92% dos iPhones lançados nos últimos 4 anos já usam o iOS 13

1 min de leitura
Imagem de: 92% dos iPhones lançados nos últimos 4 anos já usam o iOS 13
Imagem: https://unsplash.com/photos/xdLXPic3Wfk
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta segunda-feira (22), a Apple divulgou como anda o suporte para seus dispositivos móveis com base na utilização de seus sistemas operacionais. A companhia deve se orgulhar de ter o iOS 13 rodando em 92% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos. Lembrando que essa versão do sistema foi a mais recente até ontem (21), já que o iOS 14 foi anunciado exatamente hoje (22).

Considerando todos os aparelhos iPhones em uso, o iOS 13 já está instalado em 81% deles, o que continua sendo uma marca invejável para a Google e seu Android.

Em relação ao iPad, 93% de todos os dispositivos lançados nos últimos quatro anos já rodam o iPadOS, enquanto que essa margem de uso cai para 73%, quando consideramos todos os iPads que estão em uso atualmente.

Confira as informações divulgadas pela Apple, cujos dados foram coletados na App Store no dia 17 de junho:

Fonte: Apple/DivulgaçãoFonte: Apple/DivulgaçãoFonte:  Apple 

Segregação no Android ainda é abismal

Quando falamos em segregação de sistemas operacionais, não temos como deixar o Android de fora, já que essa é uma das características mais negativas do SO da Google.

A companhia garante apenas três anos de atualizações de segurança e dois anos de atualizações de recursos para seus smartphones Pixel, medida que é amplamente adotada por outras fabricantes de celulares Android.

Dados de abril deste ano indicaram que menos de 29% dos celulares Android utilizavam a versão 10 do sistema, lançada no segundo semestre de 2019. A situação é tão desanimadora que a empresa parou de listar a participação de cada versão em seu site para desenvolvedores, sendo que a página em português apresenta dados ainda mais antigos: maio de 2019 (quando o Android mais recente ainda era o 9 Pie).

O que salva os usuários de versões anteriores do Android é que a maioria dos aplicativos disponibilizados na Play Store rodam sem problemas a partir versões bem antigas do sistema. O WhatsApp, por exemplo, requer o Android 4.0.3 para funcionar.

Voltando ao iOS 14, rumores indicam que o sistema terá compatibilidade com os mesmos modelos suportados pelo iOS 13, incluindo o iPhone 6s e iPhone SE de 2016.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.