VirScan: o exame de sangue que promete revolucionar a ciência

1 min de leitura
Imagem de: VirScan: o exame de sangue que promete revolucionar a ciência

Talvez você não saiba, mas quase tudo o que aconteceu na sua vida está escrito no seu DNA — pelo menos quando falamos sobre problemas de saúde relacionados a vírus. Pois com base nisso, cientistas do Howard Hughes Medical Institute (Estados Unidos) estão desenvolvendo um projeto que promete revolucionar a saúde de todo o mundo.

Trata-se do VirScan, que promete ajudar médicos a encontrarem problemas de saúde antes mesmo que eles se manifestem. Isso acontece porque o sistema é baseado em exames de sangue, verificando tudo o que já entrou em contato com o organismo e triangulando as reações causadas. Caso algo além do normal seja encontrado, soluções rápidas podem ser tomadas — como nós mostramos neste artigo.

Isso vale tanto para doenças de curta ação quanto para outras que são causadas por vírus que podem ficar encubados por muito tempo — como a hepatite C ou a AIDS. A equipe liderada por Stephen Elledge ainda mostra que o cruzamento de análises de um alto volume de pacientes pode permitir que cientistas desenvolvam novas vacinas para uma série de outras doenças.

Qual a grande revolução?

Como mostrado no WashingtonPost, o grande trunfo dos exames realizados pelo VirScan está na quantidade de vírus que podem ser testados. Atualmente, 206 espécies — sendo que o número pode aumentar — deles podem ser verificados em uma única análise. Isso é muito mais eficiente que o método atual, que verifica um por um em métodos de "tentativa e erro".

Por fim, Elledge afirma acreditar que é possível usar as técnicas do VirScan para descobrir se existe conexão entre infecções virais e condições não-virais (como diabetes). Ainda vale dizer que as análises do VirScan são baratas, pois o custo efetivo não chega aos US$ 30. Esperamos ver o VirScan em funcionamento no mercado em um futuro próximo, mas é preciso dizer que ele ainda está longe disso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.