Ciência

Bola de fogo é filmada passando pelo Brasil e evento tem relação com Elon Musk; entenda

A bola de fogo foi vista em vários estados, incluindo o Distrito Federal; confira o vídeo e as explicações!

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

15/05/2025, às 12:33

Bola de fogo é filmada passando pelo Brasil e evento tem relação com Elon Musk; entenda

Moradores de vários estados, incluindo o Distrito Federal, registraram uma espécie de bola de fogo passando pelos céus na noite da última quarta-feira (14). Nas primeiras horas ainda não se sabia o que era o objeto, mas especialistas descobriram que se tratou de lixo espacial.

De acordo com o produtor de conteúdo e astrofísico Sérgio Sacani, a bola de fogo pode ter sido visto também por moradores de outras regiões como Tocantins, Minas Gerais e Bahia.

Ele comentou que pelas características, as imagens deixavam claro que aquilo era uma reentrada na atmosfera da Terra de lixo espacial. Confira, abaixo, alguns dos registros da bola de fogo que iluminou o céu brasileiro ontem:

Falando ao g1, Adriano Leonês, que astrônomo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), chegou a comentar que uma das possibilidades é que o lixo espacial era pedaços de satélites ou foguetes desativados, por exemplo.

Por enquanto, não há registros de acidentes envolvendo a queda do objeto luminoso no Brasil. A expectativa é que o lixo do espaço tenha caído no mar.

O lixo espacial tem relação com Elon Musk

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) analisou o caso e explicou que também foi possível ver o objeto caindo do céu em regiões de Mato Grosso e Goiás.

Em seu site oficial, a BRAMON pontuou que analisando dados como a trajetória do objeto, velocidade e previsão de reentrada foi possível chegar à conclusão que o que foi visto pelos brasileiros foi o corpo do foguete Falcon 9 da SpaceX.

De acordo com os especialistas, esse estágio do foguete da empresa de Elon Musk foi lançado em 5 de agosto de 2014. À época, o Falcon 9 levou para o espaço o satélite  de comunicações geoestacionário AsiaSat 8.

lixo-espacial-brasil.png
A faixa em amarelo mostra a trajetória estimada do módulo da Falcon 9. (Imagem: BRAMON/Divulgação)

“Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira”, explica a BRAMON.

“A reentrada do corpo do foguete Falcon 9 sobre o Brasil proporcionou um espetáculo raro e impressionante para os observadores. Eventos como este destacam a importância do monitoramento contínuo de objetos em órbita e da colaboração entre organizações para identificar e analisar fenômenos celestes”, acrescentou a rede.

O que são lixos espaciais?

  • Lixos espaciais são objetos criados pelos humanos que se encontram em órbita ao redor da Terra, mas que não desempenham mais nenhuma função útil;
  • Os lixos espaciais têm diferentes tamanhos, podendo ser ferramentas de astronautas como luvas ou até pedaços grandes de satélites fora da data de validade;
  • Estes objetos geram risco tanto no espaço, já que podem colidir com objetos lançados ao espaço, quando na reentrada da Terra, já que podem cair em locais com população;
  • Além dos riscos, os lixos espaciais ainda têm gerado debate por causa da preocupação gerada em torno da poluição do espaço.

E aí, você chegou a ver este objeto luminoso passando pela sua cidade? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais para saber de todas as novidades do mundo da ciência!

*Matéria atualizada em 15/05/2025, às 12:32, com a atualização sobre a descoberta do objeto que cruzou o céu brasileiro.


Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

Por Carlos Palmeira

Especialista em Redator

Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.