OnePlus faz upgrade de memória no 8T que pode prejudicar root

1 min de leitura
Imagem de: OnePlus faz upgrade de memória no 8T que pode prejudicar root
Imagem: XiaomiToday
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A chinesa OnePlus tem feito um upgrade discreto em alguns aparelhos do seu modelo 8T que, embora beneficie os dispositivos com a colocação de uma memória mais rápida, pode representar um grande problema para os adeptos de personalizações do tipo “root” ou “custom ROM” em seus smartphones, para adquirir mais privilégios de administrador.

Segundo o site Android Police, alguns consumidores relataram ter recebido o OnePlus 8T equipado com a nova memória de 16 GB da Samsung, baseada no chip LPDDR5 RAM. A novidade traz um salto impressionante quando comparada com a memória descrita nas especificações do aparelho: uma LPDDR4X RAM de 8 ou 12 GB.

Fonte: The TechGyan Gadgets/ReproduçãoFonte: The TechGyan Gadgets/ReproduçãoFonte:  The TechGyan Gadgets 

Como saber qual memória está instalada no meu OnePlus 8T?

Porém, o aparente “bônus” causou um efeito colateral para os usuários que fazem o desbloqueio de seus dispositivos. A divergência afeta o funcionamento da ferramenta de download MSMDownloadTool, que é usada para recuperar as configurações de fábrica no caso de uma personalização de ROM malfeita.

O problema ocorre porque a ferramenta de root dos modelos OnePlus 8T, e também do mais recente 9R, é incompatível com a variante LPDDR5, devido a um conflito com a imagem XBL (eXtensible Boot Loader), que é diferente no firmware do LineageOs, sistema operacional utilizado na personalização de ROM.

Portanto, se você é o feliz proprietário de um OnePlus 8T ou um 9R, e tem planos de fazer root e se tornar um superuser, é melhor utilizar antes o Android Debug Bridge (ADB), uma ferramenta do Google para desenvolvedores. Executando-a com o dispositivo OnePlus conectado, ela retorna “zero” para LPDDR4X RAM e “um” para LPDDR5 RAM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.