usar armas de tinta para colorir a maior parte de um cenário antes de seus adversários.

A Nintendo finalizou sua apresentação prometendo uma série de novidades conforme os próximos dias da feira se desenrolam. Entre elas, estão novas experiências desenvolvidas por Shigeru Miyamoto, cujo objetivo é explorar novas possibilidades de uso do GamePad que acompanha o Wii U.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.