Hoje, 15 de março, é o Dia Mundial do Direito do Consumidor. Ao longo dos últimos 10 ou 15 anos, algumas coisas foram conquistadas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido – especialmente no Brasil – para que fiquemos em uma situação mais confortável nessa questão. A Samsung tem investido fortemente em ações para o contínuo aperfeiçoamento de seus canais de atendimento e para garantir a satisfação de seus clientes. Nesse contexto, para a celebração do Dia Mundial do Consumidor, a empresa lançou dois vídeos exclusivos com importantes dicas para a preservação e manutenção da garantia dos smartphones. Um deles você confere logo acima.

Como o próprio nome sugere, o material traz dicas interessantes sobre cuidados, muitas vezes básicos, que podemos ter com nosso companheiro de bolso. De acordo com levantamentos feitos a partir da base de dados das assistências técnicas da Samsung, o número de ordens de serviço abertas sem que os smartphones tenham qualquer tipo de defeito chegam a 30%. Outro fator que gera atenção e motivou a iniciativa dos vídeos são os números de casos constatados como uso indevido pelo consumidor: cerca de 20%.

Evite a perda da garantia!

Para evitar a perda da garantia, o vídeo adiante destaca o que é considerado uso incorreto. Repare que são coisas básicas válidas a qualquer smartphone. 

  • Deixar o celular cair no chão
  • Apoiar objetos pesados sobre o aparelho
  • Sentar com ele no bolso
  • Utilizar peças e acessórios não originais
  • Derramar líquidos de qualquer natureza sobre o produto
  • Expor o dispositivo à chuva

Entre outras práticas que, além de danificar o aparelho, excluem a garantia do produto. De acordo com Sidnei Giosa, gerente sênior da área de atendimento ao consumidor da Samsung, o objetivo da ação é estimular a prevenção e educar o consumidor com práticas que visam melhorar a experiência do usuário com os produtos da Samsung – e nós lembramos que essas dicas servem para aparelhos de qualquer marca.

“Celebramos o Dia do Consumidor reforçando o nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes. Nesse sentido, o lançamento dos vídeos acaba sendo uma extensão de nossas campanhas de atendimento ao consumidor, que são constantemente realizadas em nossas assistências técnicas, central de atendimento e lojas da marca”, endossou o executivo.

Diversas ferramentas são utilizadas para que o contato com os consumidores seja feito de maneira efetiva. Além dos canais tradicionais, como telefone, e-mail e chat, a empresa adota plataformas mais modernas, como aplicativos e fóruns de discussão.

Um reflexo disso é o Smart Service, conjunto de serviços gratuitos nas brand shops da Samsung que oferece soluções rápidas para o consumidor sem a necessidade de deslocamento até uma assistência técnica. Em São Paulo, o Smart Service está disponível nas lojas dos shoppings Morumbi, Via Vale, Cidade São Paulo, Center Norte, Metro Tatuapé, Vila Olímpia, Plaza Sul e Metrô Tucuruvi. Mais informações podem ser encontradas no site http://www.samsung.com/br/retail/retail.html.

A Samsung é a primeira indústria de eletroeletrônicos a participar, desde o projeto piloto, da plataforma Consumidor.gov.br, da Secretaria de Defesa do Consumidor, órgão do Governo Federal. O consumidor que faz reclamações por meio desse canal tem respaldo do governo e recebe uma resposta em até 10 dias úteis.

Você cuida bem do seu smartphone com dicas básicas para não perder a garantia por bobeira? Comente no Fórum do TecMundo.

Cupons de desconto TecMundo: