Samsung é acusada de falsificar fotos da lua com Galaxy S23 Ultra

2 min de leitura
Imagem de: Samsung é acusada de falsificar fotos da lua com Galaxy S23 Ultra
Imagem: Ganapathy Kumar/Unsplash

As maravilhosas fotos da lua tirada com os smartphones Galaxy S23 Ultra, diferentes dos pontos de luz estourados de outros aparelhos, são falsas. É isso que diz um usuário do Reddit: ele conduziu um teste com o "zoom espacial" da Samsung e observou que uma inteligência artificial (IA) é usada para aperfeiçoar as fotos.

"Embora essas imagens não sejam necessariamente invenções definitivas, elas também não são totalmente genuínas", escreveu o usuário ibreakphotos. Ele alega ter sido o primeiro a provar a falsificação das fotos lunares nos aparelhos da Samsung.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Enquanto a Samsung não comentou sobre o assunto, o responsável pelas acusações detalhou o processo de teste que fez para descobrir como uma inteligência artificial produz fotos falsas da Lua.

Entenda o teste realizado

O usuário do Reddit conduziu um teste simples, baixando uma imagem do satélite natural da Terra em alta resolução. Depois, o usuário reduziu a imagem para 170x170 pixels e desfocou a imagem para remover os detalhes sem poder recuperá-los.

Por fim, ibreakphotos colocou a imagem em tela cheia no monitor, foi para o outro lado da sala, apagou as luzes e pegou o celular. Dando zoom na tela, ele tirou a foto da lua pixelizada.

Ao desativar o Otimizador de cena, os usuários podem ver a imagem real da lua capturada pelo Samsung Galaxy S23 Ultra.Ao desativar o Otimizador de cena, os usuários podem ver a imagem real da lua capturada pelo Samsung Galaxy S23 Ultra.Fonte:  Zana Latif/Unsplash 

Foi assim que o usuário observou que uma IA treinada para reconhecer o objeto coloca as crateras no lugar, produzindo uma imagem falsa. Ou seja, você nem mesmo precisa estar apontando para a Lua para obter uma foto: basta ter uma imagem que lembra o satélite natural para ativar a IA presente nos aparelhos Samsung.

Como a face da lua vista da Terra não muda, o treinamento da IA é simples, precisando apenas adicionar a textura. O usuário cita o marketing enganoso da Samsung e explica que ao desativar o "Otimizador de cena", os donos dos aparelhos vão ver a imagem real capturada pelo Galaxy S23 Ultra.

ibreakphotos
A imagem fotografada pelo usuário e o resultado final entregue pelo celular da SamsungFonte: ibreakphotos/Reddit

O responsável pelos testes ainda diz que a abordagem da Samsung pode ser considerada fraudulenta por utilizar uma inteligência artificial para gerar uma imagem, ao invés de adotar mecanismos de aperfeiçoamento de fotos. "Este não é o mesmo tipo de processamento que é feito quando você está ampliando uma imagem, quando múltiplas exposições e dados diferentes de cada quadro são contabilizados para algo. Isso é específico para a Lua", comenta o usuário.

Vale ressaltar que a polêmica não é nova. As fotos lunares da Samsung são questionadas desde 2020, com o lançamento do recurso de Zoom Espacial de 100x no S20 Ultra. Em 2021, os resultados obtidos pelo Galaxy S1 Ultra com fotos da Lua também foram colocados em xeque.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.