Alec Baldwin: veja 7 outros acidentes trágicos em gravações de filmes

3 min de leitura
Imagem de: Alec Baldwin: veja 7 outros acidentes trágicos em gravações de filmes
Imagem: Buena Vista Pictures

Um grave acidente chamou a atenção do mundo inteiro recentemente. Durante as filmagens de Rust, filme dirigido por Joel Souza, o ator Alec Baldwin disparou acidentalmente contra a diretora de fotografia Halyna Hutchins, matando-a no mesmo instante. Souza também se feriu nos bastidores da produção.

Apesar de parecer chocante, acidentes como esse, infelizmente, não são raridade nos bastidores de produções audiovisuais. Dessa forma, relembre alguns casos que marcaram a história do cinema, sobretudo por conta das mortes que já aconteceram em algumas ocasiões.

7. Isla Fisher em Truque de Mestre

(Lionsgate/Reprodução)(Lionsgate/Reprodução)Fonte:  Lionsgate 

Lançado em 2013, o filme de Louis Leterrier apresenta um grupo de ilusionistas empenhados em surpreender sua plateia, além de também desenvolver roubos bem articulados. Em uma das cenas, Isla Fisher simulava um truque bastante comum, no qual sua personagem estava amarrada dentro de um tanque cheio de água e precisava se libertar para não morrer afogada.

Acontece que a atriz acabou ficando presa de verdade. Contudo, ninguém acreditou que ela estivesse se afogando e, sim, atuando de um modo visceral. Felizmente, ela foi socorrida a tempo.

6. Uma Thurman em Kill Bill

A protagonista do filme de Quentin Tarantino dirigia um veículo em alta velocidade em uma das sequências mais importantes da narrativa quando perdeu o controle e bateu contra uma árvore.  Veja abaixo:

Segundo Thurman, que quebrou as pernas e o pescoço na colisão, anteriormente, o cineasta havia garantido a ela que o carro era seguro, embora não parecesse. “Quentin Tarantino estava profundamente arrependido e continua [até hoje] por conta deste acontecimento lamentável”, escreveu a atriz recentemente em seu Instagram ao compartilhar as imagens do acidente.

5. O dublê de Harry Potter

(Wikipédia/Reprodução)(Wikipédia/Reprodução)Fonte:  Wikipédia 

Grandes sequências de ação requerem o apoio de profissionais especializados em acrobacias. Os dublês, geralmente, possuem formação específica para essa prática, mas, mesmo assim, eles não estão imunes a acidentes.

Nas filmagens de Harry Potter e as Relíquias da Morte, David Holmes, o dublê de Daniel Radcliffe na franquia, foi jogado contra uma parede durante uma sequência de voo e caiu no chão. Dessa forma, o ex-ginasta quebrou sua coluna e hoje, paralisado, utiliza uma cadeira de rodas para se locomover.

4. Harrison Ford e sua perna em Star Wars

(Flynet/Reprodução)(Flynet/Reprodução)Fonte:  Flynet 

Durante um ensaio das filmagens de O Despertar da Força, Harrison Ford sofreu um acidente bastante grave, pois foi atingido pela porta hidráulica da famosa Millenium Falcon. A força do objeto de cena foi tão grande que o ator foi jogado no chão e acabou prensado por ela no fim das contas.

O intérprete de Han Solo teve ferimentos em diversas regiões de seu corpo, além de quebrar a perna e passar por um procedimento cirúrgico de alto risco. Ford processou uma das produtoras envolvidas no projeto alegando negligência por parte da subsidiária da Disney. Segundo os autos do processo, o acidente só não foi fatal porque um freio de emergência foi ativado a tempo.

3. A dublê de Deadpool

(IMDb/Reprodução)(IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Em 2017, a dublê Joi Harris participava das filmagens de Deadpool 2 como seu primeiro projeto profissional na área. Durante muitos anos, ela se desenvolveu como piloto de motociclismo e tinha grande experiência com manobras arriscadas.

Entretanto, Harris perdeu o controle de sua moto durante uma das sequências em que substituia a atriz Zazie Beetz e bateu contra uma janela de vidro. De acordo com testemunhas, a dublê não estava utilizando capacete no momento da colisão, o que tornou-se um agravante para essa fatalidade.

2. O filme de The Twilight Zone

(Wikipédia/Reprodução)(Wikipédia/Reprodução)Fonte:  Wikipédia 

Um caso bastante chocante foi destaque nos noticiários no início dos anos 1980. Tudo corria relativamente bem no set de gravações do filme realizado para a série clássica The Twilight Zone.

O ator Vic Morrow atravessava um lago durante uma tempestade cenográfica junto de outros dois atores mirins — que segundo relatos não poderiam estar trabalhando naquele momento — quando foi atingido pelas hélices de um helicóptero desgovernado. Os três morreram na hora.

1. Brandon Lee em O Corvo

(Buena Vista Pictures/Reprodução)(Buena Vista Pictures/Reprodução)Fonte:  Buena Vista Pictures 

Fechando a lista, há um caso bastante famoso ligado ao filho do astro Bruce Lee. Brando Lee protagonizava o longa-metragem O Corvo em meados dos anos 1990. Em uma das cenas, seu personagem seria atingido por uma bala, mas desviaria por conta de algumas manobras e acrobacias. Contudo, durante as filmagens, a arma cenográfica foi carregada com uma bala verdadeira ao invés de uma bala de festim.

Dessa forma, quando o ator entrou em cena e o tiro foi disparado, Lee acabou morrendo. Até os dias atuais, muitos especulam sobre a cena de sua morte ter entrado no corte final do filme. O diretor, no entanto, já negou essa teoria conspiratória.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.