(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Imagine o seguinte cenário: você tem um Windows Phone com a versão 7.5 do sistema operacional, seja ele um Samsung, HTC ou Nokia. Você ficou sabendo por aqui que a Microsoft liberou a versão 7.8 do Windows Phone, que traz algumas novidades vistas no WP8. Você acessa animado as atualizações do seu telefone e surge a mensagem que ele já está atualizado. Como assim?

A Microsoft, ao contrário da Google e da Apple, não libera o update do Windows Phone para todos os usuários de uma vez só. Talvez por não querer um “engarrafamento” nos seus servidores ou por um acordo com operadoras e fabricantes, a atualização do sistema operacional móvel é feita conforme o firmware dos aparelhos. Caso o seu não bata com os liberados nos servidores, ele não será atualizado.

Só que existe um jeito de fazer a atualização 7.8 ser instalada no seu Windows Phone “na marra”, através do Zune. A primeira coisa, antes de começar de fato a atualização, é saber se o seu aparelho receberá o update. Foram confirmados que os seguintes smartphones podem ser atualizados para o Windows Phone 7.8:

  • Nokia Lumia 900;
  • Nokia Lumia 710;
  • Nokia Lumia 800;
  • Samsung Omnia W;
  • Samsung Omnia M;
  • HTC Ultimate;
  • HTC HD7;
  • HTC Trophy.

Seu aparelho é um desses? Ótimo, podemos começar o tutorial.

Como fazer?

Para poder realizar a atualização forçada, você precisa ter uma conexão ativa com a internet e o Zune, player que serve como uma espécie de iTunes para o Windows Phone. Caso você ainda não tenha o aplicativo, clique no botão abaixo para fazer o download.

Feito isso, é chegada a hora da atualização. Você precisa seguir os seguintes passos:

1) Conecte o seu smartphone ao computador, via cabo USB;

2) Desligue a conexão WiFi do aparelho;

3) Ative o “Modo Avião”.

Isso é necessário para o aparelho não enviar sozinho os dados para os servidores da Microsoft. Já explicamos o porquê disso.

Agora, você deve encontrar a atualização do Windows Phone pelo Zune. Na tela abaixo, clique em “Configurações”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Em seguida, na coluna da esquerda, você pode ver a opção “Atualizar”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

É aqui que mora o segredo para forçar a atualização. O Zune pode realizar uma busca por updates. Como sabemos que a atualização já foi liberada, é possível esperar que ele a encontre. O problema é que, conforme informamos, ela está sendo disponibilizada gradualmente por firmware de aparelho. O Zune encontra a atualização, mas por perceber que o seu firmware não foi liberado, mostra que seu aparelho já está atualizado.

Então, é chegada a hora de forçar o processo. Se você clicar em “Atualizar”, verá uma barra procurando updates. É aqui que o truque entra em ação. O Zune encontra a atualização, mas o ideal seria fazê-lo parar de enviar os dados do seu firmware para o servidor. Assim, ele acreditaria que o seu aparelho está dentro da lista que pode receber o update normalmente.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Como você vai fazer isso? Desligando a sua internet. Sim, parece uma medida um tanto quanto drástica, mas funciona muito bem. Ao clicar em “Atualizar”, você deve esperar entre 2 e 5 segundos, dependendo da sua conexão. Ao fim desse tempo, desligue a internet do seu computador.

Se tudo der certo, a barra continuará procurando algo. Na verdade, ela está aguardando contato do servidor com a confirmação do firmware. Como não chega uma mensagem de que ele deve esperar, a atualização deve aparecer para você. Basta você religar a internet e atualizar o seu aparelho.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Vale lembrar que esse método não danifica o seu aparelho, apenas pula uma etapa (esperar a boa vontade da Microsoft) para atualizar o seu smartphone. A atualização 7.8 deve aparecer para você como 7.10 (8858). É possível que você precise fazer dois pequenos updates antes de chegar no 7.8. Depois, é só alegria.

Cupons de desconto TecMundo: