3 exemplos de como a tecnologia pode trazer saúde e bem-estar

2 min de leitura
Imagem de: 3 exemplos de como a tecnologia pode trazer saúde e bem-estar
Imagem: Thinkstock

Você já deve estar cansado de ler matérias por aí sobre a relação entre eletrônicos e doenças: a possibilidade de causarem câncer e danos à pele, por exemplo, sem citar o vício em gadgets.

Mas esse é apenas o lado negativo, sendo que muito pouco é falado sobre os eventuais benefícios à saúde que essas tecnologias podem trazer. Você sabia que o celular pode ser usado para exercícios físicos em vez de só trocar mensagens o dia inteiro? O que o ar-condicionado não é mais tão prejudicial quanto parece?

Pesquisas na área trazem produtos destinados a não só realizar as funções originais desses aparelhos, mas também a melhorar a qualidade de vida – alguns de jeitos que você nem imagina.

O celular contra as calorias a mais

Frequentar a academia ou praticar esportes exige não só tempo, mas também disposição e ajuda. A tecnologia pode ajudar com esse terceiro aspecto – e não faltam produtos na área para acompanhar os seus treinamentos, seja você um corredor amador ou um atleta de ponta. O mercado já está inundado por aplicativos que usam os sensores de gadgets ou de pulseiras e relógios inteligentes para fornecer dados sobre a sua saúde e acompanhar exercícios físicos

Aplicativos para dispositivos móveis, como o Runtastic, monitoram até mesmo as caminhadas feitas por você em trajetos como a ida ao trabalho, por exemplo, mostrando as calorias gastas e sugerindo outras atividades para entrar em forma. Já os gadgets vestíveis, como o Samsung Gear Fit, possuem sensores que medem sinais vitais e controlam esses exercícios com ainda mais precisão.

Claro que pedir o acompanhamento de um profissional da área e consultar um médico antes de começar com exercícios mais pesados é recomendável, mas o primeiro passo você precisa dar sozinho.

Ajuda onde você nem imagina

Utilidades para a saúde normalmente são pensadas para dispositivos populares de uso diário, como smartphones, mas produtos pouco convencionais que você tem em casa também podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Pegue a máquina de lavar roupas, por exemplo. Na Linha Branca, da LG, a tecnologia de lavagem "6 Motion" não apenas realiza o procedimento em movimentos que conservam e lavam melhor as roupas, mas também economizam o seu tempo.

Além disso, funções como a Antialérgica eliminam organismos que possam causar alergias diversas, além de acabar com os ácaros de roupas de cama e peças de vestuário.

Ar condicionado: de vilão a herói

O ar-condicionado pode ser bastante útil para equilibrar temperatura e umidade de um ambiente, mas o uso indiscriminado desse equipamento pode causar problemas de saúde variados, especialmente por eventuais contaminações dos dutos de ar por fungos e ácaros.

Mas esse cenário está mudando com modelos cada vez mais avançados desses produtos, que agora mais contribuem para a saúde do que a deterioram. Tecnologias mais recentes empregadas por empresas com a LG realizam a limpeza do ar por meio de filtros específicos que combatem e até eliminam agentes causadores de doenças, incluindo até alguns vírus.

Outra tecnologia que parece de outro mundo é o ionizador Ion Care. Como o próprio nome sugere, ele emite íons no ambiente que detectam e eliminam agentes causadores de crises alérgicas. A presença de íons negativos no ambiente ainda acelera o metabolismo celular, aumenta a oxigenação dos tecidos e facilita a absorção de agentes hidratantes.

...

As tecnologias que você utiliza ajudam a melhorar a qualidade de vida? Quais aparelhos mais contribuem para o seu bem-estar no dia a dia? Deixe o seu comentário!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.