Cinema

Ícone de Cinema
3.249 notícias  publicadas

Como surgiu o cinema

A primeira sessão de cinema aconteceu em 1895, na França, quando os irmãos Lumière fizeram a apresentação pública de seus filmes produzidos com o cinematógrafo — invenção dos dois cineastas. O aparelho permitia que fossem feitas captações de imagens, mas não conseguia gravar o áudio. Foi só em 1926, com The Jazz Singer, que surgiu o primeiro filme com som. A partir daí, a indústria cinematográfica passou a crescer para além do cinema mudo e conquistou o posto de sétima arte, movimentando hoje um mercado bilionário. 

Blockbusters

Com a evolução da tecnologia, tornou-se possível criar cenários mais realistas e tramas mais imersivas. Como resultado, surgiram os chamados blockbusters, títulos milionários que engajam legiões de fãs. O interesse é tão grande que produtos cinematográficos passaram a expandir sua influência para outros segmentos, gerando a comercialização de canecas, souvenirs, camisetas, entre outros. 

Indústria cinematográfica

A indústria do cinema, pela primeira vez, enfrenta um inimigo à altura. Na era de streamings, é muito comum que a distribuição de títulos aconteça exclusivamente de maneira online, o que afasta os espectadores das grandes salas. Apesar de os mercados ainda coexistirem de forma amigável, alguns serviços de streaming já conseguiram ultrapassar a televisão a cabo em números de assinatura. Em 2019, as maiores bilheterias renderam quantias bilionárias. O primeiro colocado — Vingadores: Ultimato — atingiu o posto de filme mais lucrativo em bilheteria da história.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE