Apple lança iOS 14 com widgets ao estilo Android

3 min de leitura
Imagem de: Apple lança iOS 14 com widgets ao estilo Android
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Equipe TecMundo

via nexperts

Nesta segunda-feira (22), a Apple realizou sua keynote anual em evento virtual transmitido ao mundo todo, revelando as novidades da marca para este ano. No WWDC 2020, a empresa trouxe detalhes sobre o iOS 14, atualização do sistema operacional voltado às diversas versões de iPhone disponíveis no mercado – e você confere tudo aqui.

Entre as implementações anunciadas pela companhia, destacam-se novas formas de organizar a tela inicial, formatos inéditos de widgets, modo Picture in Picture, aplicativo exclusivo voltado a traduções em tempo real e mais. Veja os tópicos abordados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

iOS 14 chega recheado de novidades.iOS 14 chega recheado de novidades.Fonte:  Apple 

App Library

Com tantos aplicativos disponíveis, organizá-los, normalmente, é um trabalho ingrato para aqueles que vão realizando downloads e deixando tudo para depois. Encontrar apps, então, acaba exigindo mais ações que o desejado – uma vez que eles ficam todos espalhados por diversas páginas.

Para solucionar esse problema, o iOS 14 vai contar com uma funcionalidade chamada App Library, que categoriza tudo automaticamente e permite esconder telas adicionais, possibilitando, por exemplo, deixar apenas duas delas com as soluções mais acessadas.

Encontrá-los, segundo a empresa, não vai ser complicado, uma vez que um campo de busca organizará todos eles em uma única lista, em ordem alfabética, assim como disponibilizará sugestões – baseadas na frequência de uso – e exibir os downloads mais recentes. Opções de zoom in e zoom out prometem um processo intuitivo.

Organização automática de aplicativos foi anunciada para o SO da Apple.Organização automática de aplicativos foi anunciada para o SO da Apple.Fonte:  Apple 

Widgets

No iOS 14, widgets poderão ser adicionados entre aplicativos e, com tamanhos variados, exibirão mais informações – não deixando de lado, claro, a tela dedicada às soluções. Uma vez que eles podem ser ajustados, acessibilidade é uma das características ressaltadas pela Apple.

Widgets poderão ser inseridos entre aplicativos.Widgets poderão ser inseridos entre aplicativos.Fonte:  Apple 

Picture in Picture

Assistir a algo enquanto realiza outras tarefas, sem necessariamente se preocupar com o incômodo da interrupção de conteúdo, será possível com o Picture in Picture. Ao abrir um vídeo, ele ficará sobreposto a qualquer tela, sempre se ajustando para não cobrir, também, outras informações.

Se o usuário arrastá-lo para o lado, para fora do display, o áudio não é interrompido – o que proporciona uma experiência ainda mais integrada. Fechá-lo, também, exige apenas uma ação.

Siri e Translate

Para a nova versão do sistema operacional, a interação com a assistente pessoal, a Siri, foi redesenhada. Quando um comando de voz for executado, não será exibida uma tela sobre todas as outras, e a ação será realizada automaticamente. Aprimorar a funcionalidade é mais que necessário, uma vez que, segundo a Apple, são realizadas cerca de 25 bilhões de requisições por mês.

Agora, a grande novidade do iOS 14 é o aplicativo Translate, que permite tradução em tempo real, seja de conteúdo escrito ou ditado, construído para conversação. O português está entre os 11 idiomas iniciais, junto a: inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe e russo.

Traduções entre todas essas línguas serão realizadas de maneira simplificada, tornando essa ação “mais fácil do que nunca”.

Idiomas disponíveis para tradução voltada à conversação.Idiomas disponíveis para tradução voltada à conversação.Fonte:  Apple 

Messages e Memoji

Quanto mais grupos e mais mensagens, mais complicado fica acompanhar discussões e até encontrar os contatos desejados. Por isso, a empresa da Maçã permite, com o novo sistema, destacar conversas com um “pin”, que as deixará em destaque.

Além disso, threads ajudarão o usuário a se manter atualizado com o contexto do diálogo, não importando quantas mensagens foram enviadas entre uma e outra de um mesmo tópico, trazendo “ordem para o caos”.

Novas funcionalidades para mensagens otimizam experiência.Novas funcionalidades para mensagens otimizam experiência.Fonte:  Apple 

Memojis também não ficaram de fora das atualizações, trazendo mais possibilidades de customização, como 20 novos estilos de cabelo e até máscaras, tão presentes em nosso dia a dia. Além disso, criar stickers a partir dos avatares personalizados será outra opção intuitiva.

Maps

Ressaltando o compromisso da empresa com o incentivo à redução de emissão de carbono, o Maps contará com uma função exclusiva voltada ao uso de bicicleta. Ela indicará os melhores trajetos e elevações presentes no caminho – estando disponível, inicialmente, em poucas cidades, como Nova York, Los Angeles, São Francisco, Xangai e Pequim.

Além disso, acessibilidade também foi levada em conta, uma vez que obstáculos diversos, como escadas, serão exibidos nas buscas. Parcerias com grandes marcas trarão guias e indicações de lugares recomendados para compras, refeições e explorações diversas.

Por fim, um modo de rotas com carregadores para veículos elétricos também faz parte das novidades, assim como alertas de placas permitidas nos casos de rodízios, tudo com base nas mais avançadas medidas de privacidade e na melhor experiência de interface, segundo a Apple.

Mapas foram aprimorados para incentivar sustentabilidade e acessibilidade.Mapas foram aprimorados para incentivar sustentabilidade e acessibilidade.Fonte:  Apple 

Outros anúncios

No TecMundo, você confere todos os anúncios realizados e detalhes da WWDC 2020. Continue acompanhando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.