Samsung responde sobre polêmica das fotos falsas da Lua; veja

3 min de leitura
Imagem de: Samsung responde sobre polêmica das fotos falsas da Lua; veja
Imagem: Sam Mobile

A Samsung se envolveu uma polêmica por conta dos detalhes oferecidos nas fotografias da Lua tiradas a partir de seus smartphones. O usuário do Reddit "ibreakphotos" realizou uma série de experimentos que mostraram que detalhes inexistentes na foto original foram adicionados na imagem final.

Nos testes, um Galaxy S23 foi utilizado para tirar fotografias sem foco, borradas e até com um quadro cinza editado no meio da Lua. Em todas as imagens, o aparelho adicionou detalhes que não existiam na foto original.

Segundo o usuário, isso provaria que o recurso Space Zoom seria falso. A ferramenta era inédita quando foi lançado em 2020 com o Galaxy S20 Ultra, prometendo um zoom de 100x. No entanto, para conseguir um resultado mais nítido na fotografia, o smartphone teria adulterado as imagens, enganando os usuários, segundo os testes do usuário do Reddit.

Essa não é a única denúncia de falsificação de imagens da Lua. Em 2019, a Huawei foi acusada de usar um banco de imagens para melhorar a resolução das fotografias do satélite terrestre com o P30 Pro, um aparelho de última linha na época. A fusão das fotos daria uma falsa noção de que as lentes do celular seriam capazes de fotografar a Lua.

Explicação da Samsung

Samsung explica que detalhes adicionados nas fotos da Lua estão relacionadas à inteligência artificial. (Fonte: ibreakphotos/Reprodução)Samsung explica que detalhes adicionados nas fotos da Lua estão relacionadas à inteligência artificial. (Fonte: ibreakphotos/Reprodução)Fonte:  ibreakphotos/Reprodução 

Após a polêmica, a Samsung emitiu um comunicado sobre o assunto, detalhando como funciona o software de processamento de imagem dos celulares da marca. Em um post em inglês, a Samsung explicou as técnicas de inteligência artificial (IA) utilizadas por seus telefones para fotografar a Lua. 

O recurso “Scene Optimizer” da empresa utiliza várias técnicas, como o “super resolução” combinada com o processamento multiquadro para aumentar a clareza da imagem. A solução também é capaz de otimizar a exposição e a estabilização da imagem para reduzir o desfoque.

Samsung

A identificação da Lua é feita com um “modelo de aprendizado profundo de IA” construído com base em imagens tiradas da Terra. No entanto, a companhia não forneceu detalhes extras sobre o “mecanismo de aprimoramento de detalhes de inteligência artificial”, o que ainda deixa questões em aberto sobre a ferramenta.

Sobre o uso de IA, a companhia apenas disse que o modelo de aprendizagem é usado para "eliminar ruídos restantes e aprimorar ainda mais os detalhes da imagem". Ou seja, a companhia não deixa claro se a solução é capaz de substituir uma foto inteira com o objetivo de aprimorar a experiência de visualização da Lua.

Como tirar fotos da Lua com o celular

Apesar das promessas de superlentes, um zoom telescópico ou algoritmos capazes de melhorar as imagens, uma fotografia da Lua pode ser conseguida com aparelhos mais simples. Em meio a polêmica da Samsung, o usuário do Twitter @fahim_al_mamud publicou um pequeno tutorial para conseguir uma foto de qualidade do satélite.

Para tanto, o usuário precisa habilitar as configurações manuais da fotografia. A partir delas, de forma intuitiva, é possível manusear os controles de ISO, velocidade do obturador, valor de exposição (EV), a abertura do diafragma o e balanço de branco (WB). Essas variáveis são as mesmas utilizadas em câmeras profissionais.

No exemplo publicado no Twitter, o usuário utilizou um ISO 100, a uma velocidade 1/125, com valor de exposição -2, a abertura de f/4.9. No entanto, cada fotografia pode ter configurações diferentes a depender das condições de luminosidade no momento da imagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.