Como desinstalar o InterBiz Community Toolbar

2 min de leitura
Imagem de: Como desinstalar o InterBiz Community Toolbar

Reconstitua o mecanismo-padrão do seu navegador. (Fonte da imagem: Reprodução/Victory)

Você conhece o pegajoso programa InterBiz Community Toolbar? Se não, que tal experimentá-lo, baixando-o aqui? Pensando bem, antes de testar essa barra de ferramentas, talvez você precise ler este tutorial. “Mas nem cheguei a instalar o aplicativo!”, você pode estar se perguntando. Justamente. Parece que ter o tal software como mecanismo de busca e “gerenciador” de navegação não é algo tão vantajoso...

Esta é a aparência da extensão. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Fato é que o Tecmundo recebeu um email que contém, em suas linhas, um pedido: “Como desinstalar o InterBiz Community Toolbar?”. Por ter gerado certos desconfortos ao nosso atento leitor (e também por expor o problema que talvez você esteja tendo em decorrência do uso do tal software), decidimos elaborar este rápido tutorial. Aprenda como se livrar do programinha seguindo estes passos simples:

Passo 1 – Configure seu navegador

Nota: para que possamos mostrar de forma detalhada como a desinstalação deste aplicativo deve ser feita, optamos por selecionar todas as opções sugeridas pelo instalador do InterBiz Community Toolbar. Em suma, todas as caixinhas foram marcadas (o tal software é agora nosso buscador-padrão, temos a homepage do site do programa como página inicial e vamos receber, inclusive, “informações úteis” sobre a ferramenta).Ativamos todas as opções de InterBiz Community Toolbar. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Em nosso caso, utilizamos o navegador Google Chrome. Contudo, se o Firefox é o seu browser-padrão, o método de desinstalação listado abaixo deverá também auxiliá-lo nesta tarefa.

A recalibração deverá ser feita em "Configurações". (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Ao abrir o Google Chrome, clique sobre o ícone ilustrado por três barras horizontais – opção localizada à direita do navegador. Em seguida, clique sobre “Configurações” e comece, então, a reconstituir os mecanismos-padrão do seu browser alterando os seguintes campos:

  • Inicialização: clique sobre o link “Configurar páginas”, delete ou exclua o endereço de busca sugerido por InterBiz e insira, por exemplo, o domínio www.google.com.br. Recomendamos que você escolha a opção “Abrir a página Nova guia” após a realização do comando mencionado;
  • Aparência: em “Mostrar botão Página Inicial”, clique sobre o ícone “Alterar”. Apague o endereço mostrado, insira outro que corresponda à sua vontade e clique em “OK”; e
  • Pesquisa: reconfigure o mecanismo de pesquisa padrão do seu navegador clicando em sobre “Conduit”; escolha o buscador que mais lhe agrada (Bing, Yahoo!, Google ou outros). Ainda em “Pesquisa”, ative os controles dispostos pelo botão “Gerenciar mecanismos de pesquisa” e, no espaço ocupado pelo Conduit, delete-o (clique sobre o “X” para excluí-lo).

Passo 2 – Exclua o InterBiz

Agora, e depois de feitas as tais configurações, você pode finalmente remover o InterBiz do seu navegador. Importante: tentamos remover o aplicativo antes mesmo de personalizar as preferências listadas acima. Contudo, alguns rastros do indesejado buscador permaneceram (sabe-se lá como) na memória do nosso browser (Google Chrome).

Antes de excluir a extensão, reconfigure seu browser. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Para remover, por fim, o InterBiz, acesse novamente as opções do seu navegador e clique sobre a aba “Extensões”. No browser da Google, basta acionar o botão de lixeira (localizado ao lado de cada uma das extensões instaladas) para que o aplicativo seja excluído. Finalize a ação confirmando o comando, aperte “Remover” e pronto. Os mecanismos-padrão do seu navegador foram restaurados.

....

O InterBiz Community Toolbar não é um software necessariamente ruim. Ele não está, certamente, à altura dos serviços disponibilizados por um sistema de buscas robusto como o desenvolvido pela Google. Porém, alguns usuários podem encontrar boas funcionalidades ao experimentar a tal ferramenta – agora, depois de termos detalhado o processo de desinstalação do aplicativo, talvez você queira experimentar o programa (clique aqui). Que tal?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.